Sucesso de Round 6 é usado para aplicar golpes

Entre outros golpes, fraudadores prometem episódios da série, mas arquivos roubam dados das vítimas

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

O sucesso da série “Round 6”, da Netflix, virou uma grande aposta de golpistas para ter sucesso… em fraudes.

Em apenas 1 mês desde a estreia, o drama de sobrevivência sul-coreano tornou-se o maior lançamento da Netflix, com 111 milhões de telespectadores.

A novidade fez os golpistas criarem um esquema de fraudes conhecido na internet, mas que muita gente ainda cai. Quem identificou a farsa foi a Kaspersky, empresa especializada em segurança digital.

Na onda da popularidade da série, cujo nome original é “Squid Games”, os fraudadores aproveitam para aplicar diversos golpes, que vão de arquivos maliciosos para baixar a falsas ofertas de vendas pela internet, de acordo com a Kaspersky.

Saiba os golpes que envolvem Round 6

Mulher sentada com os pés sem calçados sobre sofá e com controle remoto na mão olha para TV, que não aparece na foto. A mulher é branca, usa calça jeans, blusa marrom e, atrás dela, há cortinas branca e marrom

Veja abaixo uma lista de golpes que estão sendo aplicados na onda do sucesso da série Round 6:

1.Malwares e phishing

Golpistas se aproveitam da popularidade da série para anunciar arquivos disponíveis para download que prometem um episódio da série ou uma versão animada do primeiro jogo do seriado.

No entanto, esses arquivos são capazes programas maliciosos que roubam informações pessoais das vítimas quando abertos nos computadores onde foram baixados.

Foram encontradas, por exemplo, várias páginas que prometem uma versão oficial do jogo online. Elas dizem que vão dar um prêmio aos jogadores vencedores. O prêmio, é claro, nunca vem. E quem baixa o jogo, perde os dados.

2.Fantasias do Round 6 à venda

Com a chegada do Halloween, muitas pessoas procuraram fantasias. Nada mais natural do que procurar algo que está “na moda”. E, como Round 6 está em alta, houve procura por roupas da série.

O que ocorreu: muitas lojas de falsificações relacionadas ao Round 6 começaram a aparecer. A maioria oferecia a oportunidade de comprar as roupas que os jogadores usavam na série. Essas lojas dizem, falsamente, que são oficiais.

Ao comprar nesses sites, as pessoas corriam o risco de não receber a mercadoria e perder seu dinheiro. Mais do que isso: compartilhavam informações bancárias e de identidade, já que tinham que fornecer dados financeiros e pessoais para consumar a “compra”.

Saiba como evitar golpes que envolvem o Round 6

Imagem mostra a mão de uma pessoa branca segurando o celular na frente de um laptop aberto sobre a mesa. Na tela do celular, aparece um cadeado. 

Embora os golpistas estejam cada vez mais criativos com fraudes, é possível seguir algumas dicas para evitar cair nesses golpes.

Sempre vão surgir novidades, como o Round 6. Virão outras séries e jogos que farão sucesso. E golpistas tentarão se aproveitar disso para aplicar golpes semelhantes.

É importante que você saiba que a “essência” desses golpes costuma ser muito parecida. Muda só o artifício que os fraudadores usam. Desta vez, é o Round 6. Depois, será a nova série da moda. E assim por diante.

Veja abaixo algumas dicas para não cair nessas ciladas, de acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky, que identificou os golpes envolvendo o Round 6:

  • Verifique a autenticidade dos sites antes de colocar seus dados pessoais e utilizar
  • Confie apenas nas páginas oficiais para ver ou fazer o download de filmes.
  • Verifique também os formatos URL e a ortografia do nome da empresa. Muitas vezes, os golpistas usam logotipo e nome muito semelhantes aos originais da empresa verdadeira. Assim, confundem quem olha com menos atenção.
  • Preste atenção às extensões dos arquivos que está baixando – um arquivo de vídeo nunca terá uma extensão .exe ou .msi.
  • Use uma solução de segurança confiável, que identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing.
  • Evite links que prometem visualização antecipada de conteúdo. Se você tiver dúvidas sobre a autenticidade do conteúdo, verifique com seu provedor de entretenimento.

Aliás, é fato conhecido que os golpes estão cada vez mais comuns à medida que as pessoas começam a usar mais a internet para jogar, comprar etc. Só no 1º semestre deste ano, por exemplo, as tentativas de fraudes subiram 32,7%. Veja mais algumas dicas para evitar essas ciladas.