Abertas as inscrições para a Feira do Empreendedor do Sebrae

Evento gratuito traz oficinas e cursos para ajudar donos de pequenos negócios. Saiba como se inscrever

Renda
Extra
Por Redacao PAN

Donos de pequenos negócios em busca de alternativas de crédito, serviços financeiros em geral e renegociação de dívidas têm uma oportunidade daqui a um mês: a Feira do Empreendedor, evento 100% online e gratuito para todo o país.

Parceria entre o Sebrae e o Serasa, o evento acontece entre os dias 23 e 27 de outubro. Ele terá uma área virtual chamada “Espaço Retomada”, que será destinada especialmente a empreendedores que procuram soluções inovadoras em gestão empresarial, informações sobre crédito consciente e serviços financeiros adequados para o próprio negócio. 

“Pensamos nos empreendedores que neste momento de retomada buscam soluções para negociar dívidas, obter informações sobre linhas de crédito ou que precisam de orientação para ajustar a gestão financeira da empresa”, declarou num comunicado a analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Cristina Araújo. 

Os conteúdos voltados ao crédito consciente e aos programas de governo relacionados ao crédito poderão ser acessados por palestras e  oficinas. Ainda serão disponibilizados por e-books (livros virtuais), que podem ser baixados para leitura.

No Espaço Retomada, os empreendedores serão direcionados para acessar palestras e oficinas online, previstas na programação ao longo dos 5 dias. Ainda terão suporte do Sebrae por canais de atendimento, entre eles, chat e WhatsApp.

O Sebrae também vai liberar o acesso a materiais para download, como guias, cartilhas e e-books sobre crédito consciente, crédito emergencial e acesso ao crédito para o Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo.

Outro atrativo é a possibilidade de os empreendedores acessarem um quiz para diagnosticarem a situação do próprio negócio. Uma vez feito esse diagnóstico, poderão ser direcionados para conversar online com um atendente de um banco parceiro do evento. 

O diagnóstico a partir do quiz ajudará o empreendedor a receber aconselhamentos de acordo com o seu perfil, sua localidade e estágio de seu negócio. É uma espécie de atendimento personalizado, totalmente online e gratuito. 

Saiba como se inscrever e a programação da Feira do Empreendedor

Imagem mostra um homem mexendo no laptop com uma mão e no celular com a outra

Para se inscrever nesse evento gratuito e online oferecido pelo Sebrae, basta acessar o site da Feira do Empreendedor

No primeiro dia do evento, o painel “Score de Crédito” terá a presença do diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, e do diretor da Serasa, (empresa especializada em análise de crédito), Cleber Genero, que atua como vice-presidente de Pequenas, Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experience. 

Haverá ainda participações dos representantes da Serasa, Jenifer Lau e Rafael Antônio, com mediação da analista de Competitividade do Sebrae, Bruna Rodrigues. 

Nos outros dias estão previstos 4 TED Talks (palestras com especialistas em diversos assuntos), com os seguintes temas: negativação, recuperação de dívidas, política de crédito e sua importância, monitoramento e automonitoramento.

O evento também vai marcar a parceria entre Sebrae e Serasa. Desde março, as duas instituições fazem um trabalho voltado a empreendedores sobre recuperação de dívidas, acesso a crédito, gestão financeira, prevenção a fraudes, marketing e vendas. Os conteúdos estão aqui.

Cursos pelo WhatsApp e Telegram
Imagem mostra a mão de uma pessoa exibindo a tela do celular, que tem uma pasta que mostra 6 aplicativos: Parler, WhatsApp, FaceTime, Twitter, Telegram e Podcasts

Entre muitas iniciativas, o Sebrae lançou também uma ferramenta de cursos online e gratuitos pelo Telegram e WhatsApp. 

Assim, quem estiver interessado em fazer cursos relacionados a empreendedorismo (mais especificamente, pequenos negócios), poderá fazer aulas pelos aplicativos de mensagens.

Um robô programa pelo Sebrae conversa com você, quando entra em contato pelos aplicativos de mensagem. Assim, você pode escolher qual curso fazer. O material é enviado por textos, áudios ou vídeos, dentro do próprio WhatsApp ou Telegram.   

Neste artigo, você encontra o passo a passo e os cursos disponíveis por esses canais. Boas aulas!