O que você vai ler neste artigo:

 

O site GOV.br centraliza uma série de serviços online para o cidadão. Assim, oferece comodidade. Além disso, a conta gov.br tem selos de confiabilidade níveis bronze, prata e ouro para liberar mais ou menos atividades e serviços digitais.

Esses níveis são uma forma de classificação de segurança estipulada pelo governo. Por isso, o nível mais básico às vezes não é o bastante para realizar determinadas operações.

De acordo com o próprio governo federal, o uso dos selos gera “aumento da confiança cadastral pelos serviços para aplicar controle de acesso às funcionalidades mais críticas”.

Um exemplo prático: no caso da solicitação de dinheiro esquecido, cuja consulta foi disponibilizada pelo Banco Central, o cidadão precisa estar nos níveis prata ou ouro. No nível mais básico de registro, o bronze, não é possível pedir o resgate dessas quantias pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), portanto.

Por esse e outros motivos, é importante que você saiba como melhorar sua categoria no aplicativo ou site GOV.br . Leia neste texto quais as exigências para cada nível na plataforma do governo.

COMO OBTER SELO DE CONFIABILIDADE BRONZE, PRATA E OURO

Primeiro, se você ainda não tem a conta no GOV.br, crie uma. Isso pode ser feito pelo próprio site ou por aplicativo. Então, há uma série de etapas a cumprir para obter os selos que conferem as categorias prata e ouro.

Você consegue saber o nível da sua conta no site do governo ao fazer login na plataforma. E, para aumentá-lo, basta seguir as instruções ou entrar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.

1.Nível bronze

Ao ser criada via formulário on-line do INSS ou da Receita Federal, por exemplo, a conta GOV.br costuma iniciar no nível bronze.

Se for assim, você terá acesso apenas parcial aos serviços digitais do governo, cujo grau de segurança é considerado apenas básico.

Alguns dos serviços disponíveis para quem está nessa categoria são gerenciar as autorizações de uso de seus dados ou fazer a prova de vida usando o reconhecimento facial.

2.Nível prata

Considerado o segundo mais confiável e seguro da conta GOV.br, o nível prata é obtido por meio de:

  • Validação facial pelo aplicativo GOV.br para conferência da sua foto nas bases da CNH (Carteira de Habilitação);
  • Validação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado;
  • Validação dos dados com usuário e senha do SIGEPE, se o cidadão for servidor público federal.

Conseguindo esse selo, a pessoa tem acesso a mais serviços, como visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais e utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br, de acordo com o Governo Federal.

É nessa categoria que ela passa a conseguir, por exemplo, solicitar o resgate do dinheiro esquecido em instituições financeiras ou transferir veículos de forma digital.

3.Nível ouro

Esse é considerado o nível máximo de segurança da conta GOV.br. Ele pode ser obtido por meio de:

  • Validação facial pelo aplicativo GOV.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;
  • Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Um dos serviços realizados de forma online para quem tem a conta GOV.br é a emissão de carteira de trabalho. Confira como fazer!