O que você vai ler neste artigo:

IGP-M cai 0,95% em setembro, aponta FGV

Indicador macroeconômico funciona como parâmetro para reajuste de preços em diferentes setores

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

03.10.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

 

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,95% em setembro, após queda de 0,70% em agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (29/09). A queda foi maior do que indicava a média da pesquisa Projeções Broadcast, de -0,89%, com estimativas de -1,10% a -0,20%. Abrangente por incluir setores variados, o IGP-M serve como parâmetro para avaliar o cenário atual da economia brasileira e da inflação do país. 

A FGV pontua que a inflação acumulada em 12 meses pelo IGP-M teve um desempenho de 8,59% para 8,25%, abaixo da estimativa intermediária do levantamento, de 8,31%. No ano de 2022, o indicador acumula alta de 6,61%. 

A deflação do IGP-M de setembro foi ajustada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que caiu 1,27%, ante queda de 0,71% em agosto. O índice de preços no atacado acumula variação de 8,59% em 12 meses. 

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), por sua vez, teve queda de 0,08%, ante deflação de 1,18% em agosto, com inflação acumulada de 5,59% em 12 meses. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) recuou de 0,33% para 0,10%, de acordo com a FGV. A alta acumulada em 12 meses é de 10,89%. 

Para o cálculo do IGP-M foram comparados os preços coletados no período de 21 de agosto a 20 de setembro deste ano (período de referência) com os preços coletados do período de 21 de julho a 20 de agosto deste ano (período base), segundo a FGV.

O QUE É IGP-M

IGPM_2.png

É o Índice Geral de Preços do Mercado. Como o nome sugere, é um índice que acompanha e indica qual é a variação dos preços praticados no mercado. A FGV diz que é por meio dele que é possível saber se houve aumento (inflação) ou diminuição (deflação) em determinado período. 

Especialistas consideram ele um dos principais indicadores da economia e um forte termômetro para entender quanto o seu dinheiro vale no período. Se há inflação, isso significa que os preços subiram de forma geral e, portanto, você perde poder de compra. 

  • Leia mais: Para que serve o IGP-M?

COMO A FGV CALCULA O IGP-M

O IGP-M é calculado todos os meses e, para chegar a ele, os pesquisadores consideram os preços de diversos itens de consumo (como vestuário e comida), produtos agrícolas e também do transporte, por exemplo. 

A ideia é acompanhar a variação dos preços durante determinado período e identificar qual foi a variação deles, ou seja, se aumentaram ou se diminuíram. Quanto maior for a diferença em relação ao mês anterior, maior ou menor será esse indicador. 

INDICADOR DE ALUGUEL

IGPM_3.png

Como indicador macroeconômico, o IGP-M é o principal parâmetro utilizado na atualização dos preços dos aluguéis, o que ocorre anualmente. Considerado por imobiliárias e construtoras como um indexador de contratos, o percentual anual divulgado pela FGV serve como bússola para o reajuste dos valores para locadores e locatários. 

Em termos práticos, o valor do aluguel em 2023 será atualizado com base no IGP-M anual deste ano. Outros setores, como energia, educação, seguros e saúde também se baseiam pelo índice.  

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSIGPMINFLAÇÃO

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: