O que você vai ler neste artigo:

Inscrições para o Sisu abrem no dia 28 de junho

MEC também libera consulta de vagas disponíveis nas instituições públicas de ensino

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

21.06.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

O MEC (Ministério da Educação) já liberou a consulta para que estudantes possam saber as vagas oferecidas no processo seletivo do 2º semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a maior porta de entrada para o ensino superior público do país. 

As inscrições, por sua vez, serão abertas no dia 28 de junho, uma terça-feira. 

O prazo para que os estudantes possam se inscrever permanecerá aberto até as 23h59 do dia 1º de julho (horário de Brasília). Fique atento para não perder essa janela, caso seu estado esteja em outro fuso.

Ao todo, serão oferecidas quase 66 mil vagas (exatamente 65.932) em 73 instituições públicas de ensino superior. 

A consulta pode ser feita pelo portal Acesso Único, do MEC, que também mostra as outras fases do processo de inscrição, como resultado da chamada regular e matrícula da mesma.

Veja abaixo o cronograma do Sisu: 

  • Inscrições: de 28 de junho a 1° de julho; 

  • Resultado da chamada única: 6 de julho;

  • Matrícula: 13 a 18 de julho;

  • Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 a 18 de julho. 

O MEC ainda informou que há um total de 2.043 cursos de graduação com oferta de vagas, sendo que os 10 maiores são, nesta ordem: Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

O Rio de Janeiro é o estado que oferece maior quantidade de vagas (13.249), seguido por Minas Gerais (8.655) e Paraná (6.692).

O QUE É O SISU?

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, é um sistema eletrônico gerido pelo MEC que reúne as vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior. A maioria são ofertadas por instituições federais. 

O sistema faz a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maior prova para entrar no ensino superior realizada no Brasil. 

O Sisu tem duas edições anuais e considera curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, para selecioná-los por ordem de maior classificação.

Falando sobre o Enem, veja as datas da prova neste ano, quais documentos serão aceitos e quem pode fazer a prova. Todos os requisitos estão reunidos aqui neste artigo.

Veja ainda que há possibilidade de você conseguir uma bolsa universitária numa faculdade particular. Assim, mesmo se você não passar numa instituição pública, há formas de poupar uma grana com os estudos.