O que você vai ler neste artigo:

Empréstimo consignado suspenso: o que pode ter acontecido e como liberar

Quem ficou com empréstimo consignado suspenso consegue liberar esse recurso. Veja o que fazer

ARTIGOS

 • 9min. de leitura

 • 08.09.2021

controle seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Obter um empréstimo consignado é uma forma de conseguir dinheiro para conquistar sonhos ou resolver problemas com taxas mais baixas. Mas existe a chance de quem está apto a pedir esse crédito se deparar com um empréstimo consignado suspenso. E agora?

Isso pode acontecer por uma série de causas, então é bom conhecer as regras que motivam o bloqueio. Ao mesmo tempo, saiba que dá para desbloquear o benefício para liberar o empréstimo e, dessa maneira, conseguir aquele dinheiro para realizar objetivos.

Servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e militares das Forças Armadas são elegíveis para fazer empréstimo consignado. Eles devem observar se a modalidade de crédito está bloqueada para o benefício recebido. 

Emprestimo-consignado-suspenso.jpg

QUANDO ACONTECE O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO SUSPENSO?

foto mostra cédulas de 100 reais e uma de 50 reais em cima de carteira. Em cima da imagem, ícones de símbolo de proibido, para dar ideia de empréstimo consignado suspenso.

Ao receber um benefício como aposentadoria, benefício ou salário, pode acontecer de esse recurso não ser liberado para a contratação de empréstimos ou de cartão de crédito consignado, ao menos de forma temporária. 

Essa é uma regra recente do consignado que está na Instrução Normativa Nº 100, de dezembro de 2018. Se o benefício foi bloqueado para ser utilizado na contratação de crédito consignado, pode acontecer porque:

  • o benefício foi emitido há pouco tempo

  • por determinação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

  • por solicitação do beneficiário. 

A instrução afirma no parágrafo 1º que os benefícios ficarão bloqueados até autorização expressa para desbloqueio por parte do titular ou representante legal para as seguintes atividades:

  • empréstimos consignados

  • financiamentos

  • cartões de crédito

  • operações de arrendamento mercantil (leasing, por exemplo). 

Se você é elegível ao consignado e deseja bloquear o uso do benefício para pedir empréstimo, pode fazer isso pela internet ou aplicativo, sem precisar ir a uma agência. Isso pode ser feito por quem não deseja pegar nenhum empréstimo, em nenhuma situação.

Agora, as outras situações podem acontecer por diferentes razões. No caso da determinação do INSS, se o órgão avaliar que pode haver irregularidades, o acesso ao consignado será suspenso para averiguação depois de o segurado ser avisado disso.

O INSS faz isso para investigar e coibir fraudes e outras atividades indevidas no pedido de empréstimo consignado. Além disso, quando a aposentadoria ou pensão é encerrada, o direito a pedir empréstimo consignado também é cancelado.

Já no caso de bloqueios em novos benefícios, quando o INSS emite aposentadoria ou pensão, o uso para conseguir consignado fica automaticamente bloqueado por 180 dias. Porém, é possível pedir o desbloqueio e, assim, aproveitar as vantagens do consignado.

COMO REALIZAR O DESBLOQUEIO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

foto mostra pessoa digitando em notebook. Apenas as mãos e punho da pessoa são destacados na imagem

Para realizar o desbloqueio do benefício que permite pegar crédito consignado, não é necessário ir a uma agência do INSS e tudo pode ser feito nos seguintes canais:

Quem pode pedir o desbloqueio é a pessoa titular da aposentadoria ou pensão ou representante com termo de representação legal. Além disso, é preciso aguardar 90 dias para fazer o desbloqueio.

Depois de respeitar o prazo, basta acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e solicitar o desbloqueio com o passo a passo a seguir:

  1. acesse o Meu INSS e entre no sistema informando os dados de acesso ou a autenticação por meio do certificado digital

  2. depois, acesse a opção “Novo requerimento”;

  3. na caixa de pesquisa, digite “Desbloquear” e escolha a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado - Atendimento à Distância”

  4. leia as informações do INSS a respeito do desbloqueio e clique em “Avançar”

  5. insira as informações pessoais solicitadas, como número do benefício e outros que estejam com campo aberto para preenchimento

  6. selecione, se desejar, a opção de acompanhar a solicitação pelo próprio Meu INSS, Central 135 ou e-mail

  7. Informe telefone para contato e siga as instruções para finalizar o pedido de desbloqueio

  8. Pronto, a solicitação foi feita.

O procedimento para bloquear é similar, mas avalie que ficar sem a possibilidade de pedir empréstimo consignado significa não ter acesso a crédito. Esse dinheiro pode fazer a diferença para quem possui objetivos que dependem de grana.

POR QUE DESBLOQUEAR O BENEFÍCIO PARA PEDIR CONSIGNADO

foto mostra um homem e uma mulher com expressão contente enquanto olham para um papel, enquanto estão sentados diante de mesa de cozinha com notebook. O homem é branco, tem cabelo e barba grisalhos e usa camiseta branca. A mulher é negra, tem cabelo preto preso para trás e usa camiseta manga longa branca.

Razões não faltam para, depois de respeitado o prazo de 90 dias, pedir o desbloqueio do benefício que permite a aquisição de empréstimo consignado. Essa modalidade de crédito tem diferenciais importantes, como por exemplo:

  • desconto das parcelas do empréstimo descontadas diretamente em folha de pagamento

  • taxas de juros menores do que em comparação a outros tipos de crédito, o que dá um alívio para o bolso

  • contratação muito fácil e rápida, sendo que tudo pode ser feito pela internet e de maneira prática

  • o valor das parcelas normalmente é o mesmo do começo ao fim, o que ajuda no planejamento financeiro

  • margem consignável, que é um limite percentual para estabelecer o quanto da renda pode ser usado pra pagar o empréstimo

  • está disponível até para pessoas negativadas, o que pode auxiliar a limpar o nome e pagar dívidas

O empréstimo consignado é uma boa opção para quem precisa de uma grana a mais para quitar dívidas, fazer aquela reforma ou mesmo usar para viajar, por exemplo. O destino do dinheiro é você quem escolhe.

Ao mesmo tempo, é um método com juros menores do que outros tipos de empréstimo e a parcela deve consumir apenas uma porcentagem da renda do beneficiário. Com isso, a chance de que a dívida não seja paga diminui.

Só que para aproveitar tudo isso, é preciso que seja realizado o desbloqueio do benefício. Assim, o empréstimo consignado suspenso não vai atrapalhar na realização dos seus objetivos.

Depois de entender o que motiva e como liberar empréstimo consignado suspenso, é hora de saber mais sobre outro recurso que aposentados, pensionistas e servidores públicos federais, estaduais e municipais podem aproveitar. Entenda como funciona o cartão de crédito consignado!

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.