O que você vai ler neste artigo:

Maior prova de acesso ao ensino superior no Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá sua primeira prova neste domingo (21). A segunda (e última) avaliação está marcada para uma semana depois, no outro domingo (28).

Neste primeiro dia, os estudantes farão provas objetivas, com testes, de linguagens e ciências humanas. Além disso, terão também uma redação, de tema a ser conhecido na hora do teste. 

É importante lembrar, entre outras orientações, que a redação deverá ser feita à mão. Por isso, é obrigatório levar para a prova uma caneta esferográfica de tinta preta (não pode azul) em material transparente. A medida vale até para quem for fazer o Enem digital. 

A redação pode ser diferencial para os estudantes que pretendem participar de programas de seleção como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). 

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Já o Prouni concede bolsas parciais ou integrais em universidades particulares. Em ambos, é preciso não tirar zero na redação do Enem.

Há ainda muitas outras instruções que os estudantes devem se atentar para realizar o Enem da melhor maneira possível. Veja abaixo as principais orientações para a prova.

QUAL O HORÁRIO E A DURAÇÃO DAS PROVAS 

A prova do Enem terá duração de 5 horas e 30 minutos neste domingo (21), que é o dia da redação. No outro domingo (28), data da segunda prova, o exame terá duração de 5 horas. 

Em ambos os dias, os portões abrem às 12h (horário de Brasília). O ideal é que o estudante se prepare para chegar antes da abertura do portão, assim evita imprevistos e garante que estará na hora e local certos.

Os portões ficam abertos até, pontualmente, 13h. Isso significa que, assim que o relógio marcar 13h, o portão será fechado. É pontual mesmo. 

E não importa o motivo do atraso: quem chegar depois de o portão fechar terá que aguardar a edição do ano que vem caso queira fazer a avaliação. Daí a importância de ser pontual.

Tanto neste domingo quanto no outro, as provas começam no mesmo horário: às 13h30. 

Veja abaixo todos os horários do Enem. E, se você for realizar a prova, cumpra rigorosamente o cronograma a seguir. Todos os horários são de Brasília, então, se você mora em um lugar que usa fuso diferente, é necessário prestar atenção e adaptar esses horários:

  • 12h: abertura dos portões

  • 13h: fechamento dos portões

  • 13h às 13h30: procedimentos de segurança na sala de prova

  • 13h30: início das provas

  • 19h: encerramento das provas no primeiro domingo do Enem 2021

  • 18h30: encerramento das provas no segundo domingo do Enem 2021

COMO SABER O LOCAL DA PROVA DO ENEM

Imagem mostra jovens de costas (há ao menos 6 deles) andando ao lado de uma grade. Em primeiro plano, há uma mulher carregando uma sacola plástica. À frente dela, há um homem e uma mulher negra, que também carrega uma sacola plástica. Mais à frente há outros jovens, entre homens e mulheres, que estão passando por um portão, dando a entender que podem ser todos candidatos chegando num local de avaliação do Enem

O candidato que tenha esquecido ou não saiba onde terá que fazer a prova não precisa ficar preocupado. Basta uma consulta na página do Enem para relembrar essas informações.

Para consultar o local de prova, o estudante deve:

Na página do participante, o candidato terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova.

Se, mesmo assim, o participante não estiver conseguindo acessar a conta por ter se esquecido da senha de acesso, é possível fazer a recuperação de várias formas, como mostra o site do governo.

Para isso, o participante deve entrar neste link, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em “Avançar”. Em seguida, é só clicar em “Esqueci minha senha” e escolher uma das seguintes opções para fazer a recuperação: 

  • aplicativo Meu gov.br;

  • bancos credenciados;

  • Internet Banking de bancos conveniados; 

  • e-mail; ou 

  • mensagem de texto (SMS). 

Basta selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.  

O QUE CAI NAS PROVAS DO ENEM?

Neste primeiro domingo, os estudantes farão provas objetivas de linguagens e ciências humanas. Também terão que fazer uma redação.

Já no segundo domingo, os estudantes terão provas objetivas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como matemática e suas tecnologias.

São provas com alternativas, ou seja, de testes.

O QUE VOCÊ DEVE, PODE OU ESTÁ PROIBIDO DE LEVAR?

Saber o que você precisa levar ou está proibido de usar de qualquer maneira é uma boa forma de ficar preparado para a avaliação dos próximos 2 domingos.

Primeiro, saiba que você tem que comprovar sua identidade para poder fazer o exame. Então, é necessário ter um documento oficial com foto (é sua carteira de identidade ou de motorista, por exemplo).

Outra comprovação que é necessária: cartão de confirmação da inscrição, que mostra data, horário e local de realização do exame. Tem que levar, assim como o documento de identificação. 

Também é obrigatório usar máscara de proteção facial, por causa das exigências trazidas pela pandemia do coronavírus. O uso da máscara será obrigatório desde a entrada no local de provas até a saída dele, segundo o Inep, órgão que organiza o Enem.

Além disso, não adianta nada obedecer às exigências sanitárias e conseguir comprovar sua identificação se você não tiver instrumentos para fazer a prova. Lembre-se: caneta esferográfica de tinta preta (não pode azul) fabricada em material transparente.

Veja abaixo os itens obrigatórios para fazer o exame: 

  • Documento oficial com foto (obrigatório);

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (obrigatório);

  • Máscara de uso facial (obrigatório).

  • Cartão de confirmação - O documento possui número de inscrição, a data, a hora e o local de realização do exame (obrigatório), a solicitação de atendimento especializado e o nome social, caso solicitado e aprovado (obrigatório);

Além desses itens, é permitido, ou opcional, levar:

  • lanche e água - a recomendação é inclusive que cada candidato leve sua água;

  • luvas transparentes para as mãos;

  • álcool gel - o Inep disponibilizará álcool em todas as salas, mas caso o participante tenha condições, pode levar o seu.

E não custa lembrar: celular não pode.

REGRAS DE SAÚDE NO ENEM 2022 POR CAUSA DA PANDEMIA

Todos os candidatos que forem fazer o Enem deverão usar máscara facial. Não será permitido, segundo o Inep, que ninguém fique no local de prova sem ela. O candidato que desejar pode levar mais de uma máscara. 

As provas estarão protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano, a contar um período mínimo de três meses anteriores à aplicação do exame, de acordo com o instituto. 

Antes de ela ser entregue aos participantes, o chefe de sala deverá, obrigatoriamente, higienizar as mãos com álcool. 

Para quem tiver sintomas equivalentes à Covid-19 na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que não compareça ao local de provas e solicite reaplicação na Página do Participante. 

Importante: no momento desse pedido, é necessário anexar um documento comprobatório da condição. Ele será, então, analisado pelo Inep.

INSCRITOS EM SETEMBRO COM ISENÇÃO TÊM OUTRA DATA DE PROVA

Em setembro, as inscrições para o Enem 2021 foram reabertas para candidatos que teriam isenção de taxa, mas haviam faltado em 2020.

Para essas pessoas, a prova não acontecerá neste mês. O exame desses candidatos está marcado para os dias 9 e 16 de janeiro de 2022, segundo o Inep, órgão que organiza o exame. 

Se você está planejando fazer um curso superior, veja o que é a bolsa universitária e como esse benefício pode te ajudar.