O que você vai ler neste artigo:

Enem 2021: Inscrições começam nesta quarta-feira (30)

Para quem não for isento de cobrança, taxa é de R$ 85; saiba como se inscrever

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

30.06.2021

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 a partir desta quarta-feira (30). A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A inscrição vai até o dia 14 de julho. As provas já têm data marcada: vão ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro. 

A taxa de inscrição no Enem é de R$ 85 para que não for isento da cobrança. O pagamento é feito por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

Vale lembrar que quem quiser fazer o exame precisa se inscrever, mesmo que tenha tido o pedido de isenção de taxa aprovado. Quem teve aprovação da justificativa de ausência na prova anterior também precisa se inscrever.

Como fazer a inscrição?

A inscrição no Enem é bem simples. Veja abaixo o passo a passo.

  1. Os candidatos interessados devem acessar a Página do Participante

  2. Ao acessar a Página do Participante, haverá um botão “Inscrição”. Clicando nele, um robô pedirá o CPF e a data de nascimento antes de dar prosseguimento à inscrição. 

  3. Em seguida, é possível continuar o processo de inscrição ao acrescentar outras informações pessoais, como o nome do pai, o sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, estado, município, CEP e número da residência.

  4. O Inep perguntará se você precisa de algum recurso de acessibilidade (para quem tem deficiência ou precisa de condições especiais para fazer a prova).

  5. O Inep também perguntará qual idioma estrangeiro da sua preferência (inglês ou espanhol).

  6. Ainda é necessário dizer se você já concluiu o ensino médio, se estudou em escola pública ou privada, com ou sem bolsa, entre outras informações. 

  7. Também há um formulário socioeconômico, com a finalidade de ter mais informações sobre o público que realizará a prova. São 25 perguntas.  

  8. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-616161.

  9. Leia também: Cadastro Único: o que é e para que serve

Enem 2021 terá prova digital
Uma estudante sentada num sofá azul mexe no laptop que fica sobre uma almofada amarela em seu colo

Assim como na última edição, também será possível realizar o Enem na edição desta vez em formato digital (no computador) ou impresso (prova em papel). 

  • É exclusivo para concluintes do Ensino Médio em 2021 ou para quem já concluiu o Ensino Médio em anos anteriores;

  • Tem um número limitado de vagas por Estado e Município, que serão preenchidas por quem se inscrever primeiro;

  • Não permite alteração de opção para o Enem impresso após conclusão da inscrição;

  • Haverá atendimento especializado para todos os participantes; no entanto, os recursos de acessibilidade disponibilizados serão a Prova Ampliada (fonte de letra e imagens no tamanho 18), a Prova Superampliada (fonte da letra e imagens no tamanho 24), a Sala de Fácil Acesso, o Tempo Adicional e/ou Intérprete de Libras. Os demais recursos de acessibilidade serão assegurados no Enem impresso;

  • Para todos os participantes será disponibilizada a funcionalidade de alto contraste.

Pedidos de isenção de taxa do Enem

A possibilidade de pedido de isenção de taxa começou no dia 17 de maio e durou até o dia 28 daquele mês. Já houve a divulgação preliminar dos pedidos que foram aceitos no último dia 9. 

Para consultar, os participantes devem acessar a página do participante do Inep, com a senha de acesso pessoal cadastrada anteriormente.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSENEMRENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: