O que você vai ler neste artigo:

Iniciado em novembro de 2020, o PIX chegou chegando e já tem mais de 90 milhões de usuários cadastrados até março de 2021, de acordo com o Banco Central. Mas você sabe como cadastrar o PIX corretamente e aproveitar esse recurso de pagamentos?

Entender como você pode acessar o PIX e cadastrar todas as informações necessárias para usar esse meio de pagamento vai facilitar a sua vida. Afinal, muita gente já usa o sistema em suas transações.

Por isso, vamos falar das vantagens do mais novo meio de pagamento do Brasil e, também, mostrar como cadastrar o PIX. É muito fácil e vai deixar pagamentos, envios e recebimentos de dinheiro muito mais fáceis e práticos de fazer.

Como cadastrar o PIX em 4 passos

  1. Acesse o aplicativo ou site do banco

Entre no canal que você usa para acessar a sua conta, como aplicativo ou internet banking. Lá, você pode procurar pela opção PIX, que normalmente está logo na primeira tela.

  1. Confirme a posse da chave

Banco Central explica que, quando clientes vão registrar a chave PIX, é preciso confirmar a posse da chave para vincular à conta. Para essa confirmação, o banco tem que enviar um código da seguinte maneira:

  • Se você quer que seu número celular seja a chave
    PIX, o banco vai mandar um SMS para esse número com um código de confirmação;

  • Caso o objetivo seja cadastrar o e-mail como chave PIX, o banco enviará o código para o e-mail informado.

  • Se a ideia é cadastrar CPF ou chave aleatória para PIX, o banco também pode enviar um código de confirmação. Siga as instruções da instituição.

  • Insira o código de confirmação no app ou site

Com o código de confirmação recebido, insira a numeração no aplicativo ou site do banco. Nessa hora, o banco pode solicitar autenticação digital por senha, biometria, reconhecimento facial ou outra que você já tinha cadastrado para acessar o banco.

  1. Veja a mensagem de confirmação

Se estiver tudo certinho, aparecerá a mensagem de que a sua chave PIX foi cadastrada com sucesso. Você já poderá usar a chave para receber pagamentos. Se quiser, pode cadastrar outra chave PIX nessa hora também.

O Banco Central alerta que a confirmação do código não pode acontecer por ligação telefônica nem por links enviados por SMS ou por e-mail. Você receberá uma numeração para confirmar a posse da chave, e não um link ou ligação, tá bom?

O que é PIX?

O PIX é um meio de pagamento online criado para ser mais uma opção para transferências e pagamentos, como o TED, DOC, boleto etc. O Banco Central anunciou a criação do novo sistema em fevereiro de 2020.

O PIX é uma forma de fazer pagamentos de forma instantânea, de forma online, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Além disso, a única informação necessária para mandar/receber dinheiro por ele é a chave PIX. Outra forma é usar um QR Code para fazer o pagamento de forma simples. Também dá para fazer o pagamento pelo sistema usando dados bancários.

Por que usar PIX

O PIX se tornou o meio preferido dos brasileiros para fazer transferências, segundo o Banco Central. A modalidade é mais usada que boletos, TED, DOC e cheques juntos. Só nos primeiros 7 meses de uso, foram mais de 649 milhões de operações feitas por PIX.

“O PIX trouxe diversas facilidades e vantagens. Observamos que os clientes não só aderiram a esse meio de pagamento como substituto de outros, como também digitalizaram algumas transações que antes não eram feitas no mundo digital”, diz Henrique Marise, Gerente Executivo de Meios de Pagamento do Banco PAN.

Com o PIX, você tem mais disponibilidade para fazer pagamentos, rapidez para transferir ou receber grana, mais liberdade para usar diferentes recursos para transações (chave PIX, QR Code, dados bancários etc.) e ainda aproveita tudo isso de graça.

O que é chave PIX?

A chave é um tipo de “apelido” que identifica a sua conta bancária e permite que as pessoas possam mandar dinheiro via PIX. Essa chave tem o “endereço” da sua conta, então com ela fica mais fácil pedir/receber grana.

As chaves podem ser:

  • CPF/CPNJ;

  • Número do celular;

  • E-mail;

  • Chave aleatória.

Essa chave aleatória é um jeito de receber PIX sem precisar informar seus dados pessoais ou qualquer outra informação bancária. É um código com 32 caracteres, com letras e símbolos, que o Banco Central gera de forma aleatória. Ele é único para cada conta.

Cada pessoa pode ter até 5 chaves PIX por conta. Vale lembrar que não dá para ter a mesma chave em contas diferentes. 

Por exemplo, se o número de celular foi cadastrado como chave para a conta em um banco, ele não pode ser chave PIX de outra conta, nem na mesma instituição.

Por que cadastrar a chave PIX

O Banco Central esclarece que ninguém é obrigado a cadastrar uma chave para usar o PIX. Só que a instituição recomenda esse cadastramento, porque mesmo com a chance de receber ou mandar dinheiro com dados da conta, a chave PIX é mais prática para isso.

Em vez de enviar ou solicitar dados como agência, conta, CPF e outros, você só vai precisar da chave PIX para mandar ou receber dinheiro. É mais fácil mandar o seu número de celular do que todos os dados bancários para alguém enviar dinheiro, por exemplo.

Muita gente sabe que o PIX é prático, fácil de usar e até já cadastrou sua chave para mandar e receber dinheiro. Porém, será que o sistema de pagamentos é confiável? Veja por que o PIX é seguro!