O que você vai ler neste artigo:
Pagamento de cair a partir do dia 31 de agosto; veja como consultar se você vai receber algum dinheiro
ARTIGOS
•
5min. de leitura
•
24.08.2022
renda
extra
PorRedacao | Millena PAN
A Receita Federal liberou, nesta quarta-feira (24), a consulta ao quarto lote de restituição do imposto de renda declarado neste ano, o IRPF 2022.
Quem for contemplado no lote vai receber o pagamento no dia 31 de agosto, próxima quarta-feira.
Será pago um total de R$ 6 bilhões, distribuídos entre 4.462.564 contribuintes, de acordo com a quantidade que cada um tem para receber.
A maior parte dos que irão receber o 4º lote da restituição entregou a declaração até o dia 30 de maio. Uma parcela que também será beneficiada agora é formada por contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência ou com moléstia grave.
Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Até o momento, a Receita Federal já pagou os primeiros três lotes da restituição do IRPF 2022.
Veja abaixo o calendário de pagamentos deste ano:
O contribuinte pode fazer a consulta pelo site da Receita Federal. Veja o passo a passo a seguir:
Também é possível consultar a restituição do imposto de renda pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, da Receita Federal (disponível em Android ou iOS).
O pagamento da restituição vai cair na conta bancária que você informou no momento da declaração do imposto de renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se a conta tiver sido desativada ou, por qualquer outro motivo, o crédito não for realizado, o dinheiro fica disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Você pode, então, reagendar o crédito pelo site www.bb.com.br/irpf ou ligando para um destes telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor da restituição não for resgatado em um ano, ainda há a possibilidade de pedir o resgate pelo portal da Receita Federal, no menu "Declarações e demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda” e escolhendo a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais