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Quem tem um negócio sempre deve pensar em como melhorar as vendas, principalmente em tempos de crise nos quais a atividade comercial é impactada pela alta de preços ou queda no consumo, por exemplo.

Aplicar formas de aumentar as suas vendas é fundamental para fazer a empresa sobreviver, ainda mais em momentos difíceis. Durante a pandemia, por exemplo, quase 10 milhões de pessoas deixaram seus empreendimentos em 2020 por causa da crise.

Para continuar com a empresa em pé, superar desafios e prosperar cada vez mais no mundo do empreendedorismo, é importante pensar em como vender mais. Dá para fazer isso com algumas ações e nem todas envolvem dinheiro. Saiba mais!

COMO MELHORAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA

  1. Faça um bom planejamento de negócios

 

O plano de negócios é um documento estruturado que indica aspectos como metas da empresa, o dinheiro disponível para ser usado na atividade e as despesas previstas. Na parte das metas, uma delas pode ser aumentar as vendas.

É importante que a meta seja possível de realizar e que esteja apresentada em números ou aumento percentual. Por exemplo: “aumentar as vendas em 10% em relação ao ano anterior, entre janeiro e dezembro deste ano”.

  1. Realize vendas em sites ou lojas online

Comprar em sites ou lojas online é uma tendência que veio para ficar, ainda mais após a pandemia.  Por isso, vale a pena criar um site ou mesmo estar em um marketplace, que conecta quem vende com quem deseja comprar pela internet.

É possível ampliar as vendas, ainda mais se os seus produtos puderem ser enviados para qualquer lugar. Apesar das vantagens, é necessário ter atenção para evitar fraudes, extravios e outros riscos que podem trazer prejuízos durante uma venda online.

  1. Invista em capacitação, sua e de funcionários

A capacitação é outra ferramenta importante para aumentar as vendas de uma empresa. Isso vale tanto para quem trabalha de forma autônoma quanto para quem possui uma equipe.

Cursos relacionados a técnicas de vendas, atendimento ao público e criação e gestão de loja online são alguns que podem ensinar maneiras de vender mais. Existem opções gratuitas, como as do Sebrae.

  1. Entenda o que seu público-alvo e clientes querem

Saber o que o público espera de seus produtos e serviços é importante para entender o valor que as pessoas enxergam naquilo que a sua empresa oferece e, principalmente, para que ela possa vender exatamente o que o público precisa.

É possível fazer isso por meio de perguntas diretas para clientes, para pessoas do seu círculo social ou mesmo por meio de questionários online e formulários do Google, sem contar que as redes sociais também podem ajudar.

  1. Use ao máximo as redes sociais para o seu negócio

As redes sociais são grandes aliadas de quem deseja vender mais. Dá para usar o Instagram, o Tik Tok e qualquer outra rede para interagir com o público, divulgar promoções e inclusive fechar vendas, como no caso do WhatsApp Business.

  1. Estimule clientes a divulgarem seus produtos

Estimular campanhas em redes sociais ou mesmo o bom e velho boca a boca é outra maneira de alcançar mais pessoas e, por consequência, vender mais. 

Sempre peça para clientes divulgarem seu negócio, seja ao compartilhar publicações de redes sociais, falar com amigos e colegas ou mesmo fazer avaliações positivas em sites de compra ou de busca.

  1. Aproveite datas comemorativas para vender mais

Observe quais as datas comemorativas, temáticas ou feriados do ano e como é possível pegar carona nessas ocasiões para vender mais. 

Além de datas como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, pense também na Páscoa, Natal e Ano Novo, sem contar na Black Friday, que é uma boa chance para aumentar a venda de produtos e serviços.

  1. Fique de olho na concorrência

Acompanhe sempre a concorrência para entender o que outras pessoas ou empresas que atuam no mesmo ramo que você estão fazendo.

Observe também as reações de quem segue ou avaliou seus concorrentes, pois isso pode trazer ideias do que o seu negócio pode fazer ou não para atrair público e vender mais.

  1. Fidelize quem compra seus produtos ou contrata serviços

 

Oferecer cupons de descontos para quem já foi cliente do seu negócio, estimular a recorrência na compra ou contratação de serviços com assinaturas ou mesmo enviar mimos e lembrancinhas são algumas possibilidades para fidelizar clientes.

Além de manter o relacionamento com eles e estimular mais vendas, esse público poderá divulgar o seu negócio com mais facilidade, pois a sua marca causará uma boa impressão. 

  1. Planeje-se para investir na divulgação no negócio

Fazer investimentos na divulgação do negócio é uma maneira de alcançar mais pessoas e aumentar as chances de melhorar as vendas.

Por isso, anúncios em sites, impulsionamento em redes sociais ou mídia paga são formas de investir na publicidade da sua empresa. Existem profissionais de marketing digital ou mesmo agências que podem ser contratadas para fazer esse trabalho.

  1. Ofereça diferentes formas de pagamento a clientes

Perder uma venda porque a sua empresa não aceitava o meio de pagamento que alguém possui é ruim e, ao longo do tempo, pode fazer a diferença nos ganhos.

Por isso, ofereça o máximo possível de formas de pagamento para qualquer pessoa comprar seu produto ou serviço. Vale aceitar PIX, dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito, transferências e outras maneiras convenientes para as pessoas e para o negócio. 

Uma maquininha de cartão ajuda a receber pagamentos de forma fácil, prática e segura. Conheça a Turbo PAN, maquininha que permite receber valores de vendas em até 1 dia útil e que pode ser pedida até por quem não tem CNPJ.