O que você vai ler neste artigo:

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida

Rio Grande do Sul é 1º estado a receber o novo RG; saiba quando documento estará disponível em outros lugares

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

27.07.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Conhecido como “novo RG” (Registro Geral), um modelo diferente da carteira nacional de identidade começou a ser emitido nesta terça-feira (26), no Rio Grande do Sul.

Nos próximos dias, essa versão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) também começará a ser emitida nos seguintes locais: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná.

A Receita Federal informou que ainda não há previsão de data para que comece a emissão nos outros 21 estados brasileiros.

O documento foi anunciado pelo governo federal no dia 24 de fevereiro, mas os institutos de identificação e emissão têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequar.

O novo RG só será obrigatório para os cidadãos a partir de 2032. 

COMO É O NOVO RG

O RG ou carteira de identidade é um documento oficial de identificação, com foto, que traz diversos dados relacionados a uma pessoa nascida no Brasil ou naturalizada. Tem validade em todo o território nacional. 

No caso do novo RG, o documento usa o número do CPF (Cadastro Único de Pessoa Física) como numeração única. Ou seja, basta esse número para que você seja identificado, sem importar o número da identidade antiga.

Até então, havia números diferentes para RG e CPF. Agora, no entanto, haverá uma única numeração para cada pessoa.

O novo modelo de RG também tem elementos como QR Code e numeração especial para verificação de autenticidade.

Com isso, é possível ter também, além do documento físico (impresso), a versão online, ou seja, o RG digital.

Será possível incluir informações sobre grupo sanguíneo, disponibilidade para doação de órgãos e outras informações de saúde.

COMO TIRAR O NOVO RG

Um homem sentado, de gorro verde, barba e bigode, óculos de grau, camisa social rosa, aberta, com manga dobrada, camisa laranja por baixo, pulseiras no punho direito, relógio no braço esquerdo, mexe num celular com as duas mãos e sorri em direção ao aparelho.

Por enquanto, num primeiro momento, só será emitido o novo RG para quem estiver tirando a sua primeira via e apresentar o número de CPF.

Para quem ainda não possui CPF ou não está com ele regularizado, é possível tirar o modelo antigo da carteira de identidade.

A regularização do CPF pode ser feita remotamente, pelo site ou aplicativo da Receita Federal. O cidadão, no entanto, deve tomar cuidado com os golpes que anunciam a regularização do documento.

Se estiver tudo certo com o seu CPF e for sua primeira via da identidade, a emissão do RG poderá ser feita a partir do seguinte passo a passo:

  1. Dirija-se ao órgão emissor estadual, como o Poupatempo, Casa da Cidadania ou outra entidade pública;
  2. Apresente a certidão de nascimento ou casamento (1ª via) ou documento anterior;
  3. Confira com o órgão emissor a necessidade de levar também foto 3x4 ou outro documento;
  4. Siga os procedimentos durante o atendimento e aguarde o prazo para a retirada da nova carteira de identidade física;
  5. Retire o documento. Depois da retirada, é possível acessar o RG digitalmente pelo aplicativo GOV.br.

Outro golpe para o qual a Receita tem alertado é aquele que promete restituição do Imposto de Renda. Saiba como se proteger.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSNOVO RGRENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: