O que você vai ler neste artigo:

 

Quem quer empreender ou até já empreende precisa ter familiaridade com alguns termos. E uma dessas expressões essenciais para quem tem ou quer ter o próprio negócio é capital de giro.

Esse termo fala de quanto dinheiro o empreendedor tem disponível para usar para manter o negócio funcionando. E saber como calculá-lo é importante para manter a saúde financeira da empresa.

Siga na leitura desse artigo para entender o que é o capital de giro, para que ele serve e como fazer para calcular esse valor.

AFINAL, O QUE É CAPITAL DE GIRO?

O capital de giro é a diferença entre tudo o que a empresa tem em caixa no momento atual (dinheiro em espécie ou em contas bancárias, crédito, etc.) e as despesas que essa mesma empresa tem.

Essa subtração simples é igual ao capital de giro, que é todo o capital que uma determinada empresa tem à sua disposição no presente momento. É todo aquele capital que serve para a empresa girar, ou seguir funcionando.

O capital de giro é fundamental para que a empresa continue operando de uma maneira saudável. Sem ele, não é possível, por exemplo, fazer investimentos novos no negócio.

PARA QUE SERVE O CAPITAL DE GIRO?

Como o capital de giro é o conjunto de valores que a empresa tem para girar,  já podemos logo concluir que, basicamente, ele serve principalmente para a empresa se sustentar.

E, para que uma empresa se sustente, ela tem que conseguir cumprir com suas obrigações. Aí entra o pagamento de todas as despesas do curto prazo.

Ou seja, é necessário ter capital de giro para conseguir arcar com os custos de energia e impostos, por exemplo, além do pagamento de funcionários, sejam eles contratados ou terceirizados, e de fornecedores.

É claro que também entra nessa conta de sustentação da empresa no curto prazo aquelas despesas, por exemplo, com maquinário, se for o caso do negócio. É necessário ter dinheiro em caixa para custear manutenções.

Enfim, todo tipo de despesa no curto prazo é custeada com um capital de giro. Por isso, é importante ter um bom planejamento financeiro.

Assim, o empreendedor garante que, com as contas na ponta do lápis, o total do capital (dinheiro, crédito, receitas etc.) será superior às despesas. Dessa forma, haverá meios de manter o negócio em bom funcionamento, cumprindo com as obrigações.

O QUE FAZER EM CASO DE NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO?

Mas o que fazer se a conclusão, ao fazer a soma, é que a empresa tem  necessidade de capital de giro maior do que o que dispõe?

Se esse for o seu caso, não se desespere. O maior segredo para ter capital de giro é fazer um planejamento financeiro. Por isso, se você estiver sem dinheiro suficiente para cobrir as despesas do seu negócio, primeiro confira:

  • se há despesas que poderiam ser descartadas na sua empresa. Assim, pode dar um jeito de eliminar gastos desnecessários; e
  • se há maneiras de aumentar as fontes de receita do seu negócio.

Esses dois itens contemplam o básico do planejamento financeiro e procuram deixar o saldo positivo naquela conta que tanto falamos acima: a diferença entre tudo o que a empresa tem (dinheiro, crédito, estoques etc.) e as despesas.

É claro que, além desses dois fatores imprescindíveis para qualquer gestão financeira, seja pessoal ou empresarial, há ainda outras medidas que você pode tomar para garantir a saúde do seu empreendimento. Veja abaixo:

  1. precificar corretamente seus produtos ou serviços, para evitar cobrar valores abaixo do que o cliente estaria disposto a pagar e do que é necessário para dar retorno financeiro ao seu negócio;
  2. registrar corretamente as entregas feitas a clientes e os recebimentos de fornecedores;
  3. renegociar prazos de entregas, recebimentos e pagamentos, se for necessário para manter dinheiro em caixa;
  4. checar se há como receber um adiantamento por algumas entregas, mas com o cuidado de não se complicar lá na frente;
  5. manter os pés no chão: sabemos que há muitas melhorias a fazer no negócio, mas não dá para abraçar o mundo com os braços (vá devagar para manter os gastos sob controle; uma coisa de cada vez);
  6. por fim, pegar crédito também pode ser uma solução no curto prazo, mas também com o cuidado de conferir as taxas.

COMO CALCULAR O CAPITAL DE GIRO PARA EMPRESAS?

Para calcular o capital de giro, não é preciso conhecer técnicas matemáticas muito avançadas. É possível fazer essa conta de formas bem mais simples.

Confira abaixo o passo a passo para calcular o capital de giro da sua empresa:

Primeiro, some todas as contas que você tem a receber com aquele valor que você já tem em estoque. Vamos chamar esse resultado de “A”.

Agora, guarde o resultado da soma acima para fazer uma subtração bem simples.

Veja todas as contas que você vai receber para pagar em breve e some com tudo aquilo de impostos e demais despesas do curto prazo. Vamos chamar esse resultado de “B”.

Por fim, tudo o que você tem que fazer a subtração “A - B”.

Importante frisar que esse resultado da conta final tem que ser positivo. Ele é seu capital de giro.

Se for negativo, aí você tem que checar o que pode fazer em caso de necessidade de ter capital de giro. As dicas que estão mais acima podem te ajudar.

O QUE É O CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO?

Por fim, você já está preparada – ou preparado – para o último conceito, que é o capital de giro líquido. Pois é, o termo “capital de giro” ganhou uma palavrinha a mais, que parece ter deixado tudo mais complicado. Mas é só impressão mesmo. 

O capital de giro líquido é o caixa que resta na empresa depois de cobrir todos os seus passivos, ou seja, todas as suas despesas.

De um jeito mais técnico, o capital de giro líquido é o saldo final do ativo circulante da empresa menos o passivo circulante.

No caso, passivo circulante são todas as contas que vencem no curto prazo, em no máximo 12 meses, enquanto os ativos circulantes são os recursos que podem ser convertidos em caixa - dinheiro disponível - num curto prazo, também de 12 meses.

Assim, o capital de giro líquido acaba dando uma dimensão mais exata sobre as finanças de uma empresa, indicando sua saúde financeira com mais precisão.

Saiba mais sobre como fazer a gestão financeira de pequenos negócios e descubra como manter seu empreendimento rentável.