10 dicas para economizar internet no celular

Chega de ficar sem internet ou de gastar demais com pacote de dados. Aprenda 10 dicas para economizar dados móveis

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi

*Texto atualizado em 11.11.2021

A internet virou uma ferramenta básica e importante na vida de muitas pessoas no Brasil, e muita gente acessa a rede pelo celular. Só que é preciso saber como economizar dados móveis para não acabar com o pacote de internet antes de ele ser renovado.

Quando isso acontece, só dá pra usar aplicativos de mensagens, redes sociais e outros quando houver conexão wi-fi. Só que nem sempre isso é possível, como por exemplo quando a internet é usada pelo celular fora de casa.

O hábito é comum por aqui: o Brasil teve mais de 234 milhões de acessos móveis à internet em dezembro de 2020, segundo relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Só que só dá pra acessar internet móvel ao contratar planos de celular pré-pagos, pós-pagos ou ao recarregar o celular. E, sem economizar, você pode gastar o pacote de internet e precisar colocar mais dinheiro para continuar acessando a internet via celular.

Por isso, economizar dados móveis é importante para não precisar colocar créditos no smartphone toda hora só para acessar a internet. Além disso, também é possível buscar planos mais baratos, sem precisar abrir mão dos dados móveis.

infográfico com ilustrações para cada item da lista que está no texto sobre como economizar internet no celular.

Como economizar dados móveis: 10 dicas

foto destaca mãos de uma pessoa segurando um celular, com fundo desfocado

O youtuber Igão gravou um vídeo para o canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN, com 10 dicas para você economizar internet do celular e evitar ficar sem esse recurso tão importante para o dia a dia.

  1. Ative a função de economia de dados

A função de economia de dados móveis é uma alternativa para economizar internet no smartphone. Procure a funcionalidade no seu aparelho, na parte de configurações de energia ou de bateria, e ative-a.

Com ela, fica mais difícil estourar o plano de dados, pois a economia reduz a quantidade de internet utilizada em recursos como GPS, vídeo e outros que podem consumir dados demais.

  1. Use a conexão wi-fi sempre que possível

Quando estiver em casa, na casa de amigos, no trabalho, em restaurantes ou outros locais que forneçam wi-fi, conecte o seu celular a essa rede e desligue o uso de dados móveis. Com isso, tudo o que você fizer no celular consumirá internet do wi-fi, e não do celular.

Vale lembrar que deve-se tomar cuidados ao fazer compras pelo smartphone, pois um wi-fi que seja aberto, como em aeroportos, lanchonetes, cafés e outros, pode não ser seguro. Por isso, evite fazer compras ou acessar apps do banco ao se conectar em redes assim.

  1. Baixe arquivos quando estiver no wi-fi

Vai ficar sem internet e quer aproveitar esse tempo para assistir  séries, filmes ou escutar podcasts? É possível baixar todos esses conteúdos para conferir tudo de forma offline, sem conexão à internet, depois. Isso é comum em viagens de avião ou ônibus, por exemplo.

Só que é melhor baixar os conteúdos quando o celular estiver conectado ao wi-fi, seja em casa ou em outro local. Isso porque fazer download de arquivos grandes consome bastante internet, e usar os dados móveis para isso fará com que eles acabem antes do previsto.

Na área de configurações do aparelho, também dá para configurar os downloads de arquivos ou visualizações de imagens em apps de mensagens instantâneas para acontecerem apenas se o aparelho estiver conectado ao wi-fi.

  1. Evite áudios quando utilizar a internet móvel 

Arquivos de áudio são pesados e consomem plano de dados, por isso evite utilizá-los em conversas por mensagens. Procure sempre mandar via texto. Caso receba áudios, procure escutá-los apenas quando houver conexão wi-fi por perto.

E ajude também seus contatos a economizarem, evitando de enviar áudios quando a mensagem puder ser escrita.

  1. Tenha atenção com a navegação na internet

foto destaca tela de celular que mostra aplicativos de e-mail e de internet.

Alguns navegadores consomem menos dados, como o Google Chrome, que compacta informações e ajuda a fazer uma navegação mais econômica sob o ponto de vista de uso de dados móveis. Por isso, vale utilizá-lo. Em aparelhos Android, ele vem pré-instalado.

Ao mesmo tempo, procure não usar a rede móvel de internet ao assistir vídeos, séries, ouvir podcasts ou consumir outros recursos por transmissão online (também chamada de streaming).

  1. Feche apps que funcionam também em segundo plano

Muitos aplicativos consomem dados mesmo quando estão fechados. É o chamado “segundo plano” e o recurso pode estar configurado de forma automática quando você baixa um app.

Por isso, acesse as configurações do celular ou do próprio aplicativo e desabilite o consumo de dados no segundo plano.

  1. Atualize aplicativos e celular só se estiver no wi-fi

Os smartphones solicitam atualizações de forma constante, tanto para trazer melhorias para apps e sistemas quanto para aumentar a segurança de dados. Só que realizar uma atualização também consome internet.

Logo, sempre que precisar atualizar o celular, faça quando conectar o aparelho ao wi-fi. Com isso, você não gastará o seu plano de dados à toa. Confira se o seu celular permite configurar as atualizações de apps para acontecerem apenas quando houver conexão wi-fi.

  1. Fique offline quando puder

foto de um homem com olhar de tranquilidade enquanto segura uma xícara e lê um livro. O homem é branco, tem cabelo liso preso para trás, barba e veste camiseta cinza e calça cinza. Ele está sentado em ambiente externo, encostado em parede cinza e com plantas ao fundo da imagem.

Colocar o celular em modo avião ou desligar os dados móveis parece óbvio pra economizar internet quando não precisar da conexão, como por exemplo ao dormir.

Além disso, pode ser legal sair um pouco da internet para fazer outras coisas que não precisam de conexão, como aproveitar o mundo real com jogos de tabuleiro, xadrez, conversar com alguém presencialmente etc.

  1. Busque apps de economia de dados móveis

Alguns apps monitoram e avisam como tem sido o consumo de dados móveis do seu celular e os principais aplicativos que usam a rede móvel. Além disso, existem aparelhos com essa função já instalada e disponível na parte de configurações.

Por isso, veja se o seu smartphone não possui esse recurso. Caso não tenha, veja na loja do celular - Google Store ou Apple Store, conforme o modelo - as opções de apps para economia de dados móveis. Acompanhe os resultados e procure diminuir o uso daqueles aplicativos que mais utilizam internet móvel.

  1. Troque seu plano de internet

Também ajuda a economizar dados móveis contratar um plano de internet que seja mais adequado ao uso que você faz do celular. Existem opções que oferecem aplicativos de mensagens instantâneas que não usam a franquia de internet do plano, por exemplo.

Logo, ao escolher uma operadora ou outro plano de dados naquela em que você já é cliente, procure uma opção que ofereça aos apps que você mais usa, mas sem consumir dados móveis.

Além de economizar internet do celular, que tal aproveitar para fazer a carga durar mais? Veja 13 dicas para economizar bateria!