Quais os serviços disponíveis no aplicativo GOV.br e SouGOV.BR?

As ferramentas são úteis para uma série de serviços relacionados ao governo federal

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Por Redacao PAN

 

Quem precisa acessar informações ou consultar comprovantes relacionados a cadastros em órgãos públicos do governo federal pode usar os aplicativos GOV.BR e SouGOV.BR, que oferece diversos serviços na palma da mão, pelo celular.

Os apps estão disponíveis para qualquer pessoa, sendo que o GOV.BR (antigo Meu GOV.BR)  é direcionado para cidadãos que não são servidores públicos ativos ou aposentados e pensionistas. Nesse último caso, o app a ser usado é o SouGOV.BR.

Os recursos visam trazer agilidade e facilidade no acesso a dados e uso de serviços públicos. A ferramenta auxilia, por exemplo, servidores que estão interessados em contratar empréstimo consignado.

Entenda o que é o GOV.BR, quais serviços estão disponíveis nos aplicativos GOV.BR e SouGOV.BR e como usar cada recurso.

O que é o GOV.BR

O GOV.BR é recurso gratuito criado pelo decreto Nº 9.756/19 para reunir diversos serviços para cidadãos com a unificação de canais digitais do governo federal, o que permite acesso a serviços de forma simples, rápida e direta, seja por meio de site, seja por aplicativos para celular. 

De acordo com o governo federal, quem usa o recurso economiza tempo e evita se deslocar sem necessidade para prédios de órgãos públicos para resolver qualquer questão relacionada ao governo.

Além disso, o GOV.BR centraliza aproximadamente 1.600 sites do governo e, com isso, gera economia de R$ 100 milhões ao ano ao reduzir gastos com manutenção e desenvolvimento desses portais, segundo o governo.

O acesso a esses serviços pode ser feito tanto pelo site quanto por aplicativos para celular. Outro detalhe é que o público geral deve acessar o site e apps GOV.BR (antigo Meu GOV.BR), enquanto servidores ativos e aposentados devem usar o SouGOV.BR.

Quais serviços existem nos apps GOV.BR e SouGOV.BR?

De acordo com o governo, entre os serviços mais acessados nos apps GOV.BR e SouGOV.BR estão o saque de abono salarial do PIS/Pasep, consulta a informações de CPF, obtenção de Certificado Nacional de Vacinação contra COVID-19, obtenção de carteira de trabalho e passaporte e consulta a restituição de Imposto de Renda.

Outros serviços são aqueles relacionados ao SUS (Sistema Único de Saúde), ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e Prouni (Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas universitárias), carteiras digitais de trânsito, entre outros.

Há uma divisão entre os aplicativos, pois:

  • O GOV.BR é voltado para o público geral, formado por qualquer pessoa que não trabalhe na administração pública federal;

  • O SouGOV.BR é para servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e governo do Distrito Federal que recebem vencimentos, pensões e proventos pelo SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos de servidores públicos federais).

Quadro traz trechos do texto que mostram serviços disponíveis no aplicativo GOV.BR, com ilustrações de pessoas em cada tipo de serviço apresentado

Para público geral

Para qualquer pessoa que não seja servidora federal ativa ou aposentada, entre os serviços disponibilizados pelo app GOV.BR (disponível para celulares Android e iOS) são:

  • Carteira de trabalho digital;

  • Certificado internacional de vacinação;

  • Carteira Digital de Trânsito;

  • Meu INSS;

  • Certificado de Alistamento Militar, Reservista e Situação Militar;

  • Conecte SUS;

  • Consulta a restituição de Imposto de Renda;

  • Consulta de situação cadastral do CPF;

  • Emissão de Certidão de Antecedentes Criminais;

  • Inscrição no INSS.

Para servidores ativos, aposentados e pensionistas

foto de um homem branco de cabelos grisalhos e camiseta cinza usando smartphone com olhar concentrado. Ao fundo, ambiente de natureza com folhas desfocadas.

Já o app SouGOV.BR, disponível para Android e iOS, é voltado para ferramentas de serviços de gestão de pessoas ou recursos a servidores ativos, aposentados e pensionistas do governo federal. Entre os principais serviços, estão:

  • Encaminhamento de atestado médico;

  • Alteração e cadastro de dados pessoais e bancários;

  • Central de mensagens de comunicados da administração pública;

  • Comprovante de rendimento extra Siape;

  • Comprovante de rendimentos;

  • Consulta a férias, afastamentos, comprovante de pensão alimentícia e dados funcionais;

  • Contracheque;

  • Ficha financeira anual;

  • Prévia de contracheque e de 13º salário;

  • Autorização de acesso à declaração do Imposto de Renda;

  • Assistente virtual de atendimento ao usuário;

  • Consulta a inconsistências cadastrais;

  • Declaração de aposentadoria e de fundamento legal;

  • Ficha financeira anual;

  • Consulta e comprovante de realização de prova de vida;

  • Autorização de empréstimo consignado;

  • Consulta, cancelamento e reativação de autorização de consignado;

  • Solicitações de ajuda de custo;

  • Auxílio-alimentação e refeição;

  • Auxílio-funeral, auxílio-transporte;

  • Licenças gestante, paternidade e adotante.

Como entrar nos aplicativos GOV.BR e SouGOV.BR?

Para acessar os aplicativos, é preciso ter uma conta gov.br, que auxilia na segurança de acesso aos serviços digitais dos apps GOV.BR e SouGOV.BR. Para criar a conta, é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o site acesso.gov.br ou ou baixe os aplicativos, de acordo com seu perfil;

  • Digite seu CPF para acessar a conta ou criar a sua;

  • Siga as instruções que aparecerão na tela e faça o reconhecimento facial no próprio celular, caso seja solicitado. Isso é comum para quem possui Carteira Nacional de Habilitação ou biometria na Justiça Eleitoral, por exemplo.

Um dos públicos que mais utiliza os serviços do portal unificado do governo federal são servidores, aposentados e pensionistas, que encontram na ferramenta recursos para obter empréstimo consignado. Saiba mais sobre como conseguir essa forma de crédito.