7 ideias de negócios lucrativos para ganhar dinheiro no verão

O verão pode ser uma boa oportunidade para criar negócios que aproveitam o calor para trazer dinheiro para casa

Renda
Extra
Por Redacao PAN

Aproveitar as diferentes épocas do ano para empreender com suas características específicas pode ser uma boa alternativa de gerar renda. Os negócios de verão são um exemplo, quando muita gente decide usar o período de calor no Brasil a seu favor para criar fontes de renda durante essa época.

Geralmente, quem mora ou tem fácil acesso a cidades com praia ou nas quais o clima é quente pode aproveitar mais as oportunidades de negócio que o verão traz. Porém, a depender da ideia, é possível aplicá-la em qualquer lugar, não importa o tamanho.

É importante escolher uma atividade com a qual haja afinidade e conhecimento, além de observar se existe demanda na região pelo produto ou serviço que você vai oferecer. Ainda é bom lembrar que, quase sempre, é preciso ter algum dinheiro para investir na atividade.

Com esses cuidados, um negócio de verão pode dar tão certo e ser tão lucrativo que você verá que vale a pena mantê-lo ao longo das outras estações. 

Negócios de verão: 7 ideias para inspiração

  1. Sorvete e gelinho

O período de calor é convidativo pra tomar sorvete e quem tem esse negócio pode faturar bem com vendas, especialmente se a sorveteria estiver em um ponto bem localizado, como próximo à praia ou locais de grande circulação.

Também vale pensar em oferecer sorvetes além do tipo convencional, como picolés e outros produtos refrescantes. Mesmo sem um ponto fixo, é possível ser ambulante e comercializar esses produtos em ruas e calçadões. 

Nesse caso, é importante observar quais as regras para exercer a atividade em sua cidade, para não ter problemas.

Mas se o investimento para uma sorveteria é muito alto, dá para aproveitar a ideia de uma outra forma. Você pode fazer gelinho, ou sacolé, que são aqueles sorvetes em saquinhos, em geral sucos de frutas gelados. Dá para vender para amigos, familiares e vizinhos. Uma ideia com um investimento menor, mas que pode render um ganho extra. 

  1. Comida saudável

foto de uma mulher com olhar tranquilo enquanto corta legumes ao cozinhar em casa. A mulher é negra, tem cabelo liso preto, usa blusa cinza e está em pé diante de balcão de cozinha, com legumes cortados à frente e janela e itens de cozinha ao fundo.

 

Comidas leves fazem sucesso no verão e empreender nesse ramo também pode ser uma alternativa. Quem possui um local fixo bem localizado pode ter um bom faturamento, mas também dá para fazer comida saudável em casa e vender por delivery, por exemplo.

 

Leia também: Veja 10 dicas para implementar o delivery em pequenos negócios

  •  

 

Sanduíches, lanches e pratos leves com peixe ou camarão são exemplos de comidas que podem ser vendidas durante o verão. Ainda existem opções como vitaminas e sucos saudáveis, que podem ou não ser combinados com a comida.

  1. Roupas leves

O período de calor pede roupas leves e quem empreender com isso pode conseguir uma boa clientela. Dá para fazer tanto vendas em ambiente físico quanto de maneira online, desde que você tome alguns cuidados na hora das vendas.

Camisetas com proteção UV, sungas, biquínis, maiôs, saídas de praia, chinelos, chapéus, bonés e mesmo acessórios como cangas e óculos de sol são opções de roupas para vender no verão. 

Essa ideia não serve só para revender roupas prontas. Se você sabe costurar, que tal botar a mão na massa e fazer da sua habilidade uma renda extra? Podem sair peças até mais exclusivas, as quais  dá para pensar em cobrar um pouco a mais. 

  1. Passeios e lazer

Realizar passeios turísticos ou atividades de lazer também é uma alternativa de negócio de verão, principalmente se você estiver em uma cidade ou viver próximo a um destino que recebe turistas nessa época.

Ter uma agência de turismo para apresentar os locais turísticos pode render uma boa grana no verão, já que muita gente está de férias e aproveitando para conhecer o Brasil. Ainda é possível atuar com traslado ou transporte de pessoas (até como motorista de aplicativo).

Outra opção para quem quer ganhar dinheiro no ramo de lazer é alugar itens de praia como guarda-sóis e cadeiras. Para isso, basta chegar cedo e oferecer para quem está na areia a opção de alugar esses objetos enquanto aproveitam a praia. 

Ainda é possível fazer parcerias com quiosques do entorno, que podem atender quem alugar cadeiras e guarda-sol. Dessa forma, tanto os estabelecimentos quanto você conseguem lucrar com esses clientes.  

  1. Artesanato

Essa vale mais para quem mora em cidades de veraneio, que costumam receber turistas nessa época. Elaborar peças de artesanato para vender aos viajantes pode ser uma alternativa para obter uma renda.

Com mais pessoas circulando na cidade, há mais possibilidades de clientela. E quem está em período de descanso pode se interessar por peças artesanais de diversos tipos, tanto de decoração quanto roupas, bijuterias ou outros artigos. Vale o que sua imaginação e suas habilidades manuais disserem!

  1. Hospedagem e cuidado de animais domésticos

foto de uma mulher brincando com cachorro branco em sala de estar. A mulher é branca, tem cabelo liso castanho e usa camisa branca e macacão marrom. A sala tem plantas, mesas de centro e duas estantes, e uma janela grande ao fundo.

Quem sai de casa para viajar e tem cachorro, gato ou outros animais domésticos pode encontrar dificuldades para deixar os bichinhos com alguém ou mesmo sozinhos em casa. Logo, esse é um problema que você pode resolver com seu negócio de verão.

Hospedar animais ou cuidar deles durante a ausência dos donos é uma atividade remunerada que pode ser conciliada com sua rotina. No caso da hospedagem, quem tem espaço em casa e não possui animal de estimação pode ter menos dor de cabeça.

Ao mesmo tempo, dá para sair para passear com cachorros (atividade também chamada de dog walking) ou cuidar deles na casa dos donos (prática conhecida também como pet sitting). 

Existem plataformas que ajudam a encontrar esse tipo de trabalho, como a Pet Anjo e a DogHero.

  1. Atividades esportivas

Se você é da turma dos esportes pode usar isso para empreender durante o verão. Cidades de litoral ou de serra costumam ser bons locais para atividades como stand up paddle, passeio de caiaque, kitesurf, rapel, trilhas, entre outras.

Ainda existe a chance de ser personal trainer particular ou instrutor de modalidades esportivas. Porém, vale a pena conferir se a prefeitura ou órgãos de fiscalização exigem registros em entidades de classe ou outras permissões para atuar nesse ramo.

Também é possível alugar itens como pranchas e caiaques nas regiões em que é possível praticar esportes. Mas lembre-se: é importante verificar quais as exigências da sua cidade para liberar a oferta desses serviços. 

Quer se inspirar ainda mais sobre o mundo dos negócios? Então você vai gostar de conferir a nossa lista de 15 livros, filmes e séries que ensinam sobre empreendedorismo e dinheiro!