O que você vai ler neste artigo:

Está com dívidas em atraso? O nome está sujo e você quer resolver a situação? Então, uma boa dica é participar da campanha Limpa Nome do Serasa. Nela, é possível negociar dívidas com 24 empresas de diversos setores.  

A campanha é chamada de “Limpa Nome” deve durar até o fim de julho, mas  pode ser prorrogada. A participação é gratuita, mas a pessoa terá que pagar os acordos que fechar para ter suas dívidas quitadas. 

As empresas participantes permitem que os consumidores paguem seus débitos com descontos que podem chegar a até 99% sobre o valor total da dívida. As ofertas variam de acordo com as condições de cada uma das empresas. O objetivo é reduzir a inadimplência. 

E esse é um problema que atinge 1 a cada 4 famílias brasileiras, de acordo com pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Os dados são do mês de junho. 

Veja como negociar sua dívida

O Serasa orienta que as pessoas façam as negociações apenas nas plataformas oficiais. É uma forma de evitar golpes. Veja abaixo onde negociar:

Depois de entrar na página de limpar o nome oferecida pela Serasa, todas as informações financeiras do consumidor aparecerão na tela, incluindo as dívidas. Para conhecer todas as condições de pagamento, basta clicar numa delas. Assim, serão apresentadas as opções para renegociação de cada débito.

Em seguida, é preciso escolher uma das opções de valor. Basta optar se o pagamento será à vista ou parcelado. Também é necessário escolher uma data de vencimento.

Por fim, o site gera um ou mais boletos (se você escolher parcelado, por exemplo, haverá mais de um boleto). O boleto poderá ser pago online, em agências bancárias e casas lotéricas.

Cuidado com golpes

Todo cuidado é pouco. O Serasa ainda reforça para:

  • Ficar longe de negociação por Instagram ou Facebook, porque ela não é feita  nesses canais. Caso você receba uma mensagem com essa intenção, denuncie a conta;

  • Só pagar boletos enviados pela Serasa via e-mail, SMS e WhatsApp, ou aqueles que encontrar no site da Serasa; 

  • Acompanhar todos os seus acordos no site do Serasa Limpa Nome. Para acessar, basta fazer o login no portal ou clicar no link que é enviado via e-mail e SMS;

  • Mais do que isso, confira o remetente sempre que receber um e-mail com boleto anexo;

  • O Serasa Limpa Nome não pede nenhum adiantamento ou depósito bancário;

  • Fique atento aos sites ou aplicativos que apresentarem baixa qualidade, erros gramaticais ou ortográficos.

Dúvidas sobre a campanha Limpa Nome 

Veja abaixo algumas dúvidas que os consumidores com dívidas costumam ter ao limpar o nome. 

Em quanto tempo a restrição sai do CPF?

A dívida pode sair do seu CPF em um prazo de até 5 dias úteis após o início do pagamento. Caso este prazo já tenha passado e a dívida continue ativa em seu CPF, entre em contato diretamente com a empresa que você negociou. 

É uma obrigação da empresa credora solicitar a exclusão de dívida do cadastro de inadimplentes da Serasa Experian.

Todas as dívidas no Serasa Limpa Nome em atraso estão registradas no cadastro de inadimplentes da Serasa Experian?

Não. No Serasa Limpa Nome você também pode negociar dívidas em atraso que não estão e/ou serão registradas no cadastro de inadimplentes da Serasa Experian. 

Ao ingressar no Serasa Limpa Nome não significa, necessariamente, que a sua dívida esteja ou será negativada. Você pode consultar a situação da sua dívida na plataforma e tirar dúvidas diretamente com a empresa credora. 

A Serasa lembra que dívidas vencidas há mais de 5 anos não são incluídas no Cadastro de Inadimplentes.