O que você vai ler neste artigo:

 

O Dia Mundial da Internet Segura é comemorado nesta terça-feira (8), mas a realidade é que metade dos brasileiros não sente segurança na hora de usá-la.

Foi isso o que indicou uma pesquisa realizada pela PSafe, empresa de segurança digital que desenvolve produtos de cibersegurança para pessoas e empresas.

De acordo com o levantamento, 47,7% dos brasileiros (1 a cada 2) não se sentem seguros ao usar a internet. O levantamento ouviu 9.638 pessoas entre os dias 1 e 7 de fevereiro.

As projeções usam como base o número de usuários do sistema Android no país, de aproximadamente 131,1 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa ainda revelou que o maior medo dos internautas é ter seus dados roubados (44,27%). Em seguida, sofrer um golpe (24,88%) e ter as redes sociais invadidas (21,59%).

Outra informação: a forma mais comum de disseminação dos golpes, segundo a pesquisa, é por meio de sites falsos (34,39%), seguido por redes sociais (33,55%), e aplicativos de mensagens (16,77%) .

“São as técnicas mais utilizadas porque, em pouco tempo, conseguem direcionar milhares de ataques a diversos públicos ao mesmo tempo, alcançando muitas vítimas com apenas um clique”, disse o executivo-chefe de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, no comunicado com o resultado da pesquisa

Além disso, 42,37% dos entrevistados disseram que não fazem nada quando sofrem um golpe. Só 20,50% registram Boletim de Ocorrência (BO). Outros 19,86% entram em contato com o site ou aplicativo em que ocorreu o golpe. 

O principal golpe sofrido pelos entrevistados é o financeiro (36,26%), seguido por produto nunca recebido (20,87%).

Simoni também alertou para o fato de que grande parte dos internautas não altera as senhas (28,51%) nos diferentes sites. Outra parcela significativa deles diz que muda só às vezes (44,08%).

“As pessoas precisam ser cautelosas com suas senhas, não reutilizá-las nem criarem combinações óbvias, tipo data de nascimento ou sequências de letras ou números e, sempre que possível, criarem um segundo fator de autenticação”, afirmou.

DICAS DE SEGURANÇA NA INTERNET

A internet pode se tornar um ambiente mais seguro se você tomar alguns cuidados na hora de fazer compras nela. Veja abaixo algumas dicas de segurança para navegar na internet de forma mais segura.

São procedimentos que ajudam a manter a segurança de dados pessoais na internet.

1. Reputação da empresa

Por via das dúvidas, é melhor você procurar referências, como, por exemplo, saber se algum amigo já comprou numa loja que você não conhece.

Existem sites que registram reclamações dos consumidores e cobram respostas das empresas. O mais conhecido do Brasil é o Reclame Aqui, que publica uma média de 20 mil reclamações por dia. Com tanta gente fazendo queixa, dá para ter uma ideia de quais empresas são mais confiáveis.

2. Comunicação e avaliações

Além de pegar referências, você pode também checar os dados daquela empresa. Verifique se ela tem informações publicadas no site, como telefone, email, endereço e outras formas de contato.

3. Preços muito baixos

O ditado popular pode ser antigo, mas ele continua valendo na era digital: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

O que ele significa? Que quando o preço estiver muito abaixo da média, você deve tomar cuidado. Antes de achar que encontrou um ótimo negócio, primeiro você deve ter uma certa desconfiança. Será que aquela oferta não é, na verdade, um golpe?

4. Senha do cartão

Cuidado: sites de e-commerce nunca pedem a senha do seu cartão de crédito. O único ambiente online que talvez faça isso, em situações muito específicas, é o site ou o app do seu banco. E mesmo assim é bem difícil isso acontecer. Verifique junto ao seu banco ou à sua operadora de cartão em que circunstâncias a senha é solicitada.

5. Evite computadores públicos para compras

Não faça compras de computadores públicos. Primeiro, eles podem conter vírus ou programas usados para capturar seus dados de acesso e de cartão de crédito. 

Segundo, esses mesmos dados podem ficar salvos no computador sem você perceber. As próximas pessoas que usarem aquele computador podem utilizar os seus dados salvos e fazer compras para elas, todas pagas com o seu cartão.

Se você é uma dessas pessoas que gosta de fazer compras na internet, veja algumas dicas para conseguir comprar em segurança e ainda economizar uma grana.