O que você vai ler neste artigo:

Distribuidoras de energia em todo o país estão oferecendo descontos ou facilidades para o pagamento de contas de luz atrasadas. Algumas empresas, inclusive, suspenderam os cortes no fornecimento de energia elétrica para quem está sem pagar a conta.

As facilidades estão sendo oferecidas por causa das consequências econômicas da pandemia, que causou dificuldades a milhões de brasileiros em todo o país. 

Veja abaixo algumas distribuidoras que estão com esses programas especiais pagamento de atrasados. Entre as facilidades estão descontos, renegociações e parcelamentos estendidos.

Descontos para faturas atrasadas

 

Moradores da Grande São Paulo atendidos pela Enel que estiverem com contas vencidas há mais de 180 dias poderão conseguir 40% de desconto ao quitar essas faturas, desde  que o pagamento seja à vista. A negociação pode ser feita por um portal da companhia.  A possibilidade é válida até 1º de junho e serve para todas as classes de consumo, inclusive clientes industriais e comerciais.

A negociação pode ser feita online, pelo portal da empresa. Também é possível negociar pela Central de Atendimento 0800 72 72 120 ou presencialmente, nas lojas de atendimento (com agendamento prévio).

No Ceará, além do desconto, a Enel também ampliou as condições de parcelamento. A dívida pode ser negociada com 10% na entrada e parcelamento em até 10 vezes (entrada e 9 parcelas). Clientes desse estado podem fazer a negociação pela  Central de Atendimento 0800 28 50 196 ou presencialmente, nas lojas de atendimento (com agendamento prévio). Ou pelo Whatsapp (88) 9271 7935 (opção 10 - outro serviço). 

O mesmo desconto de  40% está disponível para clientes da Enel no Rio de Janeiro. A negociação pode ser feita pela Central de Atendimento (0800 28 00 120); nas lojas de atendimento (com agendamento prévio).  

Em Goiás, as condições oferecidas pela Enel são de desconto de 40% nas contas vencidas há mais de 180 dias - para pagamento à vista -  e parcelamento. Clientes de baixa tensão (Grupo B) – em geral, clientes residenciais e pequenos comércios – poderão parcelar as contas vencidas há mais de 60 dias, em até 10 vezes (entrada de 10% + 9 parcelas). O procedimento ocorre pelo Portal de Negociação ou pelo aplicativo da empresa para iOS ou Android.

Paraná

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) criou condições especiais para microempresários e MEIs (microempreendedores individuais). O pacote contempla clientes de baixa renda e aqueles que têm equipamento de sobrevida instalado. Quem aderir ganha 90 dias para começar a pagar as parcelas, com entrada de 10% e taxa de juros reduzida pela metade, a 0,5%. 

O débito pode ser pago em até 24 vezes. O valor das parcelas é fixo. As condições valem para novas dívidas e, inicialmente, ficarão vigentes até o final do 1º semestre deste ano.

Para ter o benefício, o cliente deve estar cadastrado na Copel como MEI, microempresa ou baixa renda.

O consumidor pode ligar no 0800 51 00 116 ou ir até uma agência de atendimento da Copel. Na agência virtual é possível verificar o valor pendente. 

A empresa ainda informou que os consumidores que não se enquadram nessas categorias “também continuam contando com condições de parcelamento flexibilizadas e facilitadas”. Eles devem buscar os canais de atendimento da companhia.

Minas Gerais

A Cemig ampliou a campanha de negociação desde o último dia 10. A empresa permite que todos os clientes residenciais possam parcelar seus débitos em até 12 parcelas mensais, sem juros, via cartão de crédito.

A oportunidade vale até para clientes que já tenham financiamentos ativos com a companhia. O parcelamento nestas condições vale só para quem optar negociar pelos canais digitais da empresa.

O interessado em parcelar a conta de luz deve acessar o site ou fazer contato pelo WhatsApp (31 3506-1160), enviar um “Oi” e escolher a opção “Pagamento de Contas”. 

A Cemig suspendeu cortes por inadimplência de clientes de baixa renda cadastrados no Programa de Tarifa Social de Energia (TSEE) e oferece parcelamento das faturas em atraso em até 24 parcelas mensais, sem juros. A suspensão dos cortes vale até dia 30 de junho.

Parcelamento das contas de energia em atraso 

 

A Elektro, que opera no Mato Grosso do Sul e em municípios de São Paulo, começou a oferecer desde o último dia 3 a possibilidade de parcelar a fatura em até 24 vezes no cartão de crédito. Ainda é possível quitar débitos de uma única vez, à vista, sem juros. 

As mesmas condições estão sendo oferecidas pela Coelba, para seus clientes na Bahia, e pela Celpe, que atua em Pernambuco.

Se você estiver com outros pagamentos em aberto e não sabe por onde começar a se organizar, veja 7 dicas para negociar dívidas e começar a sair do vermelho.