O que você vai ler neste artigo:

21 ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento

Veja como ganhar dinheiro no tempo livre, sem precisar de muita grana para começar

ARTIGOS

 • 

15min. de leitura

 • 

20.10.2021

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Quem não gostaria de ter uma renda extra para reforçar o orçamento mensal e, claro, dar aquela tranquilidade no fim do mês? Se seus olhos até brilharam com essa possibilidade, mas não sabe por onde começar, trouxemos algumas ideias de como ganhar dinheiro extra com pouco investimento. 

 

COMO GANHAR UMA RENDA EXTRA

 

Existem alguns caminhos que não exigem grande investimento para começar e que podem, até mesmo, dar algum retorno de forma rápida. Mesmo que você não tenha muito tempo durante a semana, é possível encontrar alternativas para preencher as horas vagas. E não precisa ser algo que vai consumir todo o seu tempo livre. 

  1. COSTURA

imagem mostra uma mulher sentado em frente a uma máquina de costura trabalhando. 

 

Se você é boa na arte da costura e tem uma máquina parada em casa, oferecer serviços de reparos, alterações ou até mesmo peças novas, pode ser uma boa forma de conseguir uma renda extra trabalhando de casa, nos horários que você estipular.

Essa atividade possibilita atender a um público bem variado, que vai desde conhecidos que desejam pequenos consertos, a estilistas e fabricantes de roupas que precisam terceirizar sua produção. 

 

  1. CULTIVAR PLANTAS

Gosta de plantas e leva jeito para o cultivo? Esse pode ser um bom negócio para começar a realizar. 

Plantas são excelentes itens de decoração para preencher ambientes. O preço das mudas e sementes é baixo e você pode encontrar tudo o que precisa em lojas especializadas e supermercados. 

  1. MANUTENÇÃO

Se você entende de manutenções domésticas, como instalar um chuveiro, comece a pensar em ganhar dinheiro com esse talento.

Sim! É um talento. Trocar um chuveiro pode parecer uma tarefa fácil, mas muitas pessoas morrem de medo de encostar em um fio de 220 W. 

Então, ofereça o serviço para seus vizinhos, amigos e familiares. E não precisa ser apenas o chuveiro, qualquer manutenção doméstica pode entrar na jogada. 

Arrumar um móvel, instalar um lustre, colocar uma cortina ou trocar uma torneira, são pequenos serviços que algumas pessoas pagariam para não ter o trabalho de realizá-los. 

Ah! Se você realizar o reparo depois do expediente, ainda ganha vantagem competitiva, já que algumas empresas atendem apenas em horário comercial.

  1. CUIDAR DE BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO

Quem tem algum animal de estimação em casa já deve ter encontrado alguma dificuldade na hora de planejar viagens que, por algum motivo, impossibilitava levá-lo.  

Em momentos como esse, fica a pergunta: onde deixar o amigo de 4 patas e como ter certeza de que ele será bem tratado enquanto o tutor estiver fora? 

Por isso, se você gosta de animais, é possível se tornar cuidador. O serviço pode ser realizado em diversos formatos: visitar o animal uma vez por dia para brincar, levar para passear e dar comida ou ficar com ele em tempo integral. Tudo depende da necessidade de seu cliente. 

Comece oferecendo o serviço para amigos próximos e familiares. Depois, quando tiver mais confiança, deixe seu contato em petshops e clínicas veterinárias.

  1. MANICURE E PEDICURE  

 

 

Quem costuma “fazer as unhas” sabe que é um serviço importante e que, de certa forma, até já consta no planejamento financeiro de cada mês. Isso porque a manutenção pode ocorrer de 15 em 15 dias ou a cada semana, dependendo do cuidado que a pessoa tem com as unhas. 

Por isso, se você tem a habilidade necessária para realizar esse serviço, por que não oferecê-lo aos conhecidos? 

Os procedimentos podem ir além da pintura. Inclua também a cutícula, polimento, hidratação e massagem de pele. É possível criar pacotes com serviços personalizados (de acordo com a necessidade de seus clientes) ou precificar cada um deles separadamente. O atendimento pode ser feito em sua casa ou, se preferir, a domicílio.

Caso você queira se especializar, existem alguns cursos que oferecem aulas práticas para o aprimoramento da sua técnica e estão disponíveis em alguns institutos de beleza e, até mesmo, no Senac.  

  1. MAQUIAGEM E PENTEADOS

 

Produzir-se para grandes eventos pode requerer a ajuda de um profissional qualificado para que tudo fique de acordo com o esperado. Portanto, se você sabe fazer maquiagem e penteados elaborados, que tal oferecer esse serviço para outras pessoas e conseguir uma graninha extra?

É possível realizar diversos cursos de maquiagem para melhorar a técnica e oferecer cada vez mais opções para seus possíveis clientes.

 

  1. CUIDAR DE IDOSOS

Essa é uma função muito importante e, para exercê-la, será necessário realizar um curso técnico de cuidador e se preparar para os desafios. 

O papel do cuidador é fazer companhia, ajudar nas refeições, cuidar dos medicamentos na hora certa e, em algumas ocasiões, dar banho. É um trabalho gratificante, que exige muita empatia e paciência. 

  1. BOLOS 

Essa dica é especial para as pessoas que são “boleiras de mão cheia”. Se você já tem o costume de fazer bolos deliciosos para o consumo pessoal, ou para alguém da família, que tal começar a monetizar essa habilidade?

Começar a produzir bolos para vender é um negócio que pode ser iniciado em sua cozinha e feito de acordo com encomendas, para evitar desperdício de ingredientes e dinheiro. 

Crie um perfil nas redes sociais para divulgar as suas criações e lembre-se de caprichar na apresentação visual. Também é possível oferecer seus serviços para organizadores de casamento e aniversários e, até mesmo, criar cartões de visita para entregar para conhecidos em festas ou eventos familiares. 

Se quiser deixar o serviço ainda mais personalizado para o seu cliente, ofereça serviços de entrega, para que ele não precise se deslocar até a sua casa para retirar o pedido. Assim, você ganha um diferencial competitivo e a clientela tem muito mais comodidade para pedir outras vezes. 

 

Aqui, é possível criar decorações diferenciadas, com faixas temáticas, arranjos de mesa, toalhas, topo de bolo, balões e muito mais.

Essa é uma das opções que talvez mais exija um investimento inicial, já que você precisará montar um acervo variado.

Você também pode oferecer o serviço de aluguel dos itens, o que possibilita gastar menos em cada produção e, talvez, ter um retorno financeiro mais rápido.

 

  1. COMIDA PARA FESTAS

Se você sabe cozinhar, que tal criar comidinhas para eventos? Salgadinhos, marmitinhas temáticas e bolos são algumas das opções que podem fazer parte do seu cardápio. 

Se quiser se aprimorar, existem aulas gratuitas e vídeos disponíveis na internet que ensinam a produzir novas opções para expandir o seu negócio. 

  1. ARTESANATO 

O artesanato é uma das opções mais tradicionais para quem quer ganhar uma grana extra. Dentre os produtos que você pode criar para revender, estão sabonetes, objetos de decoração, luminárias feitas de garrafa de plástico, arranjos de flores, toalhas de mesa, bordado e muito mais. 

Essa arte, além de exigir pouco investimento para começar, também pode ser uma forma de relaxar nas horas livres.

E já que o assunto é artesanato, veja como ter ideias de decoração para a sua casa, sem gastar muito. (link para o artigo "faça você mesmo" que será publicado).

 

12. Dar aulas de idioma

Se você domina algum idioma, por que não compartilhar esse conhecimento? Essa é uma prática que vai exigir pouco investimento e te dar bons resultados.

Você pode dar aulas presencialmente, em sua casa ou na residência do aluno, ou, ainda, se cadastrar em sites e aplicativos focados no ensino de idiomas.

13. Revender produtos

Quem nunca comprou algum item daquelas revistinhas de vendas de produtos? Essa continua sendo uma das formas mais populares de fazer uma renda extra, mas, com a internet, até esse recurso tão tradicional ganhou outro formato.

Você pode, por exemplo, criar uma loja virtual dentro do seu Instagram para divulgar e revender esses itens. Essa é uma forma de ganhar visibilidade e alcançar um público maior, que vai além do seu círculo próximo.

14. Alugar um espaço da sua casa

Tem um cômodo na sua casa que não está sendo utilizado? Uma alternativa pode ser alugá-lo.

Mas se você é do tipo que prefere morar sozinho, sem dividir a casa com outra pessoa, pode, apenas, alugar o quarto para temporadas.

Há sites e aplicativos focados nesse tipo de serviço, em que você pode se cadastrar. Invista em boas fotos do seu lar e uma boa apresentação em texto.

15. Dar aulas de reforço escolar

Seja no nível básico, médio ou superior, sempre há pessoas buscando reforço naquelas disciplinas que possuem mais dificuldade de aprender.

Por isso, se você tem facilidade em alguma matéria, compartilhe seu conhecimento. Se você ainda estuda, pode, inclusive, oferecer o serviço para os colegas de classe e de outras turmas.

16. Ser afiliado de produtos digitais 

Já ouviu falar dessa atividade? O afiliado tem como missão divulgar produtos e serviços de outras pessoas.

Há programas de afiliados digitais em que as vendas são contabilizadas por meio de um link exclusivo, que identifica todas as conversões e, assim, garante que você receberá suas comissões por cada venda realizada.

17. Dropshipping

Essa opção pode ser novidade para muita gente. O termo vem da palavra drop, que significa “largar” e shipping, que é remessa. Essa é uma maneira de vender online sem precisar de um estoque, uma vez que utiliza o de um fornecedor.

Então é assim: o cliente compra na sua loja online, você avisa ao fornecedor, que faz o envio do produto ao consumidor. Por fazer essa mediação, você recebe uma comissão da venda.

18. Responder pesquisas online 

Sim. É possível ganhar uma renda extra apenas respondendo pesquisas, de dentro da sua casa. Neste artigo, explicamos direitinho como funciona essa atividade e indicamos sites em que você pode se cadastrar. Vale a pena dar uma conferida.

19. Vender marmitas congeladas

Mais uma opção para quem é bom na cozinha. Além dos pratos tradicionais, você ainda pode se destacar fazendo marmitas e congelados para públicos específicos, como intolerantes a lactose, veganos, vegetarianos, fitness, entre outros.

20. Criar um produto digital

Você é especialista em algum assunto? Uma boa forma de ganhar dinheiro extra é compartilhando seu conhecimento, por meio de um produto digital.

Vale dar videoaulas, cursos, mentorias, consultorias ou, até mesmo, criar um e-book. Use sites de afiliados para fazer a divulgação e vender o material.

21. Trabalhar como assistente virtual

Por fim, você pode ainda se candidatar ao serviço de assistente virtual, que tem como funções organizar demandas, agendar reuniões, atender ligações e fazer atendimento aos clientes da empresa que te contratar pelas redes sociais.

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSEMPREENDEDORISMORENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: