O que você vai ler neste artigo:

Muita gente se pergunta se compensa ou não pegar um empréstimo para quitar dívidas. Essa é uma alternativa para quem deseja sair do vermelho ou, pelo menos, começar a sua organização financeira com as contas em dia.

É importante observar que existem muitos fatores a serem considerados na hora de pedir crédito para o pagamento de dívidas. Afinal, a ideia do empréstimo é resolver um problema de endividamento excessivo, não aumentá-lo.

Por isso, vamos mostrar o que considerar na hora de pedir crédito para quitar dívidas. Será que compensa para você? Descubra agora!

Por que pensar em um empréstimo para quitar dívidas?

O endividamento não é um problema em si, desde que não atrapalhe a sua vida financeira. Isso porque há várias situações em que assumir dívidas ajuda na aquisição de bens e na realização de objetivos. Isso desde, claro, seja feito de forma planejada e com organização.

Dívidas controladas não pesam no bolso e permitem que você possa pagar tudo, tanto a dívida quanto as outras contas que fazem parte do orçamento. Uma dívida é diferente de inadimplência, que é quando uma pessoa perde a capacidade de honrar o pagamento de algo.

Um levantamento divulgado em junho de 2022 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que a proporção de famílias endividadas no Brasil alcançou 28,7% do total de lares do país. Um ano antes, o índice era de 24,3%.

E mais: ainda segundo a CNC, endividamento e inadimplência são os maiores em 12 anos, sendo que 8 em cada 10 famílias têm dívidas.

Diante desse cenário, para muitos cidadãos, o empréstimo aparece como a melhor solução para o pagamento de débitos. Parece uma solução fácil e rápida, mas, antes de seguir por esse caminho, é fundamental avaliar se solicitar crédito é vantajoso ou não para a sua realidade. Além disso, também é importante pensar sobre os aspectos que não podem ser ignorados na hora de pedir esse empréstimo.

É vantajoso pedir empréstimo para quitar débitos?

Solicitar crédito para quitar dívidas é vantajoso, desde que o empréstimo não passe a fazer parte do problema, certo? Vamos considerar 5 pontos para você avaliar na hora de pensar se vale a pena um empréstimo ou não para quitar as dívidas.

Urgência das dívidas

Se você está com dívidas ou mesmo já deixou de pagar algum débito muito importante, uma alternativa é adquirir um empréstimo para quitar essa dívida. Isso vale tanto para situações em que não pagar um débito rápido pode trazer grandes prejuízos para a sua vida. 

É o caso de financiamento de veículos ou de imóveis, em que existe o risco de perda do bem por falta de pagamento de parcelas. Em situações assim, é melhor quitar a dívida a partir de um empréstimo.

Juros das dívidas X Juros do empréstimo

Veja quais são as taxas de juros desse crédito solicitado. Compare com os juros dos débitos que você deseja pagar, e veja qual terá as taxas menores.

Por exemplo: se você possui dívidas no cartão de crédito e paga apenas o valor mínimo da fatura antes do vencimento (o crédito rotativo), a taxa de juros é de impressionantes 329% ao ano. Logo, compensa solicitar um empréstimo com taxa menor do que essa.

Nome sujo

Ninguém gosta de ficar negativado, afinal isso atrapalha a vida ao impedir acesso a crédito ou financiamentos em uma série de instituições financeiras. Dessa forma, se você deseja limpar o seu nome para ter liberdade de financiar um veículo ou uma casa, uma opção é pedir crédito e pagar as dívidas que sujaram o seu nome. 

Isso é importante caso haja oportunidade ou necessidade de adquirir bens que vão melhorar a qualidade de vida da família, como no caso de financiamento de imóveis e de veículos.

Descontos ao quitar dívidas

Se existe a chance de receber descontos ao pagar ou mesmo antecipar o pagamento de dívidas, aproveite. Nesses casos, se o credor ou empresa para a qual você deve anunciar que oferece abatimento no valor da dívida caso você quite o débito, é interessante pegar um empréstimo para pagamento. 

Mas como vimos na lição 2: veja quais são os juros do empréstimo, assim você não corre o risco de pegar crédito para pagar a dívida com desconto e, no fim, ele sair mais caro do que a própria dívida.

Tempo de endividamento

O empréstimo também auxilia a reduzir o tempo de endividamento. Caso haja uma dívida que possua muitas parcelas, o crédito é uma chance de adiantar esses pagamentos e, com isso, reduzir a sua relação com aquela dívida. 

Por exemplo: se a dívida tem parcelas que vão durar 30 meses, você consegue fazer um empréstimo e quitar a dívida em 12 meses. Ao mesmo tempo, é importante perceber em quanto tempo você pagará o empréstimo. No mesmo exemplo, se você consegue quitar tudo em 12 meses, tudo terá levado menos tempo para ser quitado do que a dívida original de 30 meses.

Qual empréstimo pedir para quitar dívidas?

São muitas categorias de empréstimos que uma pessoa pode fazer, e todas elas são válidas para quitar dívidas. Porém, isso deve ser feito de maneira organizada, considerando diferentes aspectos.

Uma dessas modalidades de obtenção de crédito é o empréstimo consignado, ideal para as necessidades de servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, inclusive aqueles que estão negativados. 

Com taxas menores do que outras modalidades de empréstimo e muito menores do que cheque especial e crédito rotativo, o consignado é uma alternativa a se considerar na hora de quitar dívidas.

COMO CONSEGUIR EMPRÉSTIMO PARA QUITAR DÍVIDAS?

Se você já considerou todos os prós e contras e chegou à conclusão de que pedir o empréstimo é mesmo a melhor saída, saiba o que fazer:

No Banco PAN você consegue solicitar um empréstimo pessoal de forma fácil e rápida. O pedido de crédito é feito no aplicativo do celular e o serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para isso, basta clicar na aba “Empréstimos” do do app e selecionar a opção de empréstimo pessoal. Em seguida, o cliente deve fazer a simulação. Se a análise for positiva e os valores adequados a seu perfil e necessidades, é possível contratar na mesma hora.

Uma das vantagens desse tipo de empréstimo é que o dinheiro é liberado na conta digital do PAN logo após a contratação!

O valor mínimo que pode ser concedido no empréstimo pessoal do PAN é de R$ 100,00.  Ele pode ser contratado para ser pago de 2 a 24 parcelas.

O QUE ACONTECE SE PEGAR UM EMPRÉSTIMO E NÃO PAGAR?

É realmente muito importante analisar se você terá condições de cumprir com esse compromisso. Isso porque, uma vez que você não paga o empréstimo, seu nome volta a ficar sujo e, mais uma vez, você estará diante de uma “bola de neve de dívidas”.

Com seu nome mais uma vez sujo no SPC ou no Serasa, você terá ainda mais dificuldade em conseguir um novo empréstimo, além de não conseguir abrir crediários, por exemplo. Corre o risco, até mesmo, de perder algum bem que tenha, caso tenha colocado como garantia em alguma dessas operações de crédito.

Precisa de dinheiro para colocar a sua vida financeira em dia e se livrar do nome sujo? Consiga empréstimo na hora, pelo celular e sem pegadinhas. Contrate agora com o Banco PAN!