Financiamento de veículos usados cresce 9,7% em agosto deste ano

Segundo B3, crédito para compra de veículos novos recuou no mesmo período. Saiba como financiar o seu

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

O financiamento de veículos usados cresceu 9,7% em agosto, na comparação com o mesmo mês em 2020. O levantamento é da B3, a Bolsa de Valores do Brasil.

O estudo aponta que as vendas financiadas de veículos em agosto de 2021 somaram 527 mil unidades, entre novos e usados. Nesta conta, estão incluídos veículos leves (automóveis), motos e pesados no país inteiro. 

O aumento é de 4,6%, na comparação com agosto de 2020, quando os financiamentos de veículos em todo o país somaram 504 mil unidades.

No acumulado de 2021 (de janeiro a agosto), as vendas dos veículos financiados somaram 4 milhões unidades, entre novos e usados. É um aumento de 20,4% em relação a 2020 e equivale a 671 mil unidades a mais.

Por outro lado, os números da pesquisa mostram ainda que os financiamentos de veículos novos tiveram queda de 6,4% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. 

A queda é ainda maior se considerados os veículos leves. As vendas a crédito desses autos caíram 19,7% em relação a agosto de 2020.

De acordo com a B3, essa queda é reflexo da redução das vendas, que ainda estão afetadas pela falta de semicondutores, artigo difícil de encontrar no mundo todo e essencial na fabricação de automóveis novos.

Alta de financiamentos é maior para veículos com mais anos de uso

Imagem foca na parte dianteira de diversos veículos num estacionamento. Os carros estão separados por linhas do asfalto, que delimitam o espaço de cada um

O levantamento da B3 apontou que o aumento de financiamentos para veículos usados foi ainda maior para aqueles com mais anos de uso.

As vendas a crédito de veículos leves, entre 9 e 12 anos de uso, cresceram 34,3%, por exemplo. Já as vendas financiadas de veículos com mais de 12 anos de uso registraram 90% de aumento

“Apesar do aumento nos números gerais, permanece a tendência de queda na compra de novos e aumento de financiamentos de veículos usados, principalmente para autos leves com maior tempo de uso”, disse Tatiana Masumoto, superintendente de Planejamento da B3,  num comunicado.

PAN financia veículos com até 20 anos de fabricação

Imagem mostra uma pessoa entregando a chave do carro para uma outra. A foto foca nas mãos de cada uma dessas pessoas, sendo que uma está entregando a chave para a outra, que está com a mão aberta virada para cima

Se você está com planos de comprar um carro usado, mas não tem o dinheiro para quitá-lo à vista, pode procurar o financiamento do Banco PAN. A instituição oferece financiamento de veículos seminovos e usados com até 20 anos de fabricação

Para comprar esse veículo por meio do financiamento de veículos do Banco PAN, o processo é simples.

Primeiro, a pessoa vai até uma das mais de 20.000 lojas parceiras do PAN em todo o país e escolhe o carro que quer comprar. Na própria loja parceira, será feita a avaliação de crédito e simulação do financiamento. 

O cliente, então, analisa as condições e escolhe a que mais combina com suas condições.

Para fechar o negócio, basta ter um documento de identificação com foto, como o RG ou a CNH. Então, vem a assinatura do contrato, que é digital. Ela pode ser feita de qualquer lugar.

Com essa etapa cumprida, basta ir à loja, pegar o carro e sair dirigindo.

Para saber mais sobre as condições dos financiamentos no PAN, entre no site do banco e confira!