O que você vai ler neste artigo:

Aprenda a fazer um empréstimo consignado INSS e saber se foi aprovado

Quem recebe aposentadoria ou benefício do INSS pode solicitar o empréstimo consignado. Entenda mais sobre esse produto e veja como solicitar

 

 • 7min. de leitura

 • 09.03.2022

 

mais crédito para você

PorRedacao | Millena PAN

As pessoas que recebem aposentadoria ou benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão entre as que têm direito a solicitar um empréstimo consignado. Muitos consumidores se referem ao produto para esse público como empréstimo consignado INSS. 

De fato, embora as regras sejam semelhantes entre todos os públicos elegíveis a esse tipo de crédito, há algumas particularidades para quem é segurado do INSS e solicita o empréstimo. 

empréstimo consignado é aquele crédito cujas parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício, como aposentadoria, do cliente. Esse produto tem taxas mais baixas que outros tipos de crédito.

Neste texto, vamos explicar como pedir e como saber se o empréstimo consignado INSS foi aprovado. Continue a leitura.  

Emprestimo-consignado-INSS _002_.jpg

COMO FAZER O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO INSS

Homem branco idoso sentado em sofá cinza e vestindo camisa clara e pulôver com gola V creme observa o celular que segura na mão direita e mexe nele com a esquerda. Atrás dele aparece uma porta envidraçada de sacada

O primeiro passo para um beneficiário do INSS, seja aposentado ou pensionista, solicitar um empréstimo consignado é desbloquear a função de Empréstimo Consignado no site Meu INSS ou no aplicativo para iOS (iPhone) ou Android.

Para ter acesso a esses sistemas, é necessário ter uma senha no sistema Gov.br. Ele é um recurso gratuito que reúne diversos serviços para cidadãos com a unificação de canais digitais do governo federal. Assim, se já tem sua senha no Gov.br, insira no site ou app Meu INSS e faça o desbloqueio.

Na sequência, é necessário consultar qual é a sua margem consignável. Ela é uma porcentagem limite do salário, aposentadoria, pensão ou benefício que pode ser comprometida com o pagamento das parcelas do empréstimo. 

Ela funciona como uma “trava de segurança”, para evitar que quem solicite o consignado comprometa uma parcela grande dos seus rendimentos apenas para pagar os empréstimos.

Essa consulta também é feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, na opção extrato de empréstimo consignado. 

Então, o interessado busca por uma proposta de crédito consignado entre instituições financeiras que oferecem o produto e, depois de escolher com quem vai fechar o negócio, faz a solicitação conforme os procedimentos do banco escolhido.

No Banco PAN, por exemplo, é possível fazer a solicitação pelo site ou iniciar a contratação pelo app da conta digital, de forma prática e simples.

Depois de fazer a solicitação, é necessário aguardar a aprovação do crédito. 

Quem pode fazer 

Como dissemos, o empréstimo consignado tem suas prestações descontadas diretamente de salário, pensão, aposentadoria ou benefício de quem o contrata. 

Por isso, estão elegíveis a ele pessoas que recebem seus rendimentos de algum órgão que tenha convênio com instituições financeiras para fazer esse desconto.

No caso do empréstimo consignado INSS, quem pode fazer são os segurados do instituto, ou seja, pessoas que recebem aposentadoria ou pensão desse órgão.

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.

QUAIS AS ETAPAS DE APROVAÇÃO DESSE EMPRÉSTIMO

Como qualquer empréstimo, o consignado também fica sujeito a análise de crédito. Nesse caso, a etapa inclui checagem de documentação, do cadastro no INSS e da margem consignável do cliente, entre outros procedimentos.

Se o crédito for aprovado, o contrato é assinado entre a instituição e o cliente e fica à espera da averbação do INSS para que o negócio seja concretizado.

O INSS analisa a proteção do beneficiário e a garantia das condições de pagamento. Se tudo estiver OK, o órgão faz a averbação do contrato, que inclui a retenção da margem e do valor da parcela do empréstimo que foi pedido. Isso acontece, em geral, de modo eletrônico.

Cumprida essa etapa, há a aprovação do processo e o crédito é liberado. No PAN, para aposentados e pensionistas do INSS, o dinheiro cai na conta até 30 minutos após essa aprovação.

Como e onde posso consultar o status da minha proposta

O status da proposta pode ser conferido pelo site ou app do Meu INSS. Depois de inserir login e senha no sistema, acesse a opção “Agendamentos/Requerimentos”: lá estará a solicitação do empréstimo e o seu status.

COMO SABER SE O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO INSS FOI APROVADO

É possível conferir se o empréstimo consignado INSS foi aprovado pelo órgão também no site ou app do Meu INSS. 

O empréstimo consignado deve ser aprovado pela instituição financeira escolhida e pelo INSS.

Para consultar o extrato do empréstimo consignado INSS, o instituto orienta o passo a passo da seguinte forma:

  • Faça login no Meu INSS;

  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;

  • Clique em “Baixar PDF”.

Nesse documento, constam informações como os empréstimos que geram desconto no benefício do INSS, os valores das parcelas, o prazo e a margem disponível para realizar novos empréstimos.

Já conhecendo todas as etapas para solicitar seu crédito, confira 5 vantagens de contratar esse produto com o PAN.

Empréstimo Consignado do PAN

As menores taxas, exclusivo para Aposentados e Pensionistas do INSS.

Contrate agora Contrate agora