O que você vai ler neste artigo:

Diante de transações no crédito, muita gente se pergunta como cancelar compras no cartão de crédito caso não queira mais um determinado produto ou serviço que foi pago com esse recurso. 

Isso pode acontecer diante de diversas situações:

  • Quando alguém se arrepende de uma compra que realizou online e não quer mais uma mercadoria ou serviço comprados com o cartão, até 7 dias após o recebimento do produto ou assinatura do contrato de serviço;

  • Em situações de divergência de valores entre anúncios e a quantia que realmente apareceu na fatura;

  • Em situações nas quais a empresa não cumpre sua parte e entrega um produto ou serviço com qualidade inferior ao que foi pago ou com defeito;

  • Caso clientes recebam uma mercadoria diferente daquela que foi adquirida;

  • Se houver alguma transação não reconhecida no seu cartão de crédito, como pode acontecer se você for vítima de um dos diversos tipos de fraudes envolvendo cartões.

Porém, não são todas as situações que permitem cancelar compras realizadas com cartão de crédito. Ainda é importante notar que existe um protocolo a ser seguido e que é preciso ter atenção para quem acionar caso queira contestar e cancelar uma transação.

É POSSÍVEL CANCELAR COMPRAS FEITAS NO CRÉDITO?

Sim, é possível cancelar transações do cartão de crédito, desde que respeitadas algumas regras e direcionamentos. Um deles é que o contato inicial deve ser feito com a empresa na qual a compra foi realizada, informando o motivo do pedido de cancelamento.

Isso acontece porque, muitas vezes, é necessário que o estabelecimento receba o pedido de cancelamento e envie essa informação à operadora de cartão. Só após receber o aviso é que o banco ou instituição que emitiu o cartão consegue retirar o valor da compra da fatura.

É possível que isso aconteça no caso do direito de arrependimento, quando alguém faz uma compra à distância, pela internet, telefone ou aplicativo, e depois que a compra chega, se arrepende da mercadoria e deseja devolver para receber o dinheiro de volta.

De acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor), clientes têm 7 dias para se arrependerem de compras, exceto aquelas que foram feitas em lojas físicas.

Outra situação na qual é possível cancelar compras é quando o valor que aparece na fatura é diferente daquele acordado entre empresa e consumidor. Por exemplo: a oferta do produto mostrava um preço, mas depois de passar o cartão, o valor passou a ser outro.

Mais uma possibilidade de cancelar compras é quando o produto não chega à casa do cliente ou o serviço não é executado, mas a transação já aconteceu. Logo, se a empresa não cumpriu a parte dela, é possível cancelar a compra feita no cartão de crédito.

Ainda existe a chance de pedir o cancelamento quando o titular do cartão não reconhece uma transação que aparece na fatura. Se alguém aplicou um golpe ou o cliente foi vítima de fraude com o cartão de crédito, é possível cancelar a compra.

COMO CANCELAR COMPRAS NO CARTÃO DE CRÉDITO?

  1. Guarde todos os comprovantes de venda e contato

E-mails, fotos de ofertas, protocolos de atendimento e outras informações relacionadas à transação ajudam na hora de cancelar compras, principalmente em situações de arrependimento ou falha na entrega de mercadorias ou prestação de serviços.

Tudo isso pode ser importante não apenas para apresentar à operadora de cartão, mas também se for necessário ir além para solicitar o cancelamento, como acionar serviços de proteção ao consumidor, como o Procon. 

  1. Fale com o estabelecimento comercial

Informe o motivo pelo qual deseja fazer o cancelamento. Se foi por arrependimento, divergência entre o valor da fatura e o da oferta ou se o produto ou serviço não foram entregues, a loja deve falar com a operadora de cartão para cancelar a transação.

Muitas empresas sabem que os clientes podem cancelar compras, inclusive aquelas realizadas com cartão de crédito, nas situações previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. Por isso, avise primeiro o estabelecimento sobre o seu desejo.

  1. Comunique a operadora de cartão ou banco

Depois de conversar com a loja ou empresa com a qual você usou o cartão de crédito, é hora de avisar o banco ou operadora de cartão de que deseja cancelar uma transação. Em geral, a instituição já terá recebido o aviso da loja sobre o pedido de cancelamento.

Porém, essa opção também é válida para casos em que lojas ou prestadores de serviços não querem realizar o cancelamento, o que deixa clientes no prejuízo. Nesse caso, ao avisar a operadora de cartão, ela usará um recurso chamado chargeback ou contestação.

O termo em inglês, que significa “cobrança de volta” em tradução livre para o português, é uma operação na qual a operadora contesta a empresa e mostra que a compra deve ser cancelada porque o estabelecimento não entregou aquilo que foi pago.

A contestação é apresentada para a empresa responsável pela bandeira do cartão, que avaliará se o cancelamento deve ocorrer ou não. Por isso, é importante enviar à operadora do cartão provas de que a transação foi realizada, mas a empresa não cumpriu a parte dela.

Se concluir que a compra deve ser cancelada, o valor será estornado. Caso contrário, a quantia continuará na fatura e o cliente precisa pagá-la normalmente.

Mas é importante que você saiba que somente as compras online podem ser contestadas. Quando elas são feitas com pagamento utilizando chip e senha ou pagamento por aproximação (contactless), a contestação não é permitida, visto que, a tecnologia para transação é segura e associada a compras presenciais. 

Como cancelar uma compra com cartão PAN

Quem possui cartão de crédito do PAN e não concorda com a cobrança de alguma compra na fatura pode apresentar sua contestação de despesa para pedir que ela seja cancelada. Ligue para o PAN nos contatos abaixo:

  • Central de Atendimento 4003-0101 (Capitais e Regiões Metropolitanas);

  • 0800-888-0101 (Demais localidades).

Se você não falou com o estabelecimento comercial sobre cancelar a compra, será necessário seguir o modelo de contestação para fazer o seu pedido e enviá-lo para doc.intercambio@grupopan.com.

O QUE ACONTECE APÓS CANCELAR UMA COMPRA NO CARTÃO DE CRÉDITO?

Após o cancelamento de uma compra no cartão de crédito, os valores pagos são devolvidos. Existem algumas possibilidades para isso acontecer:

  • O valor pode ser convertido em crédito na fatura, que vai abater as compras. Esse desconto pode acontecer nas 2 faturas seguintes. Se houver parcelas, elas serão antecipadas para a fatura vigente;

  • A quantia total da compra pode ser depositada na sua conta corrente, mas lembre-se de que a compra continuará na fatura, então o depósito deve ser usado para pagar a transação.

Além da possibilidade de cancelar compras, o cartão de crédito possui outros benefícios que podem fazer a diferença na sua vida financeira. Conheça as vantagens