Veja 11 dicas sobre como economizar energia

Saber como economizar energia faz gastar menos na conta de luz

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi

Uma maneira de fazer o dinheiro render mais todo mês é reduzir as despesas e controlar os gastos. Isso é possível inclusive com despesas mensais, como a conta de luz. Você só precisa saber como economizar energia para manter o valor sempre sob controle.

Essa medida é ainda mais importante porque existem momentos do ano em que a conta de luz fica mais cara. Ao economizar todo mês, dá para não apenas evitar valores altos quando a energia estiver mais cara, mas também economizar em épocas em que ela não estiver com uma taxa extra. Esse dinheirinho que sobra faz a diferença ao longo de 1 ano.

Por isso, vamos explicar por que tem épocas em que a conta de luz encarece e dicas de como economizar energia.

Por que a conta de luz fica mais cara no inverno?

02_Mobile_Economizar_energia.png

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é a agência reguladora responsável pela gestão do sistema elétrico no Brasil. Ela regula o setor e as tarifas aplicadas pelas empresas de energia.

O setor elétrico tem 3 tipos de empresas. As geradoras são as responsáveis por produzir a energia que é usada por todos no país. As transmissoras, como diz o nome, são responsáveis pela transmissão dessa energia entre as usinas produtoras e as centrais de distribuição.

Por fim, vêm as distribuidoras, que levam a energia aos consumidores. É para elas que pagamos as contas de luz.

A Aneel usa um sistema chamado bandeira tarifária, que ajuda a definir o custo de produção de energia. Esse sistema considera as usinas hidrelétricas (que usam água para produzir eletricidade) e as termelétricas (que usam combustíveis ou biomassa).

No inverno, chove menos na maior parte do Brasil. Com isso, o nível dos reservatórios de água diminui. A consequência é que as hidrelétricas ficam com menos capacidade de produzir energia, o que obriga a acionar as termelétricas para não faltar luz no país.

Só que a eletricidade produzida pelas termelétricas é mais cara do que a gerada nas hidrelétricas.

Esse aumento é repassado aos consumidores por meio de uma cobrança extra na conta de luz. A Aneel avisa quando haverá aumento ou não ao anunciar qual a bandeira tarifária que vai valer em cada mês.

03_Mobile_Economizar_energia.png

O que acontece é o seguinte: em julho (período de inverno, que é mais seco), você pode gastar exatamente a mesma quantidade de energia que usou no começo do ano, em janeiro (quando é verão e chove mais).

Mas, por causa dessa diferença no clima, em janeiro o nível dos reservatórios pode estar mais alto devido às chuvas do que em julho. Como consequência, em janeiro você em geral paga a conta de luz na bandeira verde (que não tem taxa extra) e, em julho, na vermelha (mais cara).

Mesmo que o consumo seja o mesmo, os valores serão diferentes. Por isso, é importante olhar para o que mais consome eletricidade na sua casa e pensar como economizar energia para pagar menos na conta de luz.

Quais aparelhos consomem mais energia

De acordo com a Aneel, entre os eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica, estão:

  • Ar-condicionado;

  • Chuveiro elétrico;

  • Geladeira;

  • Ferro de passar.

A agência também destaca que é preciso ter atenção a itens como lâmpadas e aparelhos como televisão e videogame, que, mesmo desligados, podem consumir energia caso estejam na tomada.

Ainda é bom usar de forma racional equipamentos como microondas, cafeteiras, torradeiras, máquinas de lavar ou de secar, computadores, notebooks e outros de uso diário.

Como economizar energia com 11 dicas

04_Mobile_Economizar_energia.png

Os youtubers Willow e Watson gravaram um vídeo com dicas para economizar energia para o canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN.

Veja 11 dicas para economizar energia e, assim, pagar menos na conta de luz, incluindo aquelas que os gêmeos deram no vídeo.

  1. Determine um tempo para o banho

É possível tomar banho sem ficar com o chuveiro ligado durante horas. Isso desperdiça não apenas energia, mas também água.

Estabeleça um tempo para entrar e sair do banho, como 7 ou 10 minutos.

  1. Não use o chuveiro ligado a todo instante

Durante o banho, feche o chuveiro para ensaboar o corpo e também para escovar os dentes, caso tenha esse hábito.

Deixar o chuveiro ligado todo o tempo do banho é desnecessário, então tenha esse hábito que te ajuda a economizar.

  1. Use o chuveiro no modo verão

A Aneel avisa que quem usa o chuveiro elétrico na posição verão usa 30% menos energia do que na posição inverno.

Por isso, deixe para tomar banho quente de verdade só quando estiver muito frio mesmo onde você mora. Além de fazer bem para o bolso, fará bem para a sua pele. 

  1. Acumule roupa para lavar

Em vez de lavar roupa dia sim, dia não, acumule várias peças para lavar tudo de uma vez, usando a capacidade máxima da máquina.

Isso faz com que o aparelho seja ligado uma vez só em um intervalo de tempo.

  1. Seque a roupa de forma natural

Por mais prática que a secadora possa parecer, deixar as roupas no varal tem custo 0 de energia elétrica.

Priorize essa forma, se for possível. Caso contrário, vale a mesma regra da máquina de lavar: use o equipamento de forma pontual, com um grande número de peças.

  1. Use o ferro de passar de uma vez

Passar cada peça de roupa que você vai usar no dia aumentará bastante o gasto com a conta de luz. Por isso, quando for usar o ferro de passar, utilize-o após acumular uma grande quantidade de roupas. E tem roupa que nem precisa passar!

  1. Evite o ar-condicionado

Por mais que seja prático ter um ar-condicionado em casa, cuidado para não usá-lo mais do que precisa. Ao ligar o aparelho, tente manter a temperatura de 23ºC. Além disso, feche janelas e portas, para que o aparelho funcione com sua total capacidade.

  1. Aproveite a luz do sol

Isso vale tanto para secar as roupas quanto para o dia a dia. Aproveite a luz natural para não precisar ficar com as luzes de casa ligadas. Se você acorda cedo, tem mais tempo para aproveitar essa claridade, inclusive. Evite ligar as lâmpadas durante o dia.

  1. Troque as lâmpadas por LED

Falando em lâmpadas, as de LED são mais econômicas e duram mais do que outros modelos. Por isso, invista em lâmpadas de LED.

  1. Não desligue o freezer à noite

Quem tem geladeira ou freezer não precisa desligar o aparelho à noite para economizar.   Aneel explica que a geladeira leva 10 horas para perder a refrigeração e, quando for ligada de novo, vai funcionar até resfriar por completo.

Por isso, só vale desligar freezer ou geladeira se o aparelho ficar por muito tempo sem uso, como durante uma viagem.

  1.  Use a geladeira com eficiência

Não guarde alimentos quentes na geladeira, pois o aparelho precisará trabalhar mais para gelar esses itens.

Além disso, deixe a geladeira longe do fogão ou locais quentes, porque fontes de calor também exigem que ela funcione com mais potência para manter a temperatura baixa. Também veja se as borrachas de vedação estão em dia e, se não estiverem, troque.

Outra coisa que pode pesar no orçamento é o gás, ainda mais para quem cozinha bastante ou tem família grande. Por isso, veja algumas dicas para economizar também no gás!  

*Texto atualizado em 28.06.2021