O que você vai ler neste artigo:

 

Saber como pedir um aumento de salário é fundamental antes de falar com a chefia sobre os seus rendimentos. Isso porque, para obter essa melhora nos ganhos, alguns detalhes fazem a diferença para quem quer o aumento.

Um salário maior ajuda em diferentes aspectos e permite ter mais liberdade financeira para pagar as contas, juntar grana e realizar sonhos e objetivos. Além disso, é uma maneira de melhorar o saldo bancário sem precisar recorrer a bicos e trabalhos além do emprego fixo.

Por isso, vale a pena se preparar antes de iniciar as conversas sobre aumento de salário com seus superiores ou com a área de recursos humanos da empresa. Nada garante que você vai conseguir, mas, ao seguir algumas dicas, suas chances podem aumentar bastante.

7 DICAS PARA PEDIR UM AUMENTO DE SALÁRIO

  1. Avalie sua trajetória na empresa

Uma das primeiras dicas sobre como pedir um aumento salarial tem relação com uma autoavaliação que todo mundo deve fazer antes de pensar em melhorar os ganhos.

Avalie quanto tempo você tem de empresa e como tem sido o seu desempenho até o momento. Caso os resultados tenham sido muito bons ou se você atuou em mais atividades do que era esperado, esses são bons argumentos para negociar o aumento.

  1. Observe a situação da área e do negócio

Caso a empresa esteja em uma situação financeira desfavorável, fica mais difícil ela arcar com aumentos salariais. 

Além disso, se outras pessoas da sua equipe receberam promoções ou aumentos recentemente, pode ser menos provável que repitam o gesto num curto espaço de tempo.

Portanto, vale a pena entender se a sua área e se a empresa têm condições de bancar o aumento do seu salário.

  1. Saiba como está o mercado profissional na sua área

O mercado de trabalho pode ser uma forma de entender até que ponto um aumento salarial é justo ou não. Para isso, pesquise em sites de emprego ou com colegas que têm a mesma função que você sobre os ganhos deles e compare o seu salário em relação à média.

Se possível, o melhor é fazer essa comparação considerando tempo de casa, cargo, função, experiência e qualificação profissional, assim você terá noção de qual é o ganho de uma pessoa que faz o mesmo que você.

Isso ajuda a pedir um aumento que seja baseado na realidade do mercado de trabalho, o que evita solicitar valores exagerados que podem dificultar o aumento.

  1. Prepare bons argumentos

Pense em bons argumentos para conversar com as lideranças ou com representantes da área de recursos humanos para convencê-los de que você merece ganhar mais. Por exemplo:

  • Mostre os resultados que a empresa conseguiu alcançar graças ao seu trabalho;

  • Liste atividades executadas ou situações que você lidou que superaram as expectativas;

  • Apresente avaliações e elogios que outras pessoas fizeram sobre sua atuação na empresa.

É fundamental mostrar os motivos que justificam o aumento de salário, pois isso influenciará na avaliação da empresa sobre o pedido e aumentam as chances dele ser atendido.

  1. Marque reuniões com suas lideranças

Preparar o terreno para conversar com chefes ou profissionais de recursos humanos é outro aspecto importante na hora de solicitar aumento salarial. 

O ideal é começar a conversa com a sua liderança direta (ou seja, para quem você responde na empresa), mas pode ser preciso falar com alguém do departamento pessoal depois, caso a chefia dê esse direcionamento.

Também faz diferença o momento em que a conversa acontece. Por exemplo, se a empresa está em um mês de planejamento de orçamento para o próximo ano ou semestre, pode ser uma boa hora para pedir o aumento, que já seria considerado nesse planejamento.

  1. Mantenha o foco na sua atuação profissional

As justificativas para pedir o aumento devem ter foco no seu desempenho de trabalho, sem considerar aspectos pessoais como dívidas, problemas familiares e outras que, na prática, não têm relação direta com a empresa.

Por isso, procure mostrar números de resultados e dar exemplos práticos de atividades que justificariam o aumento salarial ou mesmo uma promoção de cargo acompanhada de um salário maior.

  1. Espere a resposta com paciência

As lideranças e a empresa de forma geral precisam de tempo para avaliar o pedido de aumento, pois ele traz impactos para o orçamento. 

Como a resposta não é imediata, é necessário ter paciência para que todos possam analisar com cuidado a solicitação. Além disso, a empresa pode fazer uma contraproposta.

Logo, tenha paciência e procure evitar pressionar a chefia ou outros responsáveis por avaliar o pedido. Mantenha sua postura profissional e continue suas tarefas normalmente enquanto a resposta sobre o aumento de salário não sair.

MOTIVOS PARA PEDIR UM AUMENTO

Veja se seu caso se enquadra em um ou mais desses abaixo, que podem aumentar as chances de conseguir um aumento salarial:

  • A sua carga de trabalho cresceu ao longo do tempo, o que justificaria receber um salário mais alto;

  • As entregas e a performance no serviço foram além do esperado e superaram expectativas;

  • A faixa salarial de colegas ou de profissionais do mercado com o mesmo cargo e função é mais alta do que o seu salário;

  • A empresa como um todo está com bom desempenho e teria condições de arcar com o aumento solicitado.

Mesmo que seus motivos para pedir aumento sejam pessoais, na hora de falar com a chefia o argumento a ser usado deve  ser relacionado ao seu trabalho, entregas e desempenho.

 

Agora, se você acha que não é o momento de pedir um aumento de salário ou se ele não foi concedido, é hora de pensar em maneiras de aumentar seus ganhos mensais de outras maneiras. Confira 10 formas de conseguir dinheiro extra!