O que você vai ler neste artigo:

Para quem tem um contrato de empréstimo consignado em vigor, precisa de mais crédito ou ainda quer diminuir as parcelas restantes, uma boa opção é saber como funciona o refinanciamento de consignado.

Essa possibilidade existe para quem contratou um empréstimo desse tipo. As condições para solicitá-la variam de uma instituição para outra, mas o procedimento em geral é o mesmo. 

Então, entenda como ele funciona e conheça as vantagens dessa modalidade. Com informação, você consegue avaliar se o recurso é uma alternativa interessante no seu caso. 

O QUE É REFINANCIAMENTO DE CONSIGNADO?

O refinanciamento de consignado é a renegociação do contrato de empréstimo consignado que você possui. No refinanciamento, o prazo do contrato é renovado, disponibilizando mais crédito ou reduzindo o valor das parcelas. 

Mas, para que ele possa ser feito, é necessário que uma parte das parcelas do atual contrato tenham sido pagas. Não há uma regra sobre a quantidade de prestações que precisam ser quitadas: ela varia de acordo com a instituição financeira que concedeu o crédito.

Além disso, a pessoa precisa fazer parte das categorias beneficiadas pelo crédito consignado, entre as quais estão:

  • aposentados e pensionistas do INSS;

  • militares das Forças Armadas;

  • servidores públicos.

Se cumprir as condições acima, a pessoa pode solicitar o refinanciamento de seu empréstimo consignado. 

Usando esse tipo de negociação, ela consegue liberar uma parte de sua margem consignável, que é o limite de valor para as parcelas que serão descontadas automaticamente do salário ou benefício de quem pediu o empréstimo. Ou seja, é a fatia ou porcentagem desse rendimento que pode ser comprometida para pagar o consignado.

Esse limite é estabelecido em lei e fica, geralmente, entre 30% e 35% do salário, aposentadoria, pensão ou benefício de quem solicitou crédito. 

Se quiser consultar sua margem consignável e for aposentado ou pensionista do INSS, acesse o aplicativo ou site específico de acordo com o seu órgão empregador, A título de exemplo, o INSS e o SIAPE disponibilizam as informações pelo aplicativo SouGov.

QUAIS AS VANTAGENS EM FAZER O REFINANCIAMENTO DE CONSIGNADO

Quem consegue realizar o refinanciamento de seu empréstimo consignado pode obter vantagens como:

  1. O prazo para quitar o contrato pode ser aumentado; 

  2. O valor das parcelas pode ser mantido ou pode até diminuir, dependendo da alternativa de negociação escolhida;

  3. A operação é feita sem consulta ao SPC, Serasa ou outros birôs de crédito, sendo uma boa alternativa para quem está negativado e precisa de empréstimo;

  4. O cliente pode ter um valor extra disponível, o chamado “troco”, com menor burocracia, mediante refinanciamento de todo o valor anteriormente consignado em parcelas e valores iguais; 

  5. A depender da negociação, pode haver a redução da taxa de juros; 

  6. É uma opção para clientes que estão com toda a margem consignável já comprometida com outros créditos.

Desta forma, ao solicitar o refinanciamento e avaliar cuidadosamente as condições oferecidas, além de suas necessidades e o contrato atual, você pode obter uma negociação melhor do que a que tem atualmente para aquilo que precisa no momento.

Mas é sempre bom tirar suas dúvidas antes de fechar qualquer negócio, seja ele relativo ou não a empréstimos e financiamentos.

COMO É FEITO O REFINANCIAMENTO DE CONSIGNADO

A pessoa interessada pode realizar essa operação na própria instituição financeira da qual já é cliente ou buscar por outra. Ao solicitá-la, a proposta é reavaliada pelo banco e, sendo aprovada, um novo contrato é fechado e ele começa a valer, em lugar do anterior.

Existem duas possibilidades para o cliente escolher na renegociação: 

  1. Reduzir o valor das parcelas - se for essa a opção, o valor que ainda não foi quitado é reparcelado por um período maior e, desta forma, as prestações ficam com valor menor;

  2. Receber um valor em dinheiro, conhecido como “troco” - nessa alternativa, o valor quitado pelo cliente até o momento é disponibilizado, e o valor total do consignado é refinanciado com parcelas e período iguais aos do contrato anterior.

Uma informação importante é que o refinanciamento é diferente de portabilidade de consignado. Essa última é outra modalidade relacionada ao empréstimo e que permite trocar um contrato ativo por outro em outra instituição.

Agora que você tem as informações sobre essa modalidade, descubra como fazer o refinanciamento de consignado no Banco PAN!

Empréstimo Consignado do PAN

As menores taxas, exclusivo para Aposentados e Pensionistas do INSS.

Contrate agora Contrate agora