O que é marketplace e como ele funciona

O modelo de negócios que conecta compradores e vendedores já é o mais usado no Brasil para vendas na internet

Renda
Extra
Por Redacao PAN

  

O marketplace é uma plataforma que conecta compradores e vendedores de produtos e serviços. É como um shopping virtual, com a vantagem de conseguir comprar o que você precisa sem ter que sair de casa.

Para ajudar a entender o que é marketplace é só lembrar daquela frase popular sobre “juntar a fome com a vontade de comer”. Assim, é possível encontrar de tudo nessas plataformas, de produtos diversos a serviços.

Mais do que uma única loja virtual (também chamada de e-commerce), o marketplace agrega diferentes lojas e lojistas em um mesmo ambiente.

Veja como um marketplace funciona, quais os tipos existentes e as vantagens que oferecem a compradores e consumidores. 

O que é marketplace

O marketplace é um grande shopping online que traz ao consumidor a facilidade de fazer compras rápidas, com preços atrativos e sem sair de casa. 

Ele funciona com uma plataforma que reúne diferentes lojas e marcas que oferecem produtos e serviços a um público indeterminado de compradores.

A diversidade é tanta que é comum encontrar o mesmo produto sendo vendido a preços diferentes, o que estimula a concorrência e ajuda o comprador a economizar dinheiro.

Esse tipo de modelo de negócios está cada vez mais aquecido. Segundo um dos principais relatórios do comércio eletrônico Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020.

Com a pandemia, os brasileiros estão mais dispostos a realizar compras online, como revelou pesquisa recente encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Outra pesquisa, essa da FecomercioSP, revelou que o comportamento deve continuar mesmo depois que a covid-19 estiver sob controle.

Como funciona um marketplace

 foto mostra tablet sendo usado por uma pessoa. Só as mãos aparecem e o destaque é a tela de produtos da Loja PAN.

São 3 grupos principais de pessoas que operam a plataforma. Um deles é formado por vendedores ou prestadores de serviço que cadastram seus produtos na plataforma. 

Além de preços competitivos, eles devem fornecer o máximo de detalhes sobre o que estão vendendo, como fotos, dimensões, marcas e cores.

Há o grupo dos compradores, que acessam as plataformas gratuitamente para ter acesso a uma infinidade de produtos e serviços. É possível comparar ofertas, pedir orçamentos, ver e enviar avaliações de lojistas e profissionais.

Por meio de mecanismos de buscas e dos filtros, consegue encontrar mais facilmente pelo que procura. Algumas plataformas também oferecem sugestões personalizadas que levam em conta o padrão de consumo da pessoa que está consultando.

O terceiro grupo envolvido em um marketplace é o de administradores da plataforma, responsáveis por gerenciar todos os vendedores, atrair fornecedores e clientes e coordenar sistemas de pagamento. 

Geralmente, o gestor ou dono do marketplace cobra taxas e comissões a cada negócio concluído.

Vantagens do marketplace

foto de notas de 100 reais e uma de 50 reais em cima de teclado de computador, com dedo de uma pessoa digitando ao lado das notas.

Algumas delas nós já citamos aqui, como praticidade para concluir as compras sem sair de casa, comparação de preços e ver e enviar avaliações das lojas e profissionais cadastrados na plataforma. 

Há também algumas ferramentas que permitem ao consumidor receber parte do valor investido na compra ou convertê-lo em créditos para novas transações, o chamado cashback.

Os vendedores também levam vantagem, já que os marketplaces atraem muitas pessoas, aumentando a visibilidade dos produtos e serviços ofertados e, consequentemente, as chances de venda. 

Além disso, não precisam correr atrás de clientes, já que é a ferramenta que conta com mecanismos para atrair consumidores.

Vale dizer que, geralmente, os marketplaces contam com um intermediador financeiro para garantir a segurança das transações comerciais para ambos os lados, outra boa vantagem a ser mencionada.  

Tipos de marketplace

Você já sabe o que é marketplace, mas talvez se surpreenda ao descobrir que existem vários tipos desse modelo de negócio, com variações de segmento, categoria de produtos e público-alvo. Conheça a seguir os principais deles.

  • Marketplace B2C: a sigla se refere ao termo em inglês Business to Consumer. Esse modelo é o mais tradicional, no qual lojas e empresas vendem seus produtos e serviços diretamente para o consumidor final.
  • Marketplace B2B: a sigla se refere ao termo em inglês business to business. Isso significa que as plataformas desse tipo promovem a conexão entre empresas e fornecedores para que produtos e serviços sejam comercializados entre eles.
  • Marketplace C2C: nessa modalidade, as relações comerciais são estabelecidas entre consumidores (daí a sigla, que significa Consumer to Consumer). Plataformas desse tipo fazem a intermediação entre pessoas que querem vender seus produtos ou serviços e aqueles que querem comprar. 
  • Marketplace de nicho: a diferença aqui é que, em vez de reunir produtos e serviços diversos, as plataformas de nicho reúnem negócios de um segmento especializado e atendem a necessidade de um público-alvo específico.  

Diferenças entre marketplace e e-commerce

foto destaca tela de notebook sendo usada por uma pessoa. Apenas as mãos dela aparecem.

Já mencionamos a principal diferença entre esses dois modelos de negócio, mas vale a pena aprofundar o tema. Enquanto o marketplace reúne lojas diferentes, o e-commerce é uma única loja ou fornecedor virtual, que trabalha com estoque próprio.

Nessa modalidade, o empreendedor fica encarregado por administrar as vendas, o estoque, a logística e as formas de pagamento. 

Como os negócios ficam atrelados à própria capacidade de produção e atendimento da loja virtual, o alcance é limitado, em comparação aos marketplaces, que contam com uma base de consumidores muito maior e diversa acessando a plataforma.

Agora que você já sabe tudo sobre o tema, vai poder testar com propriedade plataformas desse tipo para suas próximas compras. O PAN também oferece um marketplace com os mais variados produtos e descontos bastante atrativos. Clique aqui e conheça a plataforma, disponível para clientes da conta digital PAN.