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Medida dificulta ocorrência de abusivo contra os usuários
ARTIGOS
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5min. de leitura
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06.06.2022
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou nesta segunda-feira (6) o bloqueio de ligações realizadas por robôs, conhecidas como “robocalls”, a partir de uma medida cautelar publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A agência entendeu que o uso de uma solução tecnológica para fazer disparo em massa de chamadas com duração de até 3 segundos é uma prática de telemarketing abusiva contra o consumidor.
A medida define que aqueles que empregam esse método têm um prazo de 15 dias, contados a partir da decisão da agência, para adotar providências e acabar com a sobrecarga de chamadas aos consumidores.
Passado esse período, as operadoras serão obrigadas a bloquear as chamadas de quem continuar a gerar excesso de ligações. Não ficou definido, exatamente, o que é considerado “excesso” de chamadas.
Ficou acertado, no entanto, que o bloqueio vai durar até que a empresa responsável pelos disparos firme um compromisso junto à Anatel para assegurar que vai interromper a prática indevida e apresentar as providências para garantir essa promessa.
O bloqueio dessas chamadas não prejudica a manutenção de serviços de telecomunicações já contratados pelos usuários. A medida vale para aquilo que não foi combinado com o consumidor, portanto.
A fim de garantir a medida, as operadoras terão de enviar relatórios quinzenais para a Anatel com informações sobre as empresas que sofreram bloqueios, os números usados, o volume do tráfego e as datas dos bloqueios.
Outra medida da Anatel, esta adotada há 3 meses, é a identificação de chamadas de telemarketing pelo prefixo 0303. Assim, consumidores passaram a ter mais facilidade ao bloquear ou simplesmente deixar de atender ligações.
Quando foi implementada, a regra valia apenas para números de celular que estivessem fazendo telemarketing. Agora, neste mês (junho), termina o prazo de adequação para telefones fixos.
Portanto, o serviço de telemarketing via telefone fixo poderá ser feito, até o fim junho, por números que não tenham ainda o código 0303 na frente.
De qualquer maneira, se não estiver interessado em nem correr o risco de receber uma ligação dessas de telemarketing, você pode se cadastrar no portal Não Me Perturbe.
O Não Me Perturbe é um serviço de abrangência nacional que promete bloquear todas as chamadas de telemarketing que você não tenha pedido.
O serviço funciona para qualquer operadora, lugar do Brasil ou telefone.
Se você quer saber como bloquear as ligações de telemarketing, siga os passos abaixo:
Acesse o site;
Clique em “Solicitar bloqueio”;
Em seguida, clique em “Quero me cadastrar”, caso você ainda não tenha uma conta;
Entre com seu login e senha para ser direcionado à página de bloqueio;
Digite o número do seu telefone e selecione a operadora dele;
Clique em “Cadastrar telefone” e, depois, confirme novamente sua solicitação na janela pop-up que aparecerá.
Pronto! Você se cadastrou e terá chamadas de telemarketing bloqueadas.
Por falar em direitos do consumidor, entenda quando você tem direito a pedir um reembolso por uma compra.
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