Saiba o que é DARF e o caminho para emitir o documento

Entenda como fazer a emissão do documento na internet, onde e quando pagar

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Por Redacao PAN

 

Na hora de pagar tributos ao governo é comum você se deparar com termos desconhecidos e procedimentos que parecem muito complicados de se fazer. Uma dessas dúvidas pode estar relacionada ao o que é DARF e como emitir o documento.

Diferentemente do que pode parecer, a emissão do documento é muito simples e fundamental para quem preza por estar sempre em dia com a Receita Federal.

Saiba mais sobre o que é DARF, o caminho para emitir o documento online, como e onde pagar.

O que é DARF?
foto de um homem branco de cabelo liso preto, óculos e blusa jeans concentrado sentado diante de mesa marrom com notebook cinza. Ao fundo, plantas, estante, TV, paredes brancas e janela.

O DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é um documento criado pelo governo federal para a arrecadação de impostos, taxas e contribuições embutidas em operações financeiras. 

As cobranças mais comuns de serem pagas com o DARF são o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e PIS (Programa de Integração Social).

O documento facilita a vida das pessoas por unificar em uma única guia o pagamento desses e outros tributos que antes eram pagos individualmente.

Antes de emitir o DARF, é importante saber em qual modalidade você ou seu negócio se encaixam, se é o Simples ou o Comum.

DARF simples

A modalidade era usada por empresas que se encaixavam em um regime tributário especial e, por isso, pagavam seus impostos em um único documento. Em 2011, foi substituída pelo DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Atualmente, essa forma do DARF abarca todos os impostos municipais, estaduais e federais cobrados a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).

DARF comum

A modalidade é usada apenas para a cobrança de tributos federais, como o imposto sobre produtos importados e o PIS sobre o faturamento da empresa.

Como emitir o DARF?

foto de uma mulher negra de cabelo cacheado preto e blusa azul apoiada em balcão marrom com notebook aberto na tela da Receita Federal. Ao fundo, prateleiras e janela.

Para fazer a emissão do DARF, a Receita Federal disponibiliza o portal Sicalcweb, onde é necessário preencher os dados requisitados e fazer a impressão do documento para pagar depois.

O DARF de Imposto de Renda de Pessoa Física também pode ser emitido diretamente pelo sistema Meu Imposto de Renda.

Para a emissão do documento para o pagamento de tributos federais são solicitados os seguintes documentos:

  • Nome e telefone do contribuinte;

  • Período de apuração do tributo (prazo em que ocorre o fato gerador);

  • Número do CPF ou do CNPJ;

  • Código de pagamento;

  • Número de referência (vinculado a algum evento específico com a Receita Federal);

  • Data de vencimento;

  • Valor principal a ser pago;

  • Multa, se houver;

  • Juros, se houver;

  • Valor total (calculado automaticamente pelo programa).

Em caso de preenchimento de informação errada, a Receita Federal disponibiliza a correção por meio do sistema Redarf, onde é possível encontrar um documento criado especificamente para esse caso.

Como pagar o DARF?

Após emitir o DARF, você deve usar a guia com os tributos federais para realizar o pagamento. É possível utilizar modalidades como terminais de autoatendimento, páginas ou aplicativos dos bancos.

De acordo com o sistema utilizado para emitir o DARF, o documento pode ter código barras ou não. Você pode pagar mesmo sem código de barras no site ou no aplicativo de algum dos bancos da rede arrecadadora de receitas federais.

O caminho para o pagamento do documento depende do banco utilizado, mas em geral envolve as seguintes etapas:

  • Acesse o internet banking;

  • Escolha a opção de pagamentos oferecida pelo banco utilizado;

  • Clique em Impostos e Taxas/Impostos e Tributos;

  • Selecione DARF;

  • Preencha as informações solicitadas para concluir o pagamento.

Caso você esqueça ou por algum outro motivo não realize o pagamento dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, saiba que é possível pagar seus tributos mesmo em atraso.

Para regularizar tudo, uma nova guia para o pagamento de débitos vencidos dos tributos cobrados por meio do DARF pode ser emitida no portal Sicalcweb.

Mas vale ter atenção ao prazo porque em caso de pagamentos atrasados, a cobrança terá juros e multas acrescentados ao valor total. A multa é de 0,33% ao dia, limitada a 20% e taxa selic acumulada.

Para ficar em dia com a Receita Federal e pagar seus tributos dentro do prazo, toda facilidade conta. Para te ajudar nesse momento, saiba como usar declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.