O que você vai ler neste artigo:

Saiba o que é ecommerce e como ele pode alavancar seu negócio

Entenda o que é ecommerce, quais são as vantagens de ter um comércio eletrônico e como funciona uma loja virtual

ARTIGOS

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8min. de leitura

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29.03.2022

 

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PorRedacao | Millena PAN

Em um mundo onde tudo é cada vez mais digital, para garantir que seu negócio tenha sucesso é importante olhar para as tendências de mercado, como saber o que é ecommerce e como ele pode ser útil para sua empresa.

Essa tendência pode ser importante principalmente para os resultados e ajuda a aumentar as vendas, algo importante para qualquer empresa lucrar e crescer cada vez mais.

Saiba mais sobre ecommerce, como ele funciona e quais vantagens o comércio eletrônico traz para a sua empresa. 

O QUE É ECOMMERCE?

Ecommerce ou comércio eletrônico é o nome dado ao negócio que estrutura seu processo de compra e venda na internet, com transações comerciais efetuadas através de ferramentas online.

Para entender o que é um ecommerce, é necessário saber também as diferenças com o marketplace, que é um modelo de site que reúne diversos lojistas em uma única plataforma. 

As pessoas podem confundir marketplace com ecommerce, mas quem vende deve saber a diferença. O marketplace é um canal de vendas, enquanto o ecommerce envolve todas as operações online de compra e venda.

COMO FUNCIONA UM ECOMMERCE?

Há duas formas de entender como funciona um ecommerce: a partir da perspectiva de quem vende e de quem compra um determinado produto ou serviço por meio do comércio eletrônico. 

Para vendedores, o ecommerce permite criar páginas para  apresentar produtos e serviços, criar categorias, usar imagens e um identidade visual que ofereça uma experiência de qualidade a clientes. 

As ferramentas de ecommerce podem trazer também  um ambiente de gestão do negócio, onde é possível organizar as vendas, concentrar os pedidos e analisar o desempenho do empreendimento. 

Já para quem compra, o ecommerce é como uma grande loja online onde dá para  olhar as “vitrines”, pesquisar produtos, comparar preços e conferir opiniões de outros clientes antes de decidir pela compra. 

Como a compra é à distância e não tem como experimentar os produtos na mão, é importante que o comércio eletrônico tenha o máximo de recursos possíveis para que o público tenha uma experiência de compra positiva.

Por exemplo: sem um recurso como o de conferir as opiniões de outros clientes, o consumidor pode buscar outra loja que conta com o recurso em vez da sua.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO?

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Segundo o relatório de ecommerce brasileiro da Webshoppers free, as vendas via comércio eletrônico no país atingiram seu maior patamar histórico no 1º semestre de 2021, com mais de R$ 53 bilhões de faturamento.

O distanciamento social provocado pela pandemia também impulsionou o crescimento do ecommerce em 73,88% no Brasil em 2020, de acordo com o índice medido pelo E-commerce Brasil.

Uma das razões de o consumidor comprar pelo ecommerce é que os preços tendem a ser mais baixos, pois as lojas têm menos custos com despesas como aluguel e salário dos funcionários, por exemplo. Conheça outras vantagens.

Alcance clientes em qualquer lugar

Diferentemente de uma loja física, no ecommerce você pode atrair pessoas que estão em todo o país e aumentar consideravelmente o número de clientes.

Tenha custos menores com a empresa

O ecommerce possibilita a redução de custos operacionais com manutenção de espaço físico, aluguel, energia, salários etc. Com uma equipe pequena e boas estratégias de marketing, o negócio pode crescer sem as mesmas barreiras de uma loja física.

Ofereça mais comodidade ao público

No comércio eletrônico, o consumidor pode comprar a qualquer hora, comparar preços, tirar dúvidas sobre a descrição do produto e ler opiniões de outros clientes, o que traz pontos positivos para uma melhor experiência de compra.

Crie estratégias de marketing digital

Alinhar estratégias de marketing online com o ecommerce é mais fácil do que com o comércio físico. Com a estratégia certa para o negócio, é possível transformar seguidores das redes sociais em clientes.

Monitore resultados da empresa com mais facilidade

O ecommerce também ajuda no monitoramento do desempenho. Você pode mensurar dados sobre quais produtos tiveram mais acesso e aprimorar as estratégias de marketing para alavancar as vendas, por exemplo.

COMO FUNCIONA UMA LOJA VIRTUAL?

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Uma loja virtual é um modelo de site que permite vender produtos e serviços por meio de um endereço na internet que pode ser acessado por diferentes dispositivos, como computador e celular.

A loja é apenas um dos canais de venda do ecommerce e geralmente é um ambiente que pertence a um lojista específico, com estrutura e interface de vendas personalizadas para a gestão do negócio.

Como loja virtual não tem horário para abrir e fechar, seu funcionamento exige um sistema automatizado antifraude que recebe pagamentos. 

Em seguida, esse sistema gera a nota fiscal e informa ao vendedor que o produto precisa ser separado do estoque, empacotado e enviado ao cliente. 

Quando o produto vendido é um serviço, esse processo se torna mais simples, uma vez que dispensa a logística de entrega no endereço físico do consumidor.

Há plataformas de ecommerce que permitem monitorar o estoque e o número de pedidos.

Além disso, a loja virtual é um dos principais canais de vendas de um comércio eletrônico. É possível usar perfis em redes sociais,  e-mail marketing e outras ferramentas para conduzir clientes em potencial até a loja para a compra.

Além de aproveitar as vantagens do ecommerce, é importante evitar problemas que podem trazer prejuízos para quem vende pela internet. Por isso, confira 5 cuidados na hora de fazer vendas online.

 

 

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