Bolsa lança programa de capacitação no mercado financeiro para negros e negras

Programa é gratuito e online. Inscrições podem ser feitas até o fim de dezembro. Não há limite de vagas

Renda
Extra
Por Redacao PAN

A B3, que gere a bolsa de valores brasileira, lançou um programa online e gratuito para capacitação de pessoas negras para o mercado financeiro. O foco é educação financeira e empregabilidade. 

Além de ser gratuito, há outras boas notícias para os interessados: o programa não tem limite de vagas e atende ao Brasil inteiro. As inscrições podem ser feitas até o fim deste mês, por este link aqui.

Para fazer parte do programa da B3, é necessário apenas atender a alguns requisitos básicos. Veja abaixo quais são:

  • ser negro;

  • ter mais de 18 anos.

Quem obedecer a essas exigências poderá participar da trilha completa de desenvolvimento, que é dividida por módulos. 

Esses módulos vão de conteúdos sobre como organizar as próprias finanças e realizar investimentos à teoria sobre os mercados financeiro e de capitais.

Oportunidade de atuar no mercado financeiro 

Um homem negro de óculos, cabelo raspado e camisa social azul segura o celular com a mão direita na frente de um computador que parece ter na tela, que está desfocada, uma série de ações de empresas. Na mesa onde está o computador há cadernos e um copo descartável de tomar café

Os estudantes que concluírem a primeira etapa com bom aproveitamento poderão passar para uma segunda fase do programa.

Nessa etapa, será feita uma análise das informações prestadas pelos participantes no momento da inscrição, bem como de seus currículos. O objetivo é identificar quem tem interesse de atuar profissionalmente no mercado financeiro.

Serão selecionadas 200 pessoas para uma etapa de desenvolvimento de competências comportamentais, plano de carreira e preparação para entrevistas de emprego. 

A B3 informou que os 60 alunos que se destacarem nessa fase serão reconhecidos com uma bolsa para cursos preparatórios de importantes certificações do mercado financeiro. Entre essas certificações, estão: 

  • CPA 20 (distribuição de produtos de investimento para clientes de alta renda e institucionais);

  • PQO (Programa de Qualificação Operacional); e 

  • CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento).

A B3 também contratará alguns dos alunos que passarem para a etapa de entrevistas, independentemente de serem ou não contemplados com bolsas para as certificações.

Confira ainda esse curso do Senai para formação em tecnologias de nuvem com o Google, que também é gratuito e está com inscrições abertas.