O que você vai ler neste artigo:

Banco Central divulga novo calendário para a implementação do Open Banking

Funcionamento completo do sistema é previsto para 30 de setembro de 2022; saiba como funciona

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

25.06.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central divulgaram um novo calendário para o Open Banking, com previsão de novas datas para o início de algumas funcionalidades do sistema, para o dia 30 de setembro de 2022. Inicialmente, o sistema   estaria completo em 15 de dezembro deste ano.

“Essa mudança visa conferir maior agilidade para adequações pontuais no cronograma por questões de ordem operacional para a adequação de processos e sistemas”, informou o Banco Central em nota.

Novo cronograma de implementação do Open Banking

A 1ª fase do Open Banking foi implementada no dia 1º de fevereiro. Com ela, os bancos podem compartilhar informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências.  

A 2ª etapa do Open Banking, que envolve a troca de informações cadastrais e transações financeiras, continua com a mesma previsão para entrar em vigor: 15 de julho.  

Veja abaixo como ficou o cronograma de implementação do Open Banking, com a mudança anunciada pelo Banco Central:

  • 15 de julho de 2021: Início da fase 2, com a troca de dados de cadastros e de transações entre as instituições, como produtos e serviços associados às contas dos clientes.

  • 30 de agosto de 2021: Início da fase 3, com o compartilhamento de serviços de transferências pelo PIX.

  • 15 de dezembro de 2021: Início da fase 4, com a troca de informações entre as instituições sobre os demais produtos financeiros, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.

  • 15 de fevereiro de 2022: Compartilhamento de serviços de transferências entre contas do mesmo banco e TED.

  • 30 de março de 2022: Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao Open Banking.

  • 31 de maio de 2022: Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros.

  • 30 de junho de 2022: Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto.

  • 30 de setembro de 2022: Compartilhamento de serviços de débito em conta.

  •  

  • Leia também: Open Banking: como será a segurança do sistema?    

O que é o Open Banking?

Imagem foca nas mãos de uma pessoa, sendo que uma delas segura um cartão e a outra mexe no celular, que está sobre a mesa

Open Banking é um sistema que permite ao cliente bancário levar suas informações pessoais e bancárias para outra instituição.

Esse compartilhamento, que só será feito com o consentimento dos clientes, de forma segura e com total privacidade, trará novas oportunidades para consumidores e instituições financeiras.  

Para o cliente, mais liberdade na hora de escolher o banco de sua preferência. Para as instituições, a possibilidade de criar produtos e serviços que atendam necessidades de crédito específicas. 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSOPEN BANKING

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE:

Coletamos informações através de cookies, de acordo com nossa "Política de Privacidade" e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições. Você pode personalizar suas preferências clicando em "Cookies que utilizamos" em nosso site.

Cookies que utilizamosRejeitar cookies não necessáriosPermitir todos os cookies