Feriados nacionais: 2022 terá somente um descanso prolongado

Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais, mas pontos facultativos. Outras datas festivas são de estados e municípios. Veja lista

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Todos os anos, em meados de dezembro, o Ministério da Economia publica uma portaria com a lista dos feriados nacionais do ano seguinte. Esse documento serve como balizador para todos os segmentos da economia, especialmente do ponto de vista trabalhista.

A lista de feriados nacionais em 2022 saiu na portaria 14.817, publicada em 22 de dezembro no Diário Oficial da União. Nela, é possível constatar que, em 2022, os brasileiros terão apenas um “feriado prolongado”, com emenda no fim de semana: a Paixão de Cristo, no dia 15 de abril. Mas esse feriado sempre cai de sexta-feira.

Além dos feriados, a lista inclui as datas que são consideradas “pontos facultativos”, quando servidores federais poderão ou não trabalhar. Mas, nesses dias, as empresas privadas não têm necessariamente que dispensar seus funcionários. 

Entre essas datas, estão duas famosas, em que o país tradicionalmente não trabalha, seja por costume, seja porque estados e municípios definem feriados nesses dias: Carnaval e Corpus Christi.

Veja a lista dos feriados nacionais em 2022

Na lista oficial do Ministério da Economia, os feriados nacionais em 2022 são os seguintes:

  1. 1º de janeiro, Confraternização Universal - sábado;

  2. 15 de abril, Paixão de Cristo - sexta-feira;

  3. 21 de abril, Tiradentes - quinta-feira;

  4. 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho - domingo;

  5. 7 de setembro, Independência do Brasil - quarta-feira;

  6. 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida - quarta-feira;

  7. 2 de novembro, Finados - quarta-feira;

  8. 15 de novembro, Proclamação da República  - terça-feira; 

  9. 25 de dezembro, Natal - domingo.

A lista permite ver que 2 dos feriados, o Dia do Trabalho e o Natal, serão celebrados em um domingo.

Outros 3, todos no 2º semestre, serão numa quarta-feira: Independência, em setembro, Nossa Senhora Aparecida, em outubro, e Finados, em novembro.

Fora a Paixão de Cristo, que é sempre às sextas-feiras, somente mais duas datas festivas nacionais serão mais próximas de final de semana em 2022: o Tiradentes, numa quinta-feira, e a Proclamação de República, numa terça-feira. 

Quais os pontos facultativos em 2022

Imagem mostra página de calendário com alfinetes coloridos afixados em alguns dias

Sentiu falta do Carnaval na lista de feriados nacionais? E do Corpus Christi? Pois é, eles não são considerados feriados nacionais pelo Ministério da Economia, mas sim pontos facultativos.

No entanto, as duas datas são consideradas feriados em muitas localidades, por força de decretos estaduais ou municipais.

Veja abaixo a lista de pontos facultativos nacionais oficiais de 2022. 

  1. 28 de fevereiro, Carnaval - segunda-feira;

  2. 1º de março, Carnaval - terça-feira;

  3. 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, até as 14h - quarta-feira;

  4. 16 de junho, Corpus Christi - quinta-feira;

  5. 28 de outubro, Dia do Servidor Público -  sexta-feira.

Em geral, no Dia do Servidor Público, órgãos públicos de todas as esferas - nacional, estaduais e municipais - não funcionam, salvo aquelas que são de emergência, como hospitais.

E os outros feriados que tem em minha cidade?

Provavelmente todos os anos você tem outros feriados além desses listados acima. Isso acontece porque estados e municípios também podem decretar feriados em suas áreas.

Para citar exemplos do município de São Paulo, há feriados todos os anos no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade, em 9 de julho, por ser uma data festiva estadual celebrando a Revolução Constitucionalista de 1932, e em 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. 

Já que o assunto é o próximo ano, que tal usar esses últimos dias para preparar um planejamento financeiro pessoal para 2022? Confira como fazer!