O que você vai ler neste artigo:

Entenda as novas regras do WhatsApp, que entram em vigor em 15 de maio

Empresa diz que usuários que não aceitarem novos termos do aplicativo terão uso limitado

ARTIGOS

 • 

6min. de leitura

 • 

11.05.2021

 

controle
seus gastos

PorRodrigo Chiodi

Quem usa aplicativos de mensagens precisa ter atenção às novas regras do WhatsApp, que vão entrar em vigor a partir do próximo dia 15 de maio. Isso porque a empresa afirma que vai limitar o uso da ferramenta para usuários que não aceitarem os novos termos de uso do aplicativo.

As mudanças acontecem em meio a discussões sobre privacidade de dados e segurança. Vale lembrar, por exemplo, que golpes no WhatsApp não são difíceis de acontecer e podem levantar dúvidas sobre a segurança do aplicativo em relação às informações de quem o usa.

Ao mesmo tempo, o WhatsApp é muito popular no Brasil: 98% das pessoas que possuem smartphone no país têm o aplicativo instalado, segundo a empresa Opinion Box. Por isso, a mudança das regras impacta milhões de pessoas por aqui.

Entenda as novas regras do WhatsApp e veja o que acontece com quem não aceitar as mudanças.

Quais são as novas regras do WhatsApp?

No começo de 2021, o WhatsApp anunciou que faria mudanças em suas regras de privacidade (mais exatamente, nos Termos de Serviço e Política de Privacidade do aplicativo).

Entre as principais alterações está o compartilhamento de dados de usuários do aplicativo com o Facebook. Em 2014, o Facebook comprou o WhatsApp e os aplicativos passaram a trocar dados de usuários.

“O Facebook e outras empresas do mesmo grupo também podem usar dados do WhatsApp para fazer sugestões (por exemplo, de amigos, de contatos ou de conteúdo interessante) e mostrar ofertas e anúncios relevantes”, afirma o WhatsApp.

A empresa diz que, entre as principais mudanças, estão a possibilidade de usuários conversarem com mais empresas pelo WhatsApp para resolver assuntos com mais agilidade e, também, que mais detalhes sobre coleta e uso de dados serão fornecidos a partir de agora. 

O WhatsApp pode acessar conversas?

Mulher de máscara sentada em ônibus olha para celular que segura em suas mãos, alusão a novas regras do whatsapp

O aplicativo afirma que, mesmo com a mudança nos termos de privacidade, “conversas pessoais continuam protegidas com a criptografia de ponta a ponta”.

“O WhatsApp e o Facebook não podem ler nem ouvir o conteúdo dessas conversas. O Facebook não usará suas mensagens do WhatsApp por qualquer motivo que não seja nos auxiliar na operação e na execução dos Serviços”, diz a empresa.

O que acontece a quem não aceitar novas regras do WhatsApp?

A data limite para aceitar os novos Termos de Serviço e Política de Privacidade é o próximo sábado, 15 de maio. Nenhuma conta será apagada e ninguém vai perder acesso aos recursos do WhatsApp devido à atualização, diz o aplicativo.

O que acontecerá a partir de então é:

  • Durante semanas depois da atualização, o WhatsApp vai exibir notificações como lembrete para que usuários aceitem as novas regras. Ao mesmo tempo, recursos serão limitados;
  • Usuários não poderão acessar a lista de conversas, apenas atender chamadas de voz e vídeo. As conversas podem ser acessadas apenas pelas notificações da tela do celular;
  • Depois de “algumas semanas de uso limitado dos recursos”, o WhatsApp informa que não será mais possível receber chamadas e notificações. “O WhatsApp não enviará mais mensagens e chamadas para seu celular”, diz a empresa.

Órgãos públicos brasileiros, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), a Senacom (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça) e o MPF (Ministério Público Federal) pediram que essas mudanças sejam adiadas para analisarem se as novas regras prejudicam os usuários, segundo a Agência Brasil.

É importante lembrar que as mudanças acontecem dias depois do lançamento da função de pagamento no aplicativo, que será liberada aos poucos para os usuários e pode se tornar mais uma opção popular para transferência de dinheiro. Saiba como usar o recurso de pagamento no WhatsApp de forma segura.

 

PALAVRAS-CHAVE

CONTROLE SEUS GASTOSWHATSAPP

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: