O que você vai ler neste artigo:

 

Usuários da plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia, elaborada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), começam a receber recompensas a partir desta terça-feira (15), Dia do Consumidor. 

Os benefícios valem para quem concluir as trilhas de aprendizado e interagir com o conteúdo multimídia da plataforma.

Funciona assim: a cada etapa concluída, o usuário acumula pontos virtuais, que podem ser trocados por benefícios ofertados pelos bancos cadastrados. Veja alguns exemplos: 

  • assessoria financeira;

  • cupom de compras em lojas parceiras; e 

  • desconto ou melhores taxas em renegociação de dívidas.

Para visualizar esses pontos, basta que o usuário se conecte ao banco com o qual tem relacionamento no menu “incentivos” ou “relacionamento”, dentro do perfil, após concluir o cadastro na plataforma.

O objetivo da iniciativa é estimular o engajamento na plataforma e, assim, ampliar o conhecimento sobre finanças pessoais e educação financeira.

CONHEÇA A PLATAFORMA MEU BOLSO EM DIA

Lançada pela Febraban e pelo Banco Central no dia 3 de novembro de 2021, a plataforma Meu Bolso em Dia usa inteligência artificial para oferecer recomendações personalizadas sobre planejamento financeiro, de acordo com o perfil de cada pessoa. 

O conteúdo de educação financeira foi criado por especialistas em finanças pessoais e comportamento do consumidor. Há materiais disponíveis na plataforma em diversos formatos.

Esses materiais abordam temas como solução de dívidas, investimentos e relação com o dinheiro numa linguagem acessível a pessoas de diferentes faixas etárias. 

A plataforma também tem recursos interativos, tarefas e simuladores para que as pessoas possam colocam em prática o que forem aprendendo sobre finanças. 

 

Uma outra novidade é o uso da ferramenta chamada Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (ISFB). Por meio dela, é possível fazer um diagnóstico da saúde financeira do consumidor. Assim, é também possível criar estratégias para economizar uma grana. 

Para quem busca renegociar dívidas, por exemplo, “a plataforma pode ajudar a mapear sua vida financeira e a desenvolver um plano sustentável e duradouro de pagamento”, diz um comunicado da Febraban.

Vale lembrar que a plataforma Meu Bolso em Dia é aberta e gratuita. O aprendizado começa por um diagnóstico pessoal a partir do ISFB, em comparação com a média dos brasileiros. Assim é definido o perfil do usuário. 

A pessoa que utilizar a plataforma vai percorrer os seguintes conceitos financeiros:

  • Orçamento pessoal e familiar

  • Poupança e investimento

  • Uso do crédito

  • Planejamento para o curto, médio e longo prazos

A plataforma conta ainda com recursos de gamificação e engajamento do usuário. A gamificação é um processo de tornar lúdica a navegação. A palavra vem de “game” (que quer dizer “jogo”, na tradução). 

Aproveitando o gancho, veja ainda quais são as vantagens de um refinanciamento do empréstimo consignado e, assim, entenda como funciona essa modalidade de crédito para avaliar se é uma boa medida no seu caso.