As festas de fim de ano tornam os dias mais corridos para muita gente. É este o caso de quem precisa ir aos bancos ou agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo. Os horários serão reduzidos e modificados por causa do Natal.
No caso das agências bancárias, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que as agências poderão se organizar em horários diferentes na véspera do Natal, nesta sexta-feira (24). A organização ocorre conforme cada estado e município. Veja abaixo:
-
Estados com horário igual ao de Brasília: 9h às 11h (hora de Brasília)
-
Estados com diferença de 1 hora em relação à de Brasília: 9h às 11h (hora de Brasília)
-
Estados com diferença de 2 horas em relação à de Brasília: 10h às 12h (hora de Brasília)
No dia 25 de dezembro, que é um sábado, todos os bancos estarão fechados. O mesmo vale para o dia 26, que é domingo.
A Febraban esclarece que “os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte”.
Ainda segundo a entidade, “normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais”.
Por causa da redução do expediente bancário, é importante que o público não deixe para cima da hora o pagamento de contas. Assim, evita filas e outros imprevistos.
Uma forma de simplificar a vida é usar os serviços digitais, que continuarão funcionando normalmente.
Quem tem conta digital no PAN consegue pagar as contas mesmo no feriado. Basta entrar no aplicativo da conta e realizar seu pagamento, seguindo as instruções que o próprio app fornece.
-
Leia também: Como abrir sua conta digital no PAN
INSS também terá redução de horário de funcionamento
Não são apenas os bancos que terão o horário de funcionamento reduzido nos próximos dias.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que, nos dias 24 e 31 de dezembro – véspera de Natal e Ano Novo – as agências de atendimento irão funcionar das 7h às 13h.
Mas atenção: o funcionamento vale para atendimentos previamente agendados.
Além disso, a Central 135 também terá mudança no horário de atendimento nesses mesmos dias, 24 e 31. Será das 7h às 19h.
O INSS informou que os segurados que precisarem de serviços e requerimento de benefícios poderão usar o site ou aplicativo Meu INSS.