O que você vai ler neste artigo:

 

 

Muita gente não sabe a relação entre a Dataprev e o auxílio Emergencial, recurso financeiro que oferece renda mínima a grupos de brasileiros em situação de vulnerabilidade social e pobreza, criado durante a pandemia de Covid-19.

Esse pagamento, utilizado para compra de itens básicos como comida, ou para quitar contas, é realizado em datas previamente estabelecidas pelo governo, em prestações. É possível consultar valores e datas na Dataprev.

Na Dataprev é possível visualizar informações diversas, como as parcelas que já foram pagas e  a data dos próximos pagamentos do benefício.

Entenda o que é a Dataprev e como utilizar o site da empresa para consultar o auxílio emergencial.

O QUE É DATAPREV?

A Dataprev (Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social) é uma empresa pública que atua na oferta de soluções digitais de tecnologia para outras empresas públicas, com o objetivo de melhorar e auxiliar esses órgãos na gestão de dados relacionados às políticas sociais.

A empresa é vinculada ao Ministério da Economia, criada em 1974 pela Lei Nº 6.125 e com sede em Brasília, além de unidades nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Entre os clientes que utilizam produtos e serviços da Dataprev estão:

  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);

  • Secretaria da Receita Federal;

  • Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;

  • Conselho Nacional de Justiça;

  • Instituições financeiras públicas e privadas.

Segundo a Dataprev, seu objetivo é oferecer capacidade tecnológica para “hospedar, manter, gerir, proteger informações e sistemas e também para analisar e qualificar dados”, além de serviços de consultoria.

A oferta de tecnologias de informação, prestação de serviços de processamento de dados e assistência técnica em tecnologia aos clientes são algumas das competências da Dataprev, que faz a gestão de informações em programas sociais e de políticas públicas como:

COMO CONSULTAR AUXÍLIO EMERGENCIAL NO SITE DA DATAPREV?

A Dataprev oferece aos cidadãos a possibilidade de consultar calendário de pagamentos, valores e recursos já pagos do auxílio emergencial. Para isso, é necessário acessar o site da entidade. Confira o passo a passo abaixo: 

  1. Acesse o site de consulta ao auxílio emergencial

Acesse https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/, que é o site desenvolvido pela Dataprev para consulta ao Auxílio emergencial.

  1. Clique no botão “Entrar com gov.br"

É necessário acessar o site de consulta por meio do login e senha do sistema GOV.br. Se você ainda não tiver, é possível iniciar o cadastro ao informar o CPF.

  1. Clique no botão “Autorizar”

Depois de fazer login e senha com as informações de acesso ao sistema GOV.br, é necessário autorizar o uso de informações pessoais: basta clicar no botão “Autorizar”.

  1. Confira as informações do auxílio emergencial

Na tela seguinte, serão mostradas informações do auxílio emergencial, como os valores que já foram pagos, as datas de recebimento ou justificativa para o caso do benefício não ter sido liberado.

Depois de entender como consultar o auxílio emergencial pelo site criado pela Dataprev, saiba mais sobre a prorrogação do benefício.