O que você vai ler neste artigo:
Terão direito ao abono salarial do Pasep que começa a ser pago nesta terça (15) os servidores públicos que exerceram atividade com carteira assinada em 2020.
Vale lembrar que o Pasep é pago a servidores públicos de todas as esferas (federal, estadual e municipal).
Também recebem o benefício os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente do regime jurídico ao qual se subordina a relação de trabalho (regime jurídico único, CLT ou regidos por legislação própria).
Veja a seguir o calendário de pagamento do abono salarial para servidores públicos, de acordo com o número final de inscrição.
Vale fazer uma observação: todos os trabalhadores que residem nos municípios que decretaram estado de calamidade pública por causa das chuvas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e na Bahia receberam o pagamento no dia 8 de fevereiro.
O pagamento serviu tanto para o Pasep quanto para o PIS. Ambos no dia 8. Independentemente do número final de inscrição (Pasep) ou do mês de aniversário (como é o caso do PIS).
Têm direito ao abono salarial aqueles trabalhadores que receberam, em média, até 2 salários mínimos mensais com carteira assinada e que exerceram atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.
Ainda é preciso estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e é pago pela Caixa. Já o Pasep é pago a servidores públicos pelo Banco do Brasil. O calendário de recebimento do PIS varia conforme o mês de aniversário do beneficiário, enquanto o Pasep é feito conforme o número final da inscrição.
Ao todo, cerca de 23 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial, sendo que 22 milhões recebem o PIS e 1 milhão recebem o Pasep.
Destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, o abono salarial do PIS está sendo pago desde o dia 8 deste mês e vai até o fim de março.
Veja abaixo o calendário de pagamento do abono salarial para trabalhadores da iniciativa privada, de acordo com o mês de aniversário do beneficiário.
O valor do abono salarial pode chegar a 1 salário mínimo. A quantia varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base. Neste caso, 2020.
Com o aumento do salário mínimo, o valor do abono salarial agora vai de R$ 101 a R$ 1.212, a depender da quantidade de meses trabalhados.
Para sacar o PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica.
Quem não tiver o Cartão do Cidadão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa com a apresentação de documento de identificação original com foto.
Também é possível receber o abono salarial pelo Caixa Tem por meio de poupança social digital.
Já os servidores públicos, que recebem o Pasep, precisam verificar se houve depósito em conta corrente.
Se isso não tiver ocorrido, os servidores precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento original com foto.
Para ter um salário maior, em vez de apenas um abono, veja dicas para pedir um aumento.
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais