Você sabia que é possível ganhar dinheiro respondendo pesquisas?

Renda
Extra
Por Redacao PAN

Empresas sempre fizeram pesquisa de mercado — em especial, as grandes. E, para isso, elas sempre precisam entrevistar consumidores. No passado, elas contratavam agentes que iam até as ruas e encontravam pessoas que pudessem responder a questionários pessoalmente. Muitas vezes, essas pessoas recebiam um pequeno cachê para participar das pesquisas.

A internet mudou a forma como isso é feito. Em vez de agentes saírem atrás de pessoas que pudessem ser entrevistadas, agora tudo é feito online. Se você quiser participar de uma entrevista, basta se cadastrar em um site, preencher o seu perfil e, sempre que uma empresa estiver procurando pessoas parecidas com você, os convites vão chegar.

Na verdade, não é um só site. São vários especializados nesse tipo de pesquisa — e listamos alguns deles no final deste post.

A boa notícia é que você consegue ganhar dinheiro com eles. Alguns pagam por pesquisa respondida. Outros dão pontos, que depois você pode trocar por dinheiro.

Mas o que significa “pessoas parecidas com você”? Estamos falando de perfil de consumo. Ou seja, pessoas que têm hábitos de compra parecidos com o seu.

As empresas querem fazer pesquisa com os chamados potenciais clientes. Por exemplo:

  • Uma fabricante de ração para cachorro só vai querer fazer pesquisa com consumidores que tenham cachorro. Então, no seu perfil você vai responder se tem animais de estimação. Se sim, é provável que os questionários dessa empresa cheguem até você.

  • Uma fabricante de carros só vai querer entrevistar pessoas que tenham ou estejam pensando em ter um automóvel. Se esse não for o seu caso, você automaticamente vai estar fora da pesquisa.

  • E por aí vai.

Por isso, algumas dicas são úteis para você:

  1. Crie um e-mail específico para essas pesquisas. Isso vai ajudar você a organizar as informações que você recebe dos sites.

  2. Crie contas em sites de pagamento online, porque muitos desses sites fazem o pagamento por meio desse tipo de serviço.

  3. Organize bem a sua agenda para você ter uma rotina de responder a essas pesquisas. Como nenhuma delas paga muito, você precisa responder a várias para conseguir fazer um bom dinheiro no fim do mês.

  4. Crie planilhas com as suas respostas mais comuns para as perguntas que se repetem com frequência para não ter de digitar sempre as mesmas coisas.

  5. Crie uma planilha para saber a quais pesquisas você já respondeu.

Se quiser mais dicas, inclusive, o humorista Igor Guimarães fez um vídeo para o canal Pra Fazer Mais, do PAN, com algumas delas.

 

Quais sites existem?

A lista de sites com esse tipo de serviço é grande. Na maioria dos casos, você responde às pesquisas e vai acumulando pontos, que depois podem ser trocados por dinheiro.