Finados: veja como fica o vencimento das contas

Bancos não vão funcionar no dia 2 de novembro por causa do feriado nacional

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Com o feriado nacional de Finados, nesta terça-feira (2), não haverá expediente bancário. Com isso, a data de vencimento desses débitos passa a ser quarta-feira (3), quando o funcionamento dos bancos voltará a ser normal. 

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), normalmente, os boletos de pagamento de contas de consumo (água, luz, telefone etc.) já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais ou municipais.

Mas, caso a data não tenha sido ajustada automaticamente, não precisa se preocupar: o pagamento pode ser feito na quarta-feira e, como Finados é feriado bancário nacional, não haverá acréscimos.

No entanto, preste atenção: nesta segunda-feira  (1º) o funcionamento dos bancos é normal, segundo a Febraban. Então, as contas que vencem nesta data e não forem pagas poderão ter acréscimo de multas.  

Quem tem conta digital no PAN consegue pagar as contas mesmo no feriado. Basta entrar no aplicativo da conta e realizar seu pagamento, seguindo as instruções que o próprio app fornece.

Funcionamento das agências do INSS

Fachada de agência do INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que suas agências ficarão fechadas nesta segunda-feira (1º).

Isso porque, de acordo com o órgão, o ponto facultativo do Dia do Servidor, de 28 de outubro, foi adiado para esta segunda-feira.

Como a terça-feira (2) é feriado nacional, esses postos de atendimento presencial só voltam a funcionar na próxima quarta-feira (3).

E, para aproveitar o feriado de uma forma instrutiva e divertida, confira essa seleção de filmes sobre empreendedorismo, escolha o seu e bom divertimento!