O que você vai ler neste artigo:

Levantar uma grana a mais no orçamento é o que muita gente quer, não apenas para ter mais poder de compra, mas também para fazer uma reserva que pode ser útil numa emergência. Mas nem sempre há tempo durante a semana para fazer um dinheiro extra.

Isso porque muita gente trabalha 8 horas ou mais por dia, de segunda à sexta. Dessa forma, fica mais difícil ter um tempo livre para algum bico ou trabalho que vai gerar uma renda extra nos dias úteis.

Mas ninguém precisa se limitar a esses dias para conseguir uma graninha a mais: dá para ganhar dinheiro extra aos sábados e domingos. Assim, além do salário ou rendimento convencional, você aumenta sua renda com trabalhos esporádicos de final de semana.

7 maneiras de levantar um dinheiro extra no fim de semana

  1. Trabalhar em bares e restaurantes

Bares e restaurantes são mais procurados a partir de sexta, seja para almoço, jantar, lanches e outras atividades relacionadas à gastronomia. Você pode aproveitar esse bonde para trabalhar na cozinha, como bartender, garçom, caixa e outras funções.

Muitos estabelecimentos precisam do trabalho extra de pessoas que não fazem parte da equipe fixa do local, justamente por causa do aumento da procura no final de semana. E aí é oportunidade para você ganhar uma grana a mais.

  1. Montar um bazar

Se estão sobrando objetos de cozinha, roupas e outros itens na sua casa e você não utiliza mais, que tal vender? Muita gente monta um pequeno bazar na frente de casa para faturar algum dinheiro com a venda de objetos usados.

Essa venda é vantajosa para quem compra, pois paga um preço menor do que um item novo, e pra quem vende (além de se livrar de um objeto que não usava mais, recebe uma grana por isso). Veja o que pode fazer parte do bazar de fim de semana.

  1. Ser motorista de aplicativos

Se você dirige bem e possui um carro (ou tem condições de alugar um ou pegar emprestado com alguém de confiança), pode trabalhar como motorista de aplicativo aos finais de semana.

Afinal, é o momento em que muita gente aproveita para sair e passear por meio dos apps de transporte. A demanda aumenta e dá para tirar um dinheiro extra a mais. Dessa forma, você usa o tempo livre para faturar e pode trabalhar durante a semana normalmente.

  1. Trabalhar para apps de entrega

Dá para trabalhar nos aplicativos de delivery durante o final de semana, que é também um período em que mais gente pede comida em casa. E isso não vale apenas para quem tem moto: dá para fazer as entregas de bicicleta.

Além disso, alguns sites de comércio eletrônico também buscam parceiros para fazer entregas de encomendas. No fim de semana, você pode usar um carro para deixar as mercadorias e faturar um dinheirinho com essa atividade.

  1. Cozinhar pra fora

Cozinhar durante a semana pode ser cansativo, por isso dá para aproveitar o fim de semana e fazer comida para vender. Seja no marmitex, seja usando aplicativos de entrega para o delivery ou mesmo envolvendo mais alguém da família para entregar, dá para cozinhar e vender.

Como falamos antes, o final de semana é um período com alta demanda, afinal as pessoas não ficam muito a fim de fazer comida. Se elas não querem cozinhar, cozinhe para elas e fature em cima, para fazer a sua grana extra.

  1. Fazer trabalhos manuais

Quem tem talento com trabalhos manuais como costura, crochê, bordado, esculturas e outros pode aproveitar o tempo livre do final de semana para produzir itens para vender depois. Se na semana você não tem disposição para fazer isso, use sábados e domingos.

Assim, com a mente descansada, você poderá fazer mais produtos e sem distrações. Dá pra fazer vários itens e vender ao longo da semana. Isso permite a criação de um “estoque”. Com isso criado, você pode dar mais atenção para a venda dos produtos depois.

  1. Dar aulas

Quem possui conhecimento suficiente para literalmente dar aula sobre um determinado assunto pode fazer isso no final de semana. Aulas de idiomas, matemática e muitos outros temas são algumas possibilidades de renda extra.

Isso não vale só para disciplinas escolares, para quem pensa em dar reforço ou atuar em cursinho: quem manja muito de um assunto que ajuda no currículo das pessoas (marketing digital, por exemplo) também pode usar o fim de semana para dar aulas sobre o tema.

Por que obter renda extra

O dinheiro extra ajuda de diferentes maneiras. Essa grana pode ser destinada para:

  • Quitar dívidas que começaram a pesar no orçamento;

  • Comprar produtos sem gastar o salário;

  • Juntar grana para uma grande realização (uma viagem, por exemplo);

  • Criar ou aumentar a sua reserva de emergência;

  • Ajudar na sua independência financeira;

  • Fazer investimentos de curto, médio e longo prazo;

  • Ser usada em passeios ou outras experiências divertidas, sem comprometer o orçamento mensal.

É bom saber como ganhar dinheiro extra, mas de nada adianta trabalhar aos finais de semana se você não controlar os seus gastos. Por isso, veja como fazer um controle de gastos pessoais eficiente!