11 ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento

Veja como ganhar dinheiro no tempo livre, sem precisar de muita grana para começar

Renda
Extra
Por Redacao PAN

Ter um dinheirinho a mais entrando em sua conta todo mês é um bom caminho para dar folga às suas finanças. Mas se você ainda não sabe por onde começar, trouxemos algumas ideias de como ganhar dinheiro extra com pouco investimento. 

Existem alguns caminhos que não exigem grande investimento para começar e que podem, até mesmo, dar algum retorno de forma rápida. Mesmo que você não tenha muito tempo durante a semana, é possível encontrar alternativas para preencher as horas vagas. E não precisa ser algo que vai consumir todo o seu tempo livre.

Explore quais são as suas opções. O que você sabe fazer e que poderia render um dinheiro extra? Aposte na divulgação online de seu trabalho para potencializar o alcance de seus possíveis clientes e coloque as mãos na massa. 

Para te ajudar, vamos listar aqui algumas ideias. 

  1. Costura

imagem mostra uma mulher sentado em frente a uma máquina de costura trabalhando. 

Se você manja de costura e tem uma máquina de costura parada, oferecer serviços de reparos, alterações ou, até mesmo, peças novas, pode ser uma boa forma de conseguir um dinheirinho extra. É possível trabalhar em casa nos horários que você estipular. 

O trabalho de costura tem a possibilidade de atrair um bom número de clientes, como estilistas, fabricantes de roupas e, até mesmo, o consumidor final que está em busca de algo novo e único, feito apenas para ele. 

  1. Cultivar plantas

Gosta de plantas e leva jeito para o cultivo? Esse pode ser um bom negócio para começar a realizar. 

Plantas são excelentes itens de decoração para preencher ambientes. O preço das mudas e sementes é baixo e você pode encontrar tudo o que precisa em lojas especializadas e supermercados. 

  1. Manutenção

imagem mostra um homem com um alicate nas mãos realizando o conserto de um chuveiro. 

Se você entende de manutenções domésticas, como instalar um chuveiro, comece a pensar em ganhar dinheiro com esse talento.

Sim! É um talento. Trocar um chuveiro pode parecer uma tarefa fácil, mas muitas pessoas morrem de medo de encostar em um fio de 220 W. 

Então, ofereça o serviço para seus vizinhos, amigos e familiares. E não precisa ser apenas o chuveiro, qualquer manutenção doméstica pode entrar na jogada. 

Arrumar um móvel, instalar um lustre, colocar uma cortina ou trocar uma torneira, são pequenos serviços que algumas pessoas pagariam para não ter o trabalho de realizá-los. 

Ah! Se você realizar o reparo depois do expediente, ainda ganha vantagem competitiva, já que algumas empresas atendem apenas em horário comercial.

  1. Cuidar de bichinhos de estimação

Quem tem algum animal de estimação em casa já deve ter encontrado alguma dificuldade na hora de planejar viagens que, por algum motivo, não permitem a presença de bichinhos domésticos. 

Em momentos como esse, fica a pergunta: onde deixar o amigo de 4 patas e como ter certeza de que ele será bem tratado enquanto o tutor estiver fora? 

Por isso, se você gosta de animais, é possível se tornar cuidador. O serviço pode ser realizado em diversos formatos: visitar o animal uma vez por dia para brincar, levar para passear e dar comida ou ficar com ele em tempo integral. Tudo depende da necessidade de seu cliente. 

Comece oferecendo o serviço para amigos próximos e familiares. Depois, quando tiver mais confiança, deixe seu contato em petshops e clínicas veterinárias.

  1. Manicure e Pedicure  

Alt text: imagem mostra uma mulher utilizando luvas e máscara, pintando as unhas de uma outra pessoa.

Quem costuma “fazer as unhas” sabe que é um serviço importante e que, de certa forma, até já consta no planejamento financeiro de cada mês. Isso porque a manutenção pode ocorrer de 15 em 15 dias ou a cada semana, dependendo do cuidado que a pessoa tem com as unhas. 

Por isso, se você tem a habilidade necessária para realizar esse serviço, por que não oferecê-lo aos conhecidos? 

Os procedimentos podem ir além da pintura. Inclua também a cutícula, polimento, hidratação e massagem de pele. É possível criar pacotes com serviços personalizados (de acordo com a necessidade de seus clientes) ou precificar cada um deles separadamente. O atendimento pode ser feito em sua casa ou, se preferir, a domicílio.

Caso você queira se especializar, existem alguns cursos que oferecem aulas práticas para o aprimoramento da sua técnica e estão disponíveis em alguns institutos de beleza e, até mesmo, no Senac.  

  1. Maquiagem e penteados

Você sabe fazer maquiagem e penteados para festas? Saiba que oferecer esse serviço para outras pessoas pode render uma graninha extra. 

Se preparar para grandes eventos pode requerer a ajuda de um profissional qualificado para que tudo fique de acordo com o esperado. 

É possível realizar diversos cursos de maquiagem para melhorar a técnica e oferecer cada vez mais opções para seus possíveis clientes. 

  1. Cuidar de idosos

Essa é uma função muito importante e, para exercê-la, será necessário realizar um curso técnico de cuidador e se preparar para os desafios. 

O papel do cuidador é fazer companhia, ajudar nas refeições, cuidar dos medicamentos na hora certa e, em algumas ocasiões, dar banho. É um trabalho gratificante, que exige muita empatia e paciência. 

  1. Bolos 

Alt text: imagem mostra uma pessoa levando um bolo, ainda dentro de uma forma, até o forno para assá-lo. 

Essa dica é especial para as pessoas que são “boleiras de mão cheia”. Se você já tem o costume de fazer bolos deliciosos para o consumo pessoal, ou para alguém da família, que tal começar a monetizar essa habilidade?

Começar a produzir bolos para vender é um negócio que pode ser iniciado em sua cozinha e feito de acordo com encomendas, para evitar desperdício de ingredientes e dinheiro. 

Crie um perfil nas redes sociais para divulgar as suas criações e lembre-se de caprichar na apresentação visual. Também é possível oferecer seus serviços para organizadores de casamento e aniversários e, até mesmo, criar cartões de visita para entregar para conhecidos em festas ou eventos familiares. 

Se quiser deixar o serviço ainda mais personalizado para o seu cliente, ofereça serviços de entrega, para que ele não precise se deslocar até a sua casa para retirar o pedido. Assim, você ganha um diferencial competitivo e a clientela tem muito mais comodidade para pedir outras vezes. 

Aqui é possível criar decorações diferenciadas, com faixas temáticas, arranjos de mesa, toalhas, topo de bolo, balões e muito mais. 

Essa opção também permite que você aproveite temas que estão em alta no momento, como filmes, livros e seriados. 

  1. Comida para festas

A alma de uma festa muitas vezes é a comida. Por isso, se você sabe cozinhar, que tal criar comidinhas para eventos? 

Salgadinhos, marmitinhas temáticas e bolos são algumas das opções que podem fazer parte do seu cardápio. 

Se quiser se aprimorar, existem aulas gratuitas e vídeos disponíveis na internet que ensinam a produzir novas opções para expandir o seu negócio. 

  1. Artesanato 

imagem mostra um homem criando um vaso a partir de argila. 

O artesanato é uma das opções mais tradicionais para quem quer ganhar uma grana extra. Dentre os produtos que você pode criar para revender, estão sabonetes, objetos de decoração, luminárias feitas de garrafa de plástico, arranjos de flores, toalhas de mesa, bordado e muito mais. 

Essa arte, além de exigir pouco investimento para começar, também pode ser uma forma de relaxar nas horas livres.

E já que o assunto é artesanato, veja como ter ideias de decoração para a sua casa, sem gastar muito. (link para o artigo "faça você mesmo" que será publicado).

Quer mais dicas de como fazer uma grana extra? A empresária e  influencer Patrícia Ramos conta como você pode começar a empreender com pouco dinheiro em nosso canal do YouTube "Pra Fazer Mais". Confira o vídeo abaixo: