O que é melhor para economizar: fazer compras mensais ou semanais?

O supermercado consome boa parte da renda, então é bom entender qual a frequência de compra mais econômica

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

 

Quando chega a hora de ir ao supermercado, muita gente se pergunta: o que é mais vantajoso compras mensais ou semanais? É importante pensar em táticas para gastar menos ao comprar os itens que vão abastecer a despensa de casa.

Isso porque os preços dos produtos podem pesar no bolso. A compra de alimentos representa 22% da renda de famílias que ganham até 2 salários mínimos, como indica o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E, quanto maior a família e menor a renda, mais o preço da comida tende a pesar no bolso.

Para fazer o dinheiro render, uma alternativa é avaliar qual o melhor hábito entre fazer compras toda semana ou uma vez por mês. Isso ajuda a sobrar mais grana na conta, ainda mais se você também seguir outras dicas para economizar no supermercado.

Entenda as principais diferenças entre as compras mensais e as compras semanais

Compras mensais

As compras mensais  geralmente acontecem assim que o salário cai na conta ou quando sobra dinheiro suficiente para comprar tudo o que é necessário para uma pessoa ou sua família ao longo do mês.

Entre as vantagens de fazer grandes compras uma vez por mês, estão:

  • É possível aproveitar preços de atacado, o que diminui o valor individual de mercadorias;

  • Ganha-se tempo, sem ir muitas vezes ao supermercado;

  • Menos idas às compras significam também menos exposição a mercadorias que podem ser compradas por impulso.

As desvantagens de fazer compras mensais são:

  • É mais fácil perder promoções semanais que o mercado realiza;

  • As compras acontecem em um único estabelecimento, impedindo de aproveitar promoções de outros locais;

  • Produtos em grande quantidade podem estragar.

Compras semanais

No caso de compras semanais, é possível ir sempre uma vez ou mais por semana para o supermercado. Em vez de ir só no final do mês, é possível ir sempre no final de semana. Nesse exemplo, em 1 mês seriam 4 idas ao supermercado, em vez de uma só.

As vantagens dessa frequência são:

  • Dá para aproveitar promoções em diferentes supermercados, mesmo que elas sejam válidas apenas para o dia ou semana em que o cliente foi ao supermercado;

  • É mais fácil evitar desperdícios, comprando apenas o necessário para aquela semana ou não comprando grandes quantidades de produtos;

  • É possível adquirir alimentos mais frescos, especialmente no caso de frutas, verduras, legumes e carnes.

Já as desvantagens de ir ao supermercado toda semana são:

  • Mais tempo se deslocando ao estabelecimento e enfrentando filas;

  • Mais chances de adquirir itens desnecessários, já que a exposição a esses produtos acontecerá mais vezes dentro do mês;

  • Mais gastos com deslocamento, seja pagando transporte público ou por aplicativo, seja com a gasolina do próprio carro.

Como economizar mais: fazendo compras por semana ou por mês?

foto destaca mãos de uma pessoa segurando para leitura nota fiscal de compras de supermercado

A resposta é: depende do seu perfil e disponibilidade de ir às compras. O ideal é escolher a opção que mais se adequa à sua renda e aos seus hábitos de consumo.

Por exemplo: se os seus rendimentos são concentrados no fim do mês, a compra mensal pode ser uma alternativa melhor. Agora, caso o dinheiro caia na sua conta toda semana, ir semanalmente às compras é uma opção a considerar. 

Além disso, pense no planejamento financeiro também. O ideal é fazer compras sem que falte dinheiro para pagar as contas, então uma possibilidade é ir ao supermercado dias após o vencimento de despesas como contas de água, luz, telefone e internet. 

Avalie também a velocidade de consumo dos produtos. Imagine quanto tempo leva para uma família de 4 pessoas consumir 12 caixas de leite, e quanto tempo uma pessoa que mora sozinha leva para consumir essa mesma quantidade do alimento.

Nesse exemplo, a família pode ter que comprar mais caixas de leite na compra mensal ou ir mais vezes ao supermercado dentro do mês. Já quem mora só pode adquirir menos caixas na semana, ou fazer uma única compra de leite para o mês inteiro.

De todo jeito, é possível economizar tanto com idas semanais ao supermercado quanto mensais. O mais importante é entender sua realidade para escolher a opção que é mais cômoda e, também, que não vai pesar no orçamento doméstico.

Confira 7 dicas de como economizar durante as compras no supermercado

foto de uma mulher olhando para lista de supermercado enquanto está em corredor do local. A mulher é branca, tem cabelo liso castanho, usa máscara e camisa listrada azul e branca. Ao fundo, prateleiras com produtos de mercado, em desfoque.

Além de escolher a frequência de compra que mais combina com o seu perfil e orçamento pessoal, é possível adotar algumas práticas que ajudam no momento de fazer compras no supermercado:

  1. Nunca vá fazer compras com fome, pois isso pode estimular a compra de itens apenas para comer naquele momento ou comprar mais mercadorias do que o necessário;

  2. Monte sua lista de compras, seja no papel, em aplicativos de anotações ou mesmo de mensagens, para que você pegue tudo o que precisa, sem faltar nem sobrar nada;

  3. Faça compras sem ninguém ao seu lado, pois além de fazer compras mais rapidamente, as chances de receber influência de alguém que foi para o mercado com fome ou que gosta de gastar são menores;

  4. Estabeleça um teto máximo para o valor total das compras e faça de tudo para não ultrapassar esse limite, seja comprando itens mais baratos ou mesmo cortando das compras as mercadorias que não são essenciais;

  5. Monte um cardápio para a semana, assim você evita comprar algum item que não faz parte da sua dieta e, também, compra em quantidade suficiente para comer no mês, o que evita desperdícios;

  6. Faça pesquisas entre supermercados, tenha atenção para promoções e saiba quais estabelecimentos têm melhor preço em alguma categoria (qual o mais barato para produtos de higiene, qual o mais econômico para alimentos etc.);

  7. Tenha atenção para a data de validade dos produtos e duração deles, especialmente alimentos. Assim, evita-se jogar fora alguma mercadoria que acabou estragando, o que quer dizer dinheiro jogado fora também.

Além das compras no supermercado, outro gasto que pode pesar no bolso é a conta de energia elétrica. Mas é possível reduzir o valor pago todo mês e, assim, fazer seu dinheiro sobrar mais. Veja 11 dicas sobre como economizar energia!