O que você vai ler neste artigo:

Quem quer fazer um bom planejamento financeiro tem que saber direitinho o que considerar na hora de fazer uma compra usando cartão de crédito ou débito. Afinal, essas duas modalidades de pagamento são muito comuns. Como mostra levantamento do Banco Central de 2019:
  • Naquele ano, o Brasil tinha 123 milhões de cartões de crédito ativos (18% a mais do que em 2018);

  • Além disso, eram 132 milhões de cartões de débito funcionando por aqui (número 14% maior do que o ano anterior).

Pode ser inclusive que você tenha os 2 meios de pagamento e use esses métodos com frequência. Até porque são uma ótima alternativa ao dinheiro em papel. Porém, quem não controla a utilização desses recursos pode se enrolar e acabar com muitas dívidas.

Para não prejudicar o seu orçamento pessoal, conseguir pagar as contas, fazer compras, realizar sonhos e aproveitar as vantagens de cada meio de pagamento, entenda as diferenças e quando é melhor comprar com cartão de crédito ou de débito.

Diferenças entre cartão de crédito e débito

O cartão de crédito é um meio de pagamento com o qual você pode fazer compras de bens de consumo ou serviços, além de fazer transferências, pagamentos e até saques em alguns casos. É emitido por uma instituição financeira, como um banco, que “empresta” um determinado valor para você usar.

Além disso, o cartão de crédito permite ainda o parcelamento do valor das compras e pague a quantia apenas nos meses seguintes.

Ou seja, com o cartão de crédito você pode comprar agora, mas o pagamento de tudo que for comprado será apenas depois, no vencimento da fatura.

Já em relação ao cartão de débito, quando fazemos compras com ele, o valor das compras é debitado da conta corrente ou digital. Dessa maneira, o dinheiro sai da conta no momento do pagamento por um produto ou serviço, e não depois.

Ao pagar com débito, você não terá fatura para pagar depois: todo o valor é descontado da conta na hora. Além disso, é usado o dinheiro disponível na conta, e não uma quantia que não está na conta, ao contrário do crédito. 

Vantagens do cartão de débito

Pagar no débito tem algumas vantagens que auxiliam no controle financeiro:

  • A compra é paga na hora, então não haverá juros relacionados a parcelamentos;

  • O dinheiro sai da conta no mesmo momento, você não precisa se preocupar em pagar nada depois;

  • O valor aparece no extrato bancário, mostrando qual o uso daquele dinheiro;

  • Você só consegue comprar o que custa menos do que seu saldo bancário (exemplo, se o saldo na conta é de 100 reais, o valor máximo para gastar será esse).

Ao mesmo tempo, quem paga no débito não consegue parcelar o valor da compra, como acontece com o crédito. Além disso, o dinheiro sai da conta na hora, então o seu saldo ficará menor naquele mesmo momento. 

Por fim, não dá para usar o cartão de débito para comprar algo que custe mais do que o saldo da conta. Exemplo: você deseja comprar um item que custa 1 mil reais, mas só tem 100 reais na conta e, por isso, não poderá pagar pela compra no débito.

Vantagens do cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado na realização de sonhos e metas. Ele tem vantagens sobre o débito, como:  

  • Dá a possibilidade de comprar na hora e obter um determinado produto no mesmo momento, mas pagar por ele apenas depois;

  • O dinheiro utilizado é um tipo de empréstimo que o banco faz para você usar, então você só usa o seu dinheiro de fato quando for pagar a fatura do cartão, na data de vencimento (dá para comprar agora e pagar 30 dias depois, por exemplo);

  • Dá para adquirir produtos ou serviços que tenham um valor mais alto (mas que estejam dentro do limite do cartão de crédito que o banco estabelecer). Exemplo: é possível comprar algo de 1 mil reais (se o limite for maior que esse valor), mesmo com 100 reais na conta;

  • Permite parcelar uma compra que , no débito, precisaria ser paga à vista, o que possibilita a aquisição de produtos ou serviços mais caros;

  • Existem cartões que contam com programas de pontos, que você acumula conforme faz compras e pode trocar por descontos e outras vantagens. Também é possível obter descontos exclusivos em compras de sites parceiros do banco utilizando o cartão de crédito.

Quando escolher cartão de crédito ou débito

A gente recomenda que você tenha bastante organização financeira ao usar tanto o cartão de crédito quanto o débito. Afinal, ambos têm vantagens, mas também alguns pontos de atenção. Sem se organizar, a chance de perder o controle do orçamento é grande.

Basicamente, é bom pensar sempre da seguinte maneira:

  • Para as suas compras do dia a dia, que são feitas todo mês ou mesmo toda semana (como farmácia, supermercado, gasolina, feira, comida etc.), e que possuem um valor mais baixo, pode ser melhor usar o cartão de débito. Assim, você compra na hora e paga no mesmo momento.

  • Se for o caso de uma compra pontual, que você faz de vez em quando ou uma única vez (compra de um eletrodoméstico, um celular, passagens aéreas ou um item de valor mais alto, que você precise mas não tenha todo o dinheiro para pagar à vista), a alternativa indicada entre as duas opções é o cartão de crédito.

Logo, não faz sentido deixar para pagar depois por compras que você fará de novo no próximo mês. Se você fizer isso, as contas podem se acumular e virar uma bola de neve que vai trazer estragos para o seu orçamento. 

Por isso, se pode pagar agora e o valor é baixo, faça a compra com o cartão de débito. Agora, se é algo pontual que pode ser parcelado, o cartão de crédito é a melhor opção. 

Para terminar, o humorista Igor Guimarães gravou esse vídeo para o canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN,  para explicar melhor como você consegue aproveitar ao máximo o seu cartão de débito ou de crédito sem cair em nenhuma presepada:

Agora que você já sabe as diferenças e vantagens do cartão de crédito e débito, conheça os cartões do Banco PAN e escolha aquele que mais combina com você!