O que você vai ler neste artigo:

Prazo de renovação dos contratos do Fies é prorrogado

Estudantes ganham prazo para renovar financiamento; Prouni libera resultado da primeira etapa

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

20.07.2021

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

O prazo para renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi prorrogado até o dia 30 de setembro pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educação (FNDE). 

A prorrogação consta em publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (20) e vale para contratos simplificados e não simplificados do 1º semestre de 2021. 

A extensão de prazo foi definida para permitir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos, mesmo num período de pandemia. 

Veja abaixo como realizar a renovação:

  • Para fazer a renovação, primeiro é preciso acessar o sistema SisFies.

  • No caso de aditamentos não simplificados (quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo): o estudante precisa levar a documentação ao banco para finalizar a renovação. 

  • No caso de aditamentos simplificados: a renovação é feita a partir da validação do estudante no próprio sistema SisFies.

O Ministério da Educação (MEC), responsável pela condução do Fies, ainda estendeu o prazo para pedidos de transferência de curso ou de instituição de ensino até 30 de setembro.

Vale lembrar que a prorrogação vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Contratos firmados a partir de 2018 têm cronograma definido pela Caixa Econômica Federal.

Entenda o que é o Fies

O Fies é o programa do governo federal que facilita o acesso ao crédito para financiar cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. 

O programa é oferecido em duas modalidades desde 2018. São elas: 1) o Fies e 2) o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O Fies é operado pelo governo federal. Não tem juros e é destinado a estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos (R$ 3.300,00) por pessoa. 

Já o P-Fies funciona com o dinheiro dos chamados “fundos constitucionais” e de bancos privados que são parceiros do programa. Tem cobrança de juros.

Prouni libera resultado da primeira etapa

Rapaz com camisa xadrez vermelha e preta sentado em um sofá marrom mexe no laptop com um fone de ouvido

Ainda falando de educação, o resultado da primeira etapa do Programa Universidade para Todos (Prouni) está disponível desde a manhã desta terça-feira (20) no gov.br. No site do programa, é possível fazer a consulta também.

O gov.br é a plataforma do governo federal que reúne serviços e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. Caso você seja um estudante e não esteja cadastrado, basta criar uma conta para saber se foi contemplado nesta primeira etapa. Pelo site do Prouni é necessário ter a senha, também, para consultar.

Nesse endereço online, é possível saber qual a lista de pré-selecionados em cada curso. Atenção: os estudantes convocados terão até o dia 28 de julho para comprovar as informações.

A divulgação do resultado da segunda chamada está marcada para 3 de agosto, com a comprovação dos dados informados no período de 3 a 11 de agosto. 

Ao todo, foram ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior da rede privada, de acordo com comunicado do MEC.

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSRENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: