O que você vai ler neste artigo:

Quando um consumidor solicita um empréstimo, um financiamento, um novo cartão de crédito ou o aumento de limite, por exemplo, ele se depara com a informação de que antes haverá uma análise de crédito.

Essa é uma etapa que pode levar até 10 dias e costuma gerar muitas dúvidas sobre sua função e o que o processo leva em consideração.

Saiba o que é a análise de crédito, como funciona e o que você pode fazer para aumentar suas chances de aprovação.

O QUE É ANÁLISE DE CRÉDITO?

É uma análise feita por instituições financeiras e estabelecimentos comerciais com o objetivo de avaliar se o crédito solicitado será pago. O processo leva em consideração fatores como renda e comportamento do consumidor para estabelecer alguns pontos fundamentais na operação:

Especialistas recomendam que as pessoas comprometam no máximo 30% da renda com dívidas para que consigam fazer os pagamentos sem dificuldades.  A análise de crédito serve também para avaliar o número de dívidas que você possui para não comprometer suas finanças.

COMO FUNCIONA A ANÁLISE DE CRÉDITO?

A forma como a análise de crédito é feita pode variar de acordo com a instituição credora, e o tempo pode ser de até 10 dias. Contudo, o Serasa aponta que, de modo geral, as empresas consultam as seguintes informações:

Dados cadastrais 

Inicialmente são avaliadas informações básicas como CPF (Cadastro da Pessoa Física), endereço, telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade e profissão.

Restrições no nome 

A empresa credora precisa saber se você não possui nenhuma pendência com a própria instituição e com outras também, por isso pode consultar a situação cadastral do consumidor em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Perfil de crédito 

Essa etapa avalia como é o relacionamento do consumidor com o mercado de crédito. Aqui, a pontuação do Score de Crédito pode ser consultada, uma vez que demonstra a sua saúde financeira.

Renda mensal 

Lembra que comprometer mais de 30% da sua renda pode afetar sua saúde financeira?

É por esse motivo que a empresa credora precisa saber sua renda mensal comprovada para avaliar o valor que uma parcela cabe no seu bolso. Geralmente, é possível comprovar a renda com holorite ou extrato bancário.

Cadastro positivo 

É cada vez mais comum que as empresas avaliem informações disponíveis no cadastro positivo para aumentar as chances de aprovação de crédito. O banco de dados reúne informações sobre sua relação com o mercado para saber se é um bom pagador. 

Depois de consultar as informações listadas acima, a empresa tem mais segurança para oferecer crédito com condições personalizadas para cada consumidor. Normalmente, você pode acompanhar todo o processo online e ser notificado sobre a aprovação ou reprovação diretamente no e-mail ou número de telefone cadastrado.

COMO AUMENTAR AS CHANCES DE CONSEGUIR CRÉDITO?

Caso a sua situação financeira esteja no vermelho e alguma solicitação de crédito tenha sido reprovada, saiba que algumas práticas podem ajudar a melhorar o seu perfil no mercado e alavancar, inclusive, o famoso Score. Confira algumas dicas:

1.Mantenha seus dados atualizados

Mantenha os seus dados atualizados nas instituições financeiras e órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Se for promovido no trabalho, alterar o número de telefone ou mudar de endereço, por exemplo, lembre-se de entrar no site dos credores para solicitar a atualização de dados.

2.Utilize o débito automático 

Quem nunca esqueceu de pagar a conta de energia elétrica ou internet e perdeu o prazo de vencimento? 

Colocar as contas da casa em débito automático facilita o gerenciamento das suas finanças e ajuda a construir um histórico de bom pagador. Uma boa prática também é pagar as contas com antecedência. 

3.Seja ativo no mercado financeiro 

Isso não significa que você precisa gastar todo o dinheiro que ganha. Caso tenha o hábito de deixar a maioria das contas no nome de um familiar, saiba que alterar uma fatura que você paga para o seu nome pode indicar que você é uma pessoa ativa no mercado financeiro.

Essa informação chega aos órgãos de proteção ao crédito e pode aumentar suas chances de aprovação.

4.Mantenha o seu nome limpo 

Parece óbvio, mas vale a pena reforçar que manter seu nome distante das restrições é fundamental para conseguir crédito em diversas situações, seja para realizar um sonho como financiar um carro ou em ações mais simples como solicitar um cartão de crédito e comprar novos eletrodomésticos parcelados.

Agora que você já sabe o que é e como funciona a análise de crédito, basta seguir as dicas para aumentar suas chances de aprovação de uma linha de crédito.

O empréstimo pessoal é um dos créditos mais solicitados pelos brasileiros. Saiba em quais situações você deve recorrer a esse tipo de crédito e como calcular a taxa de juros.