O que você vai ler neste artigo:

Fraudadores usam serviço do Banco Central para reaver dinheiro ‘esquecido’ como isca para golpes

Fraude consiste em atrair vítimas para sites ou aplicativos maliciosos sob pretexto de recuperarem dinheiro. Veja como evitar

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

27.01.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Na última segunda-feira (21), o Banco Central divulgou o início do Sistema de Resgate de Valores (SRV) do Banco Central, que permite que pessoas resgatem valores que tinham sido “esquecidos” em bancos. 

O serviço ficou tão popular que, na mesma semana de seu lançamento, ele já é usado como isca para aplicar golpes, de acordo com reportagem do jornal O Globo.

O SRV é a ferramenta lançada nesta semana pelo Banco Central para que as pessoas possam consultar e solicitar o retorno de valores “esquecidos” em contas de bancos.

O sucesso do sistema foi tão grande que a ferramenta saiu do ar com tantos acessos de pessoas interessadas em realizar a consulta. 

E esse sucesso atraiu golpistas, que já o usam como pretexto de atrair potenciais vítimas. Elas são induzidas a clicar em sites maliciosos que podem fazê-las ceder suas informações financeiras e pessoais.

O método do golpe, na verdade, não tem nada de novo. A técnica é a mesma de outros golpes já conhecidos. Só muda a isca usada pelos golpistas. 

Esses golpistas ligam ou enviam mensagens para as vítimas com objetivo de induzi-las a fornecer informações pessoais, CPF, dados bancários e data de nascimento, por exemplo. Depois, esses dados são usados para outros golpes.

SAIBA COMO EVITAR GOLPES FINANCEIROS

Assim como outros golpes que procuram atrair sua atenção para roubar suas informações pessoais, este golpe que usa o nome do SRV pode ser evitado com um pouco de atenção. 

Veja abaixo algumas dicas para não cair em golpes como esse:

  • Desconfie sempre, principalmente se a mensagem chegar com um senso de urgência e alertando para uma consequência negativa ou divulgando uma oferta muito vantajosa.

  • Preste atenção cuidadosa ao texto da mensagem. Como os fraudadores não são redatores, designers ou publicitários, é natural que as páginas falsas ou e-mails maliciosos contenham erros gráficos ou gramaticais;

  • Não responda diretamente às mensagens suspeitas e só compartilhe mensagens pessoais se você tiver absoluta certeza de que é seguro. 

  • Antes de tomar qualquer ação, confirme o conteúdo da mensagem com as empresas citadas nos canais oficiais de atendimento ao cliente;

  • Informe-se! A melhor forma de se prevenir de um golpe é saber que ele existe.

Um outro exemplo de isca que tem sido usada por golpistas é o filme do Homem Aranha, um sucesso de bilheteria. Entenda aqui como ocorre esse golpe.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSSEGURANÇA DIGITAL

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: