X

Receba nossa
newsletter:

Quais assuntos você tem interesse?

Cadastro realizado

Erro no cadastro

Selecione seus interesses

Assinar a Newsletter

O que é Cartão Contactless e como usar?

Mais crédito
para você
Por Rodrigo Chiodi
Você talvez já tenha visto uma pessoa ao seu lado fazer uma compra e, na hora de pagar, simplesmente colocar o cartão perto da maquininha e... pronto. A conta foi paga sem precisar digitar senha nem nada. Se você não viu isso acontecer, em breve vai ver. Aliás, talvez não demore para você ter um cartão assim.

Esse tipo de cartão se chama contactless. O nome parece complicado mas, em inglês, ele significa “sem contato”. Ou seja, não é preciso nem mesmo encostar o cartão na famosa maquininha do “crédito ou débito”. É só aproximá-lo a uma distância menor do que 4 centímetros que ele funciona. 

As maquininhas que têm a função “sem contato” habilitadas são identificadas pelo símbolo do contactless, que não é exatamente igual, mas é parecido com o sinal de wi-fi. Se o seu cartão tiver esse sinal de contactless e a maquininha do comércio onde você fizer a compra também, você pode usar essa função. Mas preste atenção aos seguintes limites de uso: 
  • Se a sua compra for de até R$ 200, você pode usar a função “sem contato” sem precisar digitar a senha.
  • Se a sua compra for mais que R$ 200,00, você não vai poder usar a função “sem contato”. Ou seja, a compra vai precisar ser feita do jeito tradicional, inserindo o cartão na maquininha e digitando a senha. 
Em algumas cidades do Brasil, o cartão contactless é aceito para pagar o ônibus. Basta aproximar o cartão da catraca e pronto. Em São Paulo, por exemplo, o teste começou a ser feito no transporte público e deve se estender em breve para todo o Brasil.

Comentários

0 comentários