O que você vai ler neste artigo:

Saiba quando você pode precisar de um avalista

O avalista pode ser útil em algumas situações relacionadas a dinheiro

ARTIGOS

 • 

8min. de leitura

 • 

30.06.2021

 

mais crédito
para você

PorRedacao | Millena PAN

Além de saber o que é avalista, é fundamental entender as situações em que esse recurso pode ser acionado. Isso acontece principalmente em casos nos quais é preciso dar uma garantia a um banco ou outra instituição financeira para obter mais crédito. 

Mesmo não sendo uma figura comum na área de crédito, ainda é possível encontrar situações nas quais um avalista pode ser uma alternativa positiva para quem está em busca de um empréstimo ou financiamento. Afinal, nessas horas toda ajuda é bem-vinda, certo?

Mas é fundamental entender o que é um avalista, qual a sua atuação junto a quem está em busca de crédito e em quais casos ele pode ser utilizado. Afinal, a depender da situação, você pode aproveitar outros recursos para comprovação de garantia. 

Entenda mais sobre quando você pode precisar de um avalista e o que ele faz.

Qual é a função de um avalista?

Quem é avalista aceita a responsabilidade de quitar um empréstimo ou financiamento que outra pessoa pediu. Dessa forma, a função de um avalista é assumir o pagamento da dívida que alguém fez. Seu papel é ser uma garantia pessoal a bancos e instituições financeiras que forneceram o crédito, em forma de empréstimo ou financiamento.

Avalistas dão o seu aval (que é a sua assinatura) e se declaram com condições de arcar com os valores referentes a empréstimos solicitados por terceiros. Isso, claro, apenas se a pessoa que pediu não conseguir pagar a dívida e acabar inadimplente.

Vale lembrar que um avalista não assina o mesmo contrato de empréstimo ou financiamento de quem pediu o crédito, mas sim concede seu aval em um contrato de crédito ou título.

Por isso, os avalistas não pagam juros e taxas relacionados ao crédito, ao contrário de quem é fiador, por exemplo.

Se o empréstimo não for pago, a 1ª opção de contato do banco para realizar o pagamento da dívida será o avalista. Logo, a pessoa que é avalista tem a função também de falar com a instituição financeira caso esta não receba os valores que devem ser pagos por parte de um devedor.

O mesmo acontece em caso de falecimento da pessoa que possuía a dívida: é o avalista quem continuará pagando pelo empréstimo.

Por fim, o avalista poderá cobrar (inclusive de forma judicial) a pessoa que fez a dívida e não pagou. Porém, ele pode ter que pagar a dívida de todo jeito, mesmo se o devedor não quitar o valor para o avalista.

Por isso que existem requisitos para alguém cumprir o papel de avalista:

  • Ser maior de idade;

  • Ter bom histórico de crédito;

  • Ter renda e patrimônio suficientes para pagar a dívida que for deixada em caso de inadimplência.

Em geral, avalistas são pessoas próximas de quem deseja o financiamento ou empréstimo, afinal é um papel de extrema importância e responsabilidade.

Casos em que um avalista pode ser usado
 Duas pessoas conversam enquanto estão sentadas em uma mesa. Na imagem, elas aparecem do pescoço para baixo. Uma está no centro da imagem e veste camisa social manga longa branca, a outra está à direita da imagem, veste camisa social manga longa com listras amarelas e segura papéis enquanto assina em uma folha

Existem algumas situações nas quais você pode precisar de um avalista. 

  1. Para pedir empréstimos, especialmente de alto valor

Contar com um avalista para pedir empréstimos pode acelerar e facilitar a transação, desde que toda a documentação do avalista seja aceita pelo banco ou instituição financeira. 

Afinal, caso esteja tudo de acordo com o que foi solicitado pela instituição, ela pode conceder o crédito com mais facilidade, já que conta com a garantia de que alguém (no caso o avalista) pagará aquela dívida caso o devedor fique inadimplente.

Isso pode ser uma vantagem especialmente em empréstimos de alto valor, que trazem mais riscos para o banco caso a dívida não seja paga. Com a segurança trazida pelo avalista, a obtenção do crédito é mais provável.

  1. Para entrar em financiamento de imóveis

Quem é avalista também pode ajudar pessoas que estão em busca de um financiamento imobiliário, mas que não possuem dinheiro, propriedades, renda ou garantias suficientes para comprovar que podem assumir esse financiamento e, principalmente, pagar a dívida.

Nessa situação, o avalista entra com seu aval para mostrar ao banco que pode ser acionado caso o financiamento não seja pago. Além de valores que podem ser altos, o financiamento é uma dívida de longo prazo, que pode durar anos. 

Por isso, o banco precisa ter garantias de que não ficará no prejuízo, e o avalista aparece como uma figura que dá segurança para o banco conceder o financiamento imobiliário para alguém.

  1. Quando não há outras maneiras de dar garantias
    Mulher olha com atenção para celular enquanto segura cartão. Ela é branca, veste hijab azul marinho e roupa azul claro de manga longa, usa máscara e está sentada diante de mesa de escritório cinza, com janela ao fundo, em desfoque

No mercado de crédito, existem algumas maneiras de alguém mostrar que possui capacidade de quitar a dívida. São as garantias, uma espécie de compromisso assumido em uma transação. 

Dessa forma, quem pega um empréstimo ou faz um financiamento tenta demonstrar que pode honrar o pagamento dessa dívida de diferentes formas. Entre as que existem pelo mercado, estão:

  • Fiador (principalmente no caso de contratos de aluguel);

  • Hipoteca;

  • Penhor;

  • Avalista.

Isso diminui o risco de inadimplência na visão da instituição financeira ou banco. Assim, no caso do avalista, existirá alguém que dará o seu aval para ser cobrado e quitar a dívida caso a pessoa que peça o crédito não faça o pagamento do empréstimo ou financiamento.

Essa é uma garantia importante que diminui riscos de inadimplência e aumenta as chances de que o crédito seja concedido.

Portanto, caso não haja outras maneiras de comprovar que você tem condições de arcar com uma determinada dívida de empréstimo ou financiamento, contar com um avalista pode ser importante para isso.

Agora que você entendeu melhor a função de um avalista para conseguir crédito, veja quais cuidados tomar na hora de pegar um empréstimo!

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSAVALISTAMAIS CRÉDITO PARA VOCÊ

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: