O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central divulgaram um novo calendário para o Open Banking, com previsão de novas datas para o início de algumas funcionalidades do sistema, para o dia 30 de setembro de 2022. Inicialmente, o sistema estaria completo em 15 de dezembro deste ano.
“Essa mudança visa conferir maior agilidade para adequações pontuais no cronograma por questões de ordem operacional para a adequação de processos e sistemas”, informou o Banco Central em nota.
Novo cronograma de implementação do Open Banking
A 1ª fase do Open Banking foi implementada no dia 1º de fevereiro. Com ela, os bancos podem compartilhar informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências.
A 2ª etapa do Open Banking, que envolve a troca de informações cadastrais e transações financeiras, continua com a mesma previsão para entrar em vigor: 15 de julho.
Veja abaixo como ficou o cronograma de implementação do Open Banking, com a mudança anunciada pelo Banco Central:
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15 de julho de 2021: Início da fase 2, com a troca de dados de cadastros e de transações entre as instituições, como produtos e serviços associados às contas dos clientes.
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30 de agosto de 2021: Início da fase 3, com o compartilhamento de serviços de transferências pelo PIX.
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15 de dezembro de 2021: Início da fase 4, com a troca de informações entre as instituições sobre os demais produtos financeiros, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.
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15 de fevereiro de 2022: Compartilhamento de serviços de transferências entre contas do mesmo banco e TED.
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30 de março de 2022: Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao Open Banking.
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31 de maio de 2022: Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.
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30 de junho de 2022: Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto.
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30 de setembro de 2022: Compartilhamento de serviços de débito em conta.
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O que é o Open Banking?
Open Banking é um sistema que permite ao cliente bancário levar suas informações pessoais e bancárias para outra instituição.
Esse compartilhamento, que só será feito com o consentimento dos clientes, de forma segura e com total privacidade, trará novas oportunidades para consumidores e instituições financeiras.
Para o cliente, mais liberdade na hora de escolher o banco de sua preferência. Para as instituições, a possibilidade de criar produtos e serviços que atendam necessidades de crédito específicas.