O que você vai ler neste artigo:

WhatsApp deixará de funcionar em mais de 40 modelos de celulares; veja quais são

Aplicativo de mensagens deixa de rodar em aparelhos mais antigos a partir de 1º de novembro. Saiba o que fazer

ARTIGOS

 • 

8min. de leitura

 • 

09.09.2021

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

O WhatsApp vai parar de funcionar em mais de 40 modelos de celulares a partir do dia 1º de novembro, de acordo com aviso da própria empresa

O motivo da parada de funcionamento do WhatsApp nesses aparelhos é que eles estão obsoletos demais para receber as atualizações necessárias para que o aplicativo de mensagens continue a funcionar normalmente. 

E o aplicativo é muito usado no país. 

O WhatsApp é o aplicativo que as pessoas mais abrem (54%) assim que desbloqueiam o celular, de acordo com pesquisa da Opinion Box. É também o WhatsApp o aplicativo em que os brasileiros (26%) mais passam tempo ao longo do dia, de acordo com a mesma pesquisa.

VEJA QUAIS MODELOS DE CELULAR DEIXARÃO DE RODAR O WHATSAPP

  • Apple: caso o iPhone não suporte mais atualização para o iOS 10 ou superior (é possível saber se o seu celular se enquadra nessa categoria ao acessar Configurações > Geral > Sobre > Versão do Software);

  • Samsung: Android com versões mais antigas que a 4.1 (você descobre isso ao acessar as configurações do seu celular). É o caso dos seguintes modelos: Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy S2, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core e Galaxy Ace 2;

  • LG: LG Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus F5, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact, Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD and 4X HD, e Optimus F3Q;

  • ZTE: ZTE Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo;

  • Huawei: Huawei Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2;

  • Sony: Sony Xperia Miro, Sony Xperia Neo L e Xperia Arc S;

  • Outros: Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.

Também ficam fora do WhatsApp os celulares cujo sistema operacional seja igual ou inferior ao KaiOS 2.5.1. Atualmente, apenas os celulares Positivo P70S, da Positivo, e o Multilaser Zapp da Multilaser são vendidos no Brasil e usam o sistema KaiOS.

O QUE PODE SER FEITO EM RELAÇÃO AO FIM DO WHATSAPP NOS CELULARES ANTIGOS


Infelizmente, se você é como uma das milhões de pessoas no Brasil que usam o WhatsApp, o mais popular aplicativo de mensagens, será necessário trocar seu celular, caso ele esteja na lista daqueles que deixarão de rodar o app. 

Uma outra opção será mudar de aplicativo de mensagens para se comunicar. Existem vários, sendo o Telegram o maior concorrente do WhatsApp. 

Há também outras opções menos populares, como o Signal, conhecido por permitir que as mensagens tenham duração. Na prática, elas se autodestroem depois de um tempo. É um app normalmente apontado por especialistas como sendo um dos mais seguros.

Resumindo, eis abaixo o que resta fazer para resolver a saída do WhatsApp do sistema operacional de diversos celulares:

  • Trocar de celular para um que vá continuar rodando o WhatsApp após 1º de novembro;

  • Trocar de aplicativo de mensagens, parando de usar o WhatsApp e migrando para um concorrente

No caso, migrar para um concorrente pode até ser uma forma de economizar uma grana num momento de pandemia porque não gasta comprando um novo. 

COMO FAZER BACKUP NO WHATSAPP
Uma mulher sentada num sofá mexe no celular com um sorriso no rosto

Se você optar por trocar seu celular por um mais novo e continuar a usar o WhatsApp, você pode considerar importante realizar o backup das suas conversas. Assim você não perde o histórico do que já falou com amigos, parentes ou até mesmo colegas de trabalho.

Vale lembrar que, hoje em dia, é nessas mensagens que estão uma série de informações valiosas ou até arquivos que podem ser úteis no seu dia a dia. 

As conversas do WhatsApp são salvas automaticamente em um backup no seu celular diariamente (ou no período para o qual estiver configurado no seu aplicativo). 

De acordo com suas configurações, você também pode fazer backup das suas conversas do WhatsApp no Google Drive em aparelhos Android. Se você deseja desinstalar o WhatsApp do seu celular, mas não quer perder suas mensagens, lembre-se de fazer um backup manual das suas conversas antes de desinstalar.

Veja abaixo como fazer o backup das conversas do WhatsApp no Google Drive:

  • Abra o WhatsApp 

  • Toque em Mais opções > Configurações > Conversas > Backup de conversas > Fazer backup no Google Drive

  • Selecione uma frequência para o backup diferente de Nunca.

Você também pode fazer um backup manual das suas conversas no WhatsApp. Veja abaixo como: 

  • Abra o WhatsApp e toque em Mais opções > Configurações > Conversas > Backup de conversas > Fazer backup.

Você ainda pode usar o recurso de exportar conversas para exportar uma cópia do histórico de conversas individuais ou em grupo.

  1. Abra uma conversa individual ou em grupo.

  2. Toque em Mais opções > Mais > Exportar conversa.

  3. Escolha se deseja incluir ou não os arquivos de mídia na conversa exportada.

O histórico da sua conversa será enviado em formato de documento .txt e anexado a um e-mail.

Já que o assunto é WhatsApp, aproveite também para aprender a se proteger de possíveis golpes nesse aplicativo de mensagens.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSWHATSAPP

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: